História
2079 – O Mundo tal como conhecemos foi destruído por uma guerra nuclear em escala global pelo controle de agua potável. A população mundial é estimada em 30mil habitantes e continua diminuindo. Em meio deste caos, clãs se estabeleceram em refúgios subterrâneos, lutando para sobreviver. Sua única esperança é o “Comboio”, uma organização itinerante que busca por sobreviventes aptos para formar parte de suas cidades submarinas secretas, a única esperança da humanidade sobreviver. Somente um clã terá o privilegio de unir-se ao Comboio, aquele que dispor de mais coisas a oferecer a organização, entre sobreviventes, equipamentos e técnicas de sobrevivência.
Objetivo do Jogo
Em Outlive, você estará no lugar de um dos Clãs que sobreviveu à guerra nuclear. Seu Refúgio ainda não entrou em colapso, Mas quanto tempo isso vai durar? Você tem seis dias (seis turnos)
antes da chegada do Comboio para desenvolver seu clã e obtenha o maior número de Pontos de Sobrevivência (PS) e seja considerado o mais adequado para se juntar ao Comboio. Se você não conseguir, digamos que suas opções de sobrevivência será nula e você acabará como uma pequena poça de ácido nuclear sobre o solo. Para provar que você é o mais válido, você precisará enviar um grupo preparado para encontrar recursos no exterior que servem para reforçar o seu Refúgio, alimentar os sobreviventes e atrair novos que podem ajudar no abrigo e protegê-lo contra a radiação externa.. Os recursos também servirão para resolver Eventos e reparar equipamentos que podem ser ótimos na ajuda na exploração do mundo exterior. Você obterá Pontos de Sobrevivencia (PS) para cada uma das ações anteriores. O clã com o maior número de pontos quando o Comboio chegar serão recrutados e poderão escapar deste inferno.
Setup:
A carta de líder irá dizer quais os suprimentos (agua, carne, comida enlatada, madeira, metal, micro-chip e munição) os jogadores terão no inicio do jogo, assim como qualquer equipamento quebrado que precisarão consertar. E também em qual local na cidade os Heróis vão iniciar.
Você como líder de um clã encontrou abrigo um abrigo subterrraneo, onde tem um “Airlock” para proteger contra a radiação, e mais 7 salas, e só uma destas salas está funcionando.
Cada sala tem benefícios diferentes, como coletar água da chuva, consertar outras salas utilizando menos materiais, criar uma armadilha pra ganhar um alimento todo turno, etc. Mas para ativar uma sala que esteja funcionando, é preciso ter sobreviventes trabalhando nela, e no final do dia, estes precisam ser alimentados ou irão morrer de fome. O “Airlock” tem dois andares, para cada andar com pelo menos um sobrevivente, é preciso gastar agua, mas para cada sobrevivente trabalhando no “Airlock”, reduz um nível de radiação, que só aumenta conforme os dias (rodadas) vão passando.
Ainda bem que ainda tem pessoas corajosas que se dispões a sair neste mundo devastado para coletar recurso, cada jogador terá 4 Heróis com diferentes valores. (3, 3, 4 e 5). Estes valores representam sua força. Isto significa que um Heroi de força 5 poderá fazer 5 ações em seu turno. Ou seja, um Héroi de força 5 poderá coletar 5 madeiras na floresta.
Na cidade tem 8 locais onde os Herois podem coletar recursos, a quantidade de recursos nestes locais dependem da quantidade de jogadores (assim o jogo fica apertado em qualquer quantidade de jogadores).
No inicio do dia, acontece um evento para atrapalhar ainda mais a vida dos sobreviventes, os eventos pode deixar ainda mais escassa a quantidade de recursos, aumentar o nível de radiação, matar sobreviventes, obrigar os jogadores a gastarem comida, etc. Estes eventos podem ser resolvidos no final do dia por um jogador, mas caso não sejam resolvidos, vão se acumulando até que sejam resolvidos. Pois é, a vida no fim do mundo não é fácil.
Base Militar: aqui os jogadores coletam munições, e o primeiro jogador que ir para a base, poderá gastar uma ação para diminuir a radiação em seu abrigo em -1.
Bosque: os jogadores coletam madeira
Mina: os jogadores coletam metal
Parque de Diversões: Os jogadores coletam chips
No Bosque, Mina e Parque de Diversões, há animais que podem ser caçados para coletar carne para os sobreviventes, há 5 tipos de animais com forças diferentes, para caçar estes animais os jogadores terão que gastar ações igual a força do animal. Os jogadores podem usar munições e/ou equipamentos para ajudar na caça. Os Heróis vão aumentado a quantidade de carne coletadas conforme vão caçando o mesmo tipo de animais.
Navio Cargueiro: aqui só há um espaço para cada Héroi de força 3, 4, 5 ou 6 (com equipamentos especiais. No cargueiros, os jogadores irão encontrar comida enlatada e sobreviventes que irão direto para seu abrigo. Além disso, o primeiro jogador que chegar no Navio Cargueiro pega o token de primeiro jogador.
Represa: os jogadores gastam um micro-chip para coletar água.
2 bairros: os Herois irão saquear as casas atrás de suprimentos (agua, carne, comida enlatada, madeira, metal, micro-chip e munição), além de 1 filtro de ar que diminui a radiação em -1 em seu abrigo. Cada Herói gasta uma ação para procurar um token de suprimentos, mas é preciso ter sorte porque alguns tokens possuem caixas vazias.
Nos bairros os Herois podem gastar uma ação para pegar um equipamento quebrado para tentar consertar a noite.
Gameplay:
Os Herois iniciam o dia (turno) deitados, os jogadores escolhem qual Heroi irão utilizar e o colocam em pé, seguindo as regras abaixo:
Um Heroi pode mover 1 ou 2 espaços deste seu local atual até outra, seguindo o caminho (estrada) entre eles
Um Heroi não pode regressar ou permanecer no mesmo local em que se encontrava deitado
Um jogador só pode ter um Herói num mesmo local (deitado ou em pé)
Um Heroi pode passar por um local ocupado por outro Heroi de sua cor desde que não termine seu movimento neste local.
UM Heroi pode parar em um local onde tenha heróis de outra cor (em pé ou deitados)
Onde o Heroi terminar sua ação poderá coletar recursos, caçar, pegar equipamentos, etc.
Quando um Heroi chega em um local onde tenha heróis de outros jogadores de força inferior, os jogadores de força interior são pressionados e devem pagar um recurso ou munição para cada diferença de força (exemplo: se um Heroi de força 5 chega em um local onde tenha um herói adversário de força 3, este deve te dar 2 recursos OU 2 munições ou 1 recurso e 1 munição)
Quando todos os Herois tiverem feito ações no turno (em pé), o dia acaba e começa a fase da noite.
A noite, os lideres do Clã podem resolver os eventos gastando recursos conforme o indicado. Caso não sejam resolvido, estes eventos voltam a acontecer no dia seguinte. O jogador que resolver o evento irá ganhar Pontos de Sobrevivência no final do jogo.
Depois os jogadores devem alimentar seus trabalhadores (agua, carne ou comida enlatada) que estejam trabalhando em seu abrigo, ou morrem de fome.
Em seguida devem controlar a radiação, cada dia a radiação sobe um pouco (1/2/2/2/3/3), e os jogadores podem evitar a radiação de subir caso tenham algum sobrevivente no Airlock, mas antes precisam gastar agua.
Após alimentar os sobreviventes e controlar a radiação, caso ainda sobre alguma carne, comida enlatada ou agua, os jogadores podem recrutar novos sobreviventes.
Depois podem consertar as salas de seus abrigos gastando 3 materiais quaisquer (metal, madeira e micro-chip).
Em seguida podem consertar os equipamentos gastando os recursos indicados.
E por fim, deve jogar todo alimento fora, exceto 2 aguas e a comida enlatada.
Após a fase da noite, todos os Hérois se deitam para descansar e começa um novo dia.
Fim de jogo e Pontuação:
Depois de 6 dias o jogo acaba. Então os pontos são contados:
Pontos de sobrevivência de acordo com os Eventos Resolvidos.
Pontos de sobrevivência de acordo com as construções completas em seu abrigo (com sobreviventes trabalhando).
Pontos de sobrevivência de acordo com o nível de radiação em seu abrigo.
1 Ponto de sobrevivencia por cada sobrevivente.
1 Ponto de sobrevivência por cada equipamento consertado + 1 ponto por cada equipamento que combine com outro
Considerações Finais:
A arte do jogo neste tema pós-apocaliptico é sensacional, lembra bastante jogos como The Last of Us e Enslaved. Os componentes da versão KS e Deluxe Edition são de cair o queixo e deixa o jogo ainda mais imersivo. O jogo é bem fácil quanto as regras, movimente seu Heroi e faça a ação de acordo com sua força. Simples. Porem, como um herói não pode parar onde já tenha um Heroi de sua cor, vc deve pensar bastante a fim de maximizar suas ações, evitando ser pressionado e tentar pressionar os adversários. Um movimento errado e seu turno pode ser jogado fora. Pois um Heroi de força 5 chegou antes no bosque e pode ter coletado toda a madeira que vc precisava. Ter bastante sobreviventes para utilizar nas construções é bom, mas vc precisa alimenta-los para não perde-los. O jogo é bem punitivo e apertado, vc realmente tem a sensação de não conseguir resolver tudo. Os eventos atrapalham bastante a coleta de recursos, e eles vão se acumulando caso ninguém consiga resolve-los. Você tem que fazer contas de quanto alimento precisa no final da noite, quanta agua irá precisar para diminuir o nível de radiação, quantos trabalhadores vai deixar trabalhando no Airlock e quantos irá mandar para ativar aquela construção que té dá desconto pra resolver eventos, mas vc irá ter que alimentá-los, então vc precisa calcular quanto alimento precisa e o ciclo continua. É praticamente um Agricola no fim do mundo. E se você não conseguir sair do ciclo não irá pontuar bastante, como no meu caso. O jogo parece ter bastante rejogabilidade, pois no setup, vc tem duas cartas de líder e deve escolher um para ter seus recursos/equipamentos iniciais. Além disso, além das 3 salas iniciais em seu abrigo, vc sorteia 6 e deve escolher 4. E as salas são bem diferentes, fazendo com que cada abrigo seja diferente e cada partida também. Além dos Eventos que são sorteados, cada jogo sera diferente do outro. Eu gostei bastante do jogo e quero jogar novamente.