Logo Ludopedia
Novidades
  • Informações
  • Ludonews
  • Lançamentos
  • O que vem por ai
  • Em Breve
  • Anúncios
  • Financiamento Coletivo
Jogos
  • Pesquisa
  • Todos os Jogos
  • Editoras
  • Domínios
  • Categorias
  • Temas
  • Mecânicas
  • Ranking
  • Board Games
  • RPG
  • +Rankings
  • Por Dentro
  • Ludozine
  • Análises
  • Dúvida de Regras
  • Aprenda a Jogar
  • Jogatinas
  • Ludopedia
  • Prêmio Ludopedia
  • Censo Ludopedia
  • Colaborar
  • Cadastro de Jogo
Comunidade
  • Fórum
  • Todos os fóruns
  • Tópicos Recentes
  • Últimas 24 horas
  • Listas
  • Todas as listas
  • Listas Mais Vistas
  • Mídias
  • Canais
  • Podcasts
  • Conteúdo
  • Grupos
  • Arquivos
  • Imagens
  • Videos
Mercado
  • Ludostore
  • Marketplace
  • Leilões
  • Todos os Anúncios
  • Quero Vender
  • Smart Trails
  • Últimos Cadastros
Jogos ({{totalJogos}}) Mercado ({{totalAnuncios}}) Tópicos ({{totalTopicos}}) Usuários ({{totalUsuarios}}) Canais ({{totalCanais}}) Listas ({{totalListas}})
Nenhum Jogo Encontrado
  • {{jogo.nm_jogo}} ({{jogo.ano_publicacao}}) {{jogo.nm_distribuidora}} {{jogo.qt_jogadores_str}} {{jogo.tempo_jogo}}
Nenhum Anúncio Encontrado
  • {{anuncio.nm_item}} {{anuncio.qtde}} anúncios A partir de {{anuncio.vl_venda|formataValor}}
Nenhum Tópico Encontrado
  • {{topico.titulo}} Por {{topico.usuario}} {{topico.nm_jogo}}
Nenhuma Lista Encontrada
  • {{lista.nm_lista}} Por {{lista.usuario}} {{lista.qt_itens|plural('item', 'itens')}}
Nenhum Usuário Encontrado
  • {{usuario.usuario}} Membro desde {{usuario.dt_cadastro|mesAnoExtenso}}
Nenhum Canal Encontrado
  • {{canal.nm_canal}} {{canal.qt_postagens|plural('postagem','postagens')}} Última {{canal.dt_ultima_postagem|dataHoraHuman}}
Ver todos os resultados ({{totalJogos}}) Ver todos os resultados ({{totalAnuncios}}) Ver todos os resultados ({{totalTopicos}}) Ver todos os resultados ({{totalUsuarios}}) Ver todos os resultados ({{totalCanais}}) Ver todos os resultados ({{totalListas}})
Entrar Cadastre-se

Acesse sua conta

Crie sua Conta
Ou acesse com as redes sociais

Crie sua conta

Ou utilize suas redes sociais

Menu de Navegação

  • Novidades
    • Informações
    • Ludonews
    • Lançamentos
    • O que vêm por aí
    • Em Breve
    • Anúncios
    • Financiamento Coletivo
  • Jogos
    • Pesquisa
    • Todos os Jogos
    • Editoras
    • Domínios
    • Categorias
    • Temas
    • Mecânicas
    • Ranking
    • Board Games
    • RPG
    • +Rankings
    • Por Dentro
    • Ludozine
    • Análises
    • Dúvida de Regras
    • Aprenda a Jogar
    • Jogatinas
    • Ludopedia
    • Prêmio Ludopedia
    • Censo Ludopedia
    • Colaborar
    • Cadastro de Jogo
  • Comunidade
    • Fórum
    • Todos os fóruns
    • Tópicos Recentes
    • Últimas 24 horas
    • Listas
    • Todas as listas
    • Listas Mais Vistas
    • Mídias
    • Canais
    • Podcasts
    • Conteúdo
    • Grupos
    • Arquivos
    • Imagens
    • Videos
  • Mercado
    • Ludostore
    • Marketplace
    • Leilões
    • Todos os Anúncios
    • Quero Vender
    • Smart Trails
    • Últimos Cadastros

