Logo Ludopedia
Novidades
  • Informações
  • Ludonews
  • Lançamentos
  • O que vem por ai
  • Em Breve
  • Anúncios
  • Financiamento Coletivo
Jogos
  • Pesquisa
  • Todos os Jogos
  • Editoras
  • Domínios
  • Categorias
  • Temas
  • Mecânicas
  • Ranking
  • Board Games
  • RPG
  • +Rankings
  • Por Dentro
  • Ludozine
  • Análises
  • Dúvida de Regras
  • Aprenda a Jogar
  • Jogatinas
  • Ludopedia
  • Prêmio Ludopedia
  • Censo Ludopedia
  • Colaborar
  • Cadastro de Jogo
Comunidade
  • Fórum
  • Todos os fóruns
  • Tópicos Recentes
  • Últimas 24 horas
  • Listas
  • Todas as listas
  • Listas Mais Vistas
  • Mídias
  • Canais
  • Podcasts
  • Conteúdo
  • Grupos
  • Arquivos
  • Imagens
  • Videos
Mercado
  • Ludostore
  • Marketplace
  • Leilões
  • Todos os Anúncios
  • Quero Vender
  • Smart Trails
  • Todas as Categorias
  • Lançamentos
Jogos ({{totalJogos}}) Mercado ({{totalAnuncios}}) Tópicos ({{totalTopicos}}) Usuários ({{totalUsuarios}}) Canais ({{totalCanais}}) Listas ({{totalListas}})
Nenhum Jogo Encontrado
  • {{jogo.nm_jogo}} ({{jogo.ano_publicacao}}) {{jogo.nm_distribuidora}} {{jogo.qt_jogadores_str}} {{jogo.tempo_jogo}}
Nenhum Anúncio Encontrado
  • {{anuncio.nm_item}} {{anuncio.qtde}} anúncios A partir de {{anuncio.vl_venda|formataValor}}
Nenhum Tópico Encontrado
  • {{topico.titulo}} Por {{topico.usuario}} {{topico.nm_jogo}}
Nenhuma Lista Encontrada
  • {{lista.nm_lista}} Por {{lista.usuario}} {{lista.qt_itens|plural('item', 'itens')}}
Nenhum Usuário Encontrado
  • {{usuario.usuario}} Membro desde {{usuario.dt_cadastro|mesAnoExtenso}}
Nenhum Canal Encontrado
  • {{canal.nm_canal}} {{canal.qt_postagens|plural('postagem','postagens')}} Última {{canal.dt_ultima_postagem|dataHoraHuman}}
Ver todos os resultados ({{totalJogos}}) Ver todos os resultados ({{totalAnuncios}}) Ver todos os resultados ({{totalTopicos}}) Ver todos os resultados ({{totalUsuarios}}) Ver todos os resultados ({{totalCanais}}) Ver todos os resultados ({{totalListas}})
Entrar Cadastre-se

Acesse sua conta

Crie sua Conta
Ou acesse com as redes sociais

Crie sua conta

Ou utilize suas redes sociais

Menu de Navegação

  • Novidades
    • Informações
    • Ludonews
    • Lançamentos
    • O que vêm por aí
    • Em Breve
    • Anúncios
    • Financiamento Coletivo
  • Jogos
    • Pesquisa
    • Todos os Jogos
    • Editoras
    • Domínios
    • Categorias
    • Temas
    • Mecânicas
    • Ranking
    • Board Games
    • RPG
    • +Rankings
    • Por Dentro
    • Ludozine
    • Análises
    • Dúvida de Regras
    • Aprenda a Jogar
    • Jogatinas
    • Ludopedia
    • Prêmio Ludopedia
    • Censo Ludopedia
    • Colaborar
    • Cadastro de Jogo
  • Comunidade
    • Fórum
    • Todos os fóruns
    • Tópicos Recentes
    • Últimas 24 horas
    • Listas
    • Todas as listas
    • Listas Mais Vistas
    • Mídias
    • Canais
    • Podcasts
    • Conteúdo
    • Grupos
    • Arquivos
    • Imagens
    • Videos
  • Mercado
    • Ludostore
    • Marketplace
    • Leilões
    • Todos os Anúncios
    • Quero Vender
    • Smart Trails
    • Todas as Categorias
    • Últimos Lançamentos