Minha Conta

Avatar

0
  • Usuário
  • Perfil
  • Coleção
  • Partidas
  • Partidas Pendentes
  • Badges
  • Chamados
  • Grupos
  • Canais
  • Edições
  • Seguindo
  • Meeps
  • Saldo Meeps
  • Atividades Meeps
Ver tudo
  • {{notificacao.dt_notificacao|dataHoraHuman}}
Ver tudo
  • {{mensagem.assunto}} ({{mensagem.resumo}})
    {{mensagem.usuario}} - {{mensagem.dt_mensagem|dataHoraHuman}}
Ver tudo
  • {{config.descricao}}
  • Como Comprador
  • Meu Mercado
  • Minhas Compras
  • Avaliações Pendentes
  • Reembolsos
  • Endereços
  • Como Vendedor
  • Minhas Vendas
  • Meus Anúncios
  • Meus Leilões
  • Pergunta não Respondidas
  • Aguardando Envio
  • Meu Saldo
Fale conosco Ajuda Sair da conta
  • Menu
  • Jogos
    • Lançamentos Nacionais
    • Ranking
    • Prêmio Ludopedia
    • Cadastrar um jogo
    • Pesquisa
    • Pesquisa Avançada
    • Editoras
    • Domínios
    • Categorias
    • Temas
    • Mecânicas
  • Canais
    • Últimas Postagens
    • Últimas Postagens - Inscritos
    • Canais
    • Canais - Inscritos
    • Meus Canais
  • Fórum
    • Fóruns
    • Tópicos Recentes
    • Tópicos que sigo
    • Últimas 24 Horas
    • Tópicos Não Lidos
    • Tópicos Favoritos
    • Criar um Tópico
  • Listas
    • Listas Recentes
    • Listas Não Lidas
    • Minhas Listas
    • Listas Favoritas
    • Criar uma Lista
  • Mercado
    • Ludostore
    • Meu Mercado
    • Anúncios
    • Leilões
    • Trocas
    • Criar um anúncio
    • Criar um Leilão
  • Vídeos
    • Todos os Vídeos
    • Análise
    • Customização
    • Entrevista
    • Evento
    • Jogatina
    • Regras
    • Unboxing
    • Subir um vídeo
  • Multimídia
    • Arquivos
    • Imagens
    • Subir Arquivo
    • Subir Imagens
  • Podcasts
    • Todos Podcasts
    • Últimos episódios
  • Grupos
    • Pesquisar um Grupo
    • Meus Grupos
    • Criar um Grupo
  • Partidas
    • Minhas Partidas
    • Cadastrar uma Partida
  • Sobre
    • Fale Conosco
  1. Fórum
  2. Dúvida de Regras
  3. Pandemic: O Reino de Cthulhu
  4. FAQ não-oficial (mas com respostas do designer)

FAQ não-oficial (mas com respostas do designer)

Pandemic: O Reino de Cthulhu
  • avatar
    Djow_28/09/17 09:03
    avatar
    Djow_
    28/09/17 09:03
    2112 mensagens MD

    Traduzido de: https://boardgamegeek.com/thread/1767788/unofficial-faq-answers-are-designer-though

    ###################################
    Qualquer sugestão ou correção, deixar nos comentários
    Ph'nglui mglw'nafh Cthulhu R'lyeh wgah'nagl fhtagn
    ###################################


    FAQ não-oficial mas com respostas do designer.

    ----------------
    Perguntas gerais sobre o jogo


    P: Como funciona a ação “Entregar ou Receber cartas de Pista/Relíquia”?
    R: Para fazer a troca, ambos os jogadores precisam estar no mesmo local físico (Delegacia em Arkham, por exemplo) e trocar cartas que correspondem a cidade onde eles estão (que no exemplo seria a cidade de Arkham). Então, ambos jogadores precisam estar fisicamente no mesmo espaço do tabuleiro para trocar cartas que correspondem a aquela cidade.


    P: Para "O Mal se Agita", ao resolver o passo 1. "Combata a loucura", se a rolagem de dado da Sanidade disparar um novo Ritual de Despertar (por exemplo, se um dado resulta em Paranóico, adicionando dois adoradores ao local atual, onde já existem 1 ou mais adoradores), o Ritual de Despertar deve ser resolvido imediatamente (antes do passo 2. "Despertar"), ou você deve completar todos os outros passos de "O Mal se Agita" primeiro?
    R: Você imediatamente Desperta o próximo Grande Ancião e aplica seus efeitos, então continua com os passos restante do "O Mal se Agita"que foi comprado.


    P: Na fase de Invocação, colocar um adorador ocorre antes de mover um Shoggoth (quando um símbolo de Movimento de Shoggoth é revelado), ou o contrário?
    R: Adoradores são colocados, então os Shoggoths se movem. Isso raramente é importante, mas para esclarecimento, é assim que funciona.

    P: Os Rituais de Despertar disparados na fase de Invocação (por exemplo, ao colocar um adorador ou mover um Shoggoth por um portal aberti) são resolvidos imediatamente, ou após adicionar todos os adoradores e mover os Shoggoth da fase de Invocação?
    R: Rituais de Invocação ocorrer imediatamente quando são disparados.

    P: Posso jogar cartas de relíquia entre vários Despertar como resultado de uma única carta de Invocação?
    R: Revelar e resolver os Antigos Anciões acontece entre comprar e resolver as cartas de invocação. Enquanto você pode jogar cartas de relíquia entre carta de invocação, você não pode jogá-las entre o Despertar de vários Antigos Anciões que foram disparados pela mesma carta de invocação.

    P: Jogador 1 comprar um "O Mal se Agita". O Shoggoth é colocado na Igreja onde o Jogador 2 está junto a 2 adoradores. Como o Shoggoth entrou no espaço de um jogador, o jogador rola o dado de Sanidade. O Jogador 2 rolaria imediatamente mesmo sendo o turno do Jogador 1 e estar no meio da resolução de uma carta de "O Mal se Agita"? Se sim, então Jogador 2 rola o dado de Sanidade e adiciona 2 adoradores a sua localização. Como já há 2 presentes, um Ritual de Despertar é disparado e acontece imediatamente. No entanto, ainda estamos tentando resolver "O Mal se Agita"que o Jogador 1 comprou e nem chegamos ao terceiro passo de comprar cartas de Invocação.
    R: Você de fato teria o Jogador 2 rolando o dado de Sanidade e colocando adoradores. Então um novo Ritual de Despertar ocorre seguido da finalização de "O Mal se Agita".

    Shoggoth


    P: Tenho que rolar o dado de Sanidade para cada Shoggoth se eu for em um local com mais de um, ou somente uma vez?
    R: Role o dado para cada um deles. Você rola o dado de sanidade cada vez que se move para um espaço com um Shoggoth, ou quando um Shoggoth se move para o seu espaço. Então, se dois Shoggoth se movem para o seu espaço juntos, você deve rolar o dado duas vezes, um para cada Shoggoth que entrou no seu local.

    P: O que coloca Shoggoths em jogo (além da preparação inicial)?
    R: Hastur (Grande Ancião), cartas "O Mal se Agita"

    P: Quando eu me movo para um portal onde há um Shoggoth, eu rolo o dado de Sanidade. Depois disso, eu posso lacrar o portal com o Shoggoth ainda presente enquanto eu tiver as cartas necessárias?
    R: Sim.


    P: A carta comprada de baixo do Baralho de Invocação para adicionar um novo Shoggoth no terceiro passo de "O Mal se Agita"faz com que cada Shoggoth se mova para o portal aberto mais próximo?
    R: Não. Somente cartas compradas durante a fase Invocação do jogo que carregam o símbolo do Shoggoth vão mover os Shoggoth (então a carta comprada de baixo do Baralho de Invocação durante "O Mal se Agita" não move). No entanto, se Shub-Niggurath desperta durante a fase de Invocação, as cartas compradas do Baralho de Invocação pelo efeito dele moverão os Shoggoth se tiverem o símbolo.


    P: Quando você mata um Shoggoth, você precisa rolar o dado de sanidade?
    R: Não. Dado de sanidade só precisa ser jogado quando ele entra no seu espaço ou você entra no espaço dele.

    P: Durante a preparação do jogo, quando é comprada carta do primeiro Shoggoth, se a carta tem o símbolo de movimento, você o coloca e depois o move?
    R: Não, você não o move pois essa é a fase de Preparação, não de Invocação.

    P: Estou preparando meu primeiro jogo, o Shoggoth inicial apareceu na Estação de Trem. Todos os investigadores perder sanidade antes mesmo de jogadores seus primeiros turnos?
    R: Na realidade, todos vão rolar o dado de sanidade normalmente como as regras descrevem.

    Cartas "O Mal se Agita"


    P: Cartas "O Mal se Agita": Combata a loucura. Somente o jogador que comprou a carta "O Mal se Agita"que vai rolar o dado de Sanidade ou todos os jogadores o fazem?
    R: Somente o jogador ativo rola o dado de Sanidade.


    Sanidade

    P: Se você está em um local com 3 Adoradores e você rola o “Paranóico” no dado de Sanidade, assumo que apenas um Grande Ancião desperta. Correto?
    R: Sim


    P: Eu recebo marcadores de sanidade de volta quando lacro um Portal enquanto estou sadio?
    R: Não.


    P: Um Investigador insano lacra um portal e quer se mover para o Hospital onde há um Shoggoth. Qual é a ordem entre curar e rolar o dado de Sanidade?
    R: Primeiro você recupera sua sanidade, vira a ficha do Investigador, se transporta para o Hospital ou Igreja (sua escolha) e então ganha 1 ação a mais para seu turno. Então nesse caso você de fato teria que fazer uma rolagem de dado de Sanidade por chegar a um local com um Shoggoth.


    P: Se você está num local com 3 adoradores e rola o dado de Sanidade para Paranóico. Isso levaria a 2 Rituais de Despertar ou apenas 1?
    R: Somente 1 Ritual de Despertar

    Cartas de Relíquia


    P: Uma carta de relíquia pode ser jogada no meio da resolução dos passos? Enquanto as regras dizem que uma relíquia não pode ser jogada durante a fase de Compra de Cartas de se um "O Mal se Agita" é revelado… Uma relíquia pode ser jogada na fase de Invocação, entre virar cartas de adicionar Adoradores ou mover Shoggoths (quando um símbolo de movimento do Shoggoth aparece)?
    R: Você deve resolver todos os elementos de uma única virada de carta quando começa a fase de Invocação antes de jogar relíquias, mas você pode jogar uma carta de relíquia entre cada carta da fase de Invocação se quiser.


    P: Relíquia "Chama de Alhazred": Posso retirar qualquer combinação de adoradores? Exemplo: 2+2 (em diferentes locais), 3+1, 1+1+1+1, 2+1+1.
    R: Sim, você pode escolher qualquer combinação de Adoradores de vários locais.


    P: Música de Kadath diz todos os jogadores recuperam um marcador de sanidade OU um jogador recobra completamente a sanidade. Isso pode ser usado em um investigador Insano pra restaurar toda sua sanidade?
    R: Sim, você pode usá-la em um investigador Insano para recuperar completamente sua sanidade.


    P: Caixa Protegida diz "Não é necessário rolar o dade de sanidade para usar esta carta… Coloque esta carta na sua frente como um lembrete". O manual diz que diz "O jogador que jogar a carta de Relíquias decide como esta será usada". Posso jogá-la no turno de outro jogador e colocá-la na frente de outro jogador? Ou ela deve ser colocada na minha frente, não importa quando eu jogá-la?
    R: Se você joga-la, você pode fazer no turno de outro jogador para salvá-lo de rolagens de sanidade. No entanto, ela é colocada à sua frente (o jogador que a jogou) e permanecerá com o efeito ativo até que o seu próximo turno termine.


    Portais Lacrados


    P: Uma vez que um portal é lacrado, eu removo um adorador de cada local da cidade - mas outros ainda serão adicionados?
    R: Um portal lacrado não impede novos adoradores e Shoggoth de serem adicionados a cidade. No entanto, se você usar a carta de relíquia Signo Ancestral, você pode virar o marcador de lacrar para o lado do Signo Ancestral. Além disso, você não pode Usar um portal lacrado (atravessá-lo), e Shoggoth não vão se mover para eles.


    P: Se um portal foi Selado com o Signo Ancestral impedindo que novos adoradores apareçam na cidade, e uma carta daquela cidade é comprada durante a fase de Invocação com um símbolo de Shoggoth, os Shoggoth se move ou ignoramos isso também?
    R: Sim, Shoggoth ainda se moverão se um símbolo for revelado na cidade selada com o Signo Ancestral.


    P: Posso lacrar um portal se ainda houverem Adoradores nele?
    R: Sim. Lembre de remover 1 Adorador de cada local naquela cidade quando um portal é lacrado.



    Investigadores


    Caçadora
    P: Para a Caçadora, matar um Shoggoth e 3 Adoradores em um mesmo local são necessários 1 ou 2 turnos?
    R: Ela teria que usar 2 ações para matar todos os Adoradores e também o Shoggoth.


    P: Quando ela usa a habilidade dela de derrotar um Shoggoth com apenas uma ação, você ainda recebe uma carta de relíquia?
    R: Sim. É a destruição do Shoggoth que faz ela ganhar a relíquia.


    Mágico
    P: O que acontece se ele estiver Insano e tiver a carta de relíquia Signo Ancestral e nenhum portal lacrado?
    R: Ele deve jogá-la e "desperdiçar"a carta se nenhum portal tiver sido lacrado.


    Motorista
    P: Se o motorista passa por uma espaço com um Shoggoth, mas não para, ele deve rolar do dado de sanidade?
    R: Sim, aquele jogador deverá rolar pela sanidade. A qualquer momento que você compartilhar um espaço com um Shoggoth, mesmo se você ou o Shoggoth estarem apenas passando, você deve jogar o dado de sanidade.

    Grandes Anciões


    Atlach-Nacha
    P: Quando Atlach-Nacha é revelado, se o meu investigador estiver em uma cidade onde o portal foi Selado pelo Signo Ancestral, posso escolher por adicionar um adorador e não fazê-lo?
    R: Se você está numa cidade selada pelo Signo Ancestral, você não pode escolher por adicionar adoradores as suas localizações. Assim sendo, você precisaria sofrer a perda de sanidade. Se você estiver com 1 de Sanidade ou Insano, nenhum efeito ocorre.

    Yig
    P: "Lacrar portais exige 1 carta de Pista adicional de uma cidade conectada" quer dizer o que?
    R: Você precisa de 5 cartas de uma cor como normalmente +1 carta adicional de cor diferente, sendo uma das duas cores das duas cidades conectadas a cidade onde você está tentando lacrar o portal. Então, por exemplo, se você está com Yig despertado e está tentando lacrar o portal de Arkham, você precisa de 5 cartas verdes de Arkham + 1 carta ou de Innsmouth (roxa) ou Dunwich (amarela), a sua escolha.

    Dagon
    P: Se portais estão lacrados ainda preciso adicionar adoradores ao local do portal?
    R: Sim você ainda deve adicionar Adoradores nos portais fechados, então sim, Dagon colocaria Adoradores em portais lacrados.

    Shub-Niggurath
    P: O manual diz que "Toda vez que este ícone aparecer numa carta de Invocação, durante a fase de Invocação, mova cada Shoggoth para um local que fique perto do portal aberto mais próximo. Assim sendo, a carta comprada de baixo do baralho para adicionar um novo Shoggoth no terceiro passo de "O Mal se Agita" não deve movê-los, mesmo se tiver o ícone. Da mesma forma não deve mover os Shoggoths as 4 cartas compradas pelo efeito de Shub-Niggurath, se ele despertar no segundo passo de "O Mal se Agita"... pois cartas "O Mal se Agita" são compradas na fase de Compra, não na de Invocação. Mas que tal se o mesmo Shub-Niggurath despertar como resultado da adição de um quarto adorador? Se for a fase de Invocação, então essas 4 cartas de Shub-Niggurath são consideradas para movimentação do Shoggoth (se tiverem o ícone)?
    R: Sim, isso moveria os Shoggoth. Somente cartas compradas explicitamente na fase de Invocação do jogo e que tenham o símbolo do Shoggoth farão com que os Shoggoth se movam (nem mesmo cartas compradas de baixo do baralho em "O Mal se Agita". No entanto, se Shub-Niggurath desperta durante a fase de Invocação, as suas cartas com símbolo de Shoggoth vão contar para movimentação dos mesmos. Um evento perigoso e infeliz, se vier a ocorrer.

    Azathoth
    P: Se Azathoth desperta e você tem um Selo de Leng na mão, você pode cancelar o efeito de Azathoth?

    R: Não, você precisa primeiro resolver o efeito de Azathoth antes de poder jogar o Selo. Se há 2 ou menos Adoradores no estoque, você perderia o jogo.

    4
    2
    9
  • Compre agora o jogo Pandemic: O Reino de Cthulhu na LUDOSTORE
    R$ 320,00 (no boleto)
    Visualizar OfertaVer
Responder
Pandemic: O Reino de Cthulhu - FAQ não-oficial (mas com respostas do designer)
  • Logo Ludopedia
  • LUDOPEDIA
  • Ludopedia
  • Quem Somos
  • Fale Conosco
  • Apoiador
  • Mídia Kit
  • API
  • LudoStore
  • Acesso a Loja
  • Leilões
  • Meeps - Cashback
  • Quero Vender
  • Ajuda
  • Políticas
  • Termos de Uso
  • Política de Privacidade
  • Devolução e Reembolso
  • Redes Sociais
  • Mee - Mascote da Ludopedia
LUDOPEDIA COMERCIO LTDA - ME | CNPJ: 29.334.854/0001-96 | R Dr Rubens Gomes Bueno, 395 - São Paulo/SP | contato@ludopedia.com.br

Este site utiliza cookies, conforme explicado em nossa Política de Privacidade. Ao continuar navegando, você concorda com as condições.