Minha Conta

Avatar

0
  • Usuário
  • Perfil
  • Coleção
  • Partidas
  • Partidas Pendentes
  • Badges
  • Chamados
  • Grupos
  • Canais
  • Edições
  • Seguindo
  • Meeps
  • Saldo Meeps
  • Atividades Meeps
Ver tudo
  • {{notificacao.dt_notificacao|dataHoraHuman}}
Ver tudo
  • {{mensagem.assunto}} ({{mensagem.resumo}})
    {{mensagem.usuario}} - {{mensagem.dt_mensagem|dataHoraHuman}}
Ver tudo
  • {{config.descricao}}
  • Como Comprador
  • Meu Mercado
  • Minhas Compras
  • Avaliações Pendentes
  • Reembolsos
  • Endereços
  • Como Vendedor
  • Minhas Vendas
  • Meus Anúncios
  • Meus Leilões
  • Pergunta não Respondidas
  • Aguardando Envio
  • Meu Saldo
Fale conosco Ajuda Sair da conta
  • Menu
  • Jogos
    • Lançamentos Nacionais
    • Ranking
    • Prêmio Ludopedia
    • Cadastrar um jogo
    • Pesquisa
    • Pesquisa Avançada
    • Editoras
    • Domínios
    • Categorias
    • Temas
    • Mecânicas
  • Canais
    • Últimas Postagens
    • Últimas Postagens - Inscritos
    • Canais
    • Canais - Inscritos
    • Meus Canais
  • Fórum
    • Fóruns
    • Tópicos Recentes
    • Tópicos que sigo
    • Últimas 24 Horas
    • Tópicos Não Lidos
    • Tópicos Favoritos
    • Criar um Tópico
  • Listas
    • Listas Recentes
    • Listas Não Lidas
    • Minhas Listas
    • Listas Favoritas
    • Criar uma Lista
  • Mercado
    • Ludostore
    • Meu Mercado
    • Anúncios
    • Leilões
    • Trocas
    • Criar um anúncio
    • Criar um Leilão
  • Vídeos
    • Todos os Vídeos
    • Análise
    • Customização
    • Entrevista
    • Evento
    • Jogatina
    • Regras
    • Unboxing
    • Subir um vídeo
  • Multimídia
    • Arquivos
    • Imagens
    • Subir Arquivo
    • Subir Imagens
  • Podcasts
    • Todos Podcasts
    • Últimos episódios
  • Grupos
    • Pesquisar um Grupo
    • Meus Grupos
    • Criar um Grupo
  • Partidas
    • Minhas Partidas
    • Cadastrar uma Partida
  • Sobre
    • Fale Conosco
  1. Fórum
  2. Novidades
  3. Favelas
  4. Entrevista com Chris Bryan, autor de Favelas

Entrevista com Chris Bryan, autor de Favelas

Favelas
  • avatar
    Mohanah11/09/17 15:30
    avatar
    Mohanah
    11/09/17 15:30
    390 mensagens MD

    Favelas é um jogo de tabuleiro que será lançado ainda este ano, nos EUA, pela editora Wizkids. O game foi anunciado há algumas semanas e gerou certa polêmica, principalmente por conta de seu criador não ser brasileiro e pela temática, pouco comum nos jogos atuais. O blog Turno Extra entrou em contato com o designer Christopher Bryan, que criou Favelas e outros títulos ainda não lançados, para esclarecer algumas questões e saber mais sobre a produção. Confira o resultado deste bate-papo, abaixo:

    https://turnoextrabg.com.br/wp-content/uploads/2017/08/Favelas-FrontMock.jpg
    Caixa do jogo Favelas

    Turno Extra: Chris, é um prazer falar contigo. Conte para nós, Favelas é seu primeiro jogo?



    Christopher Bryan: É meu primeiro jogo a ser lançado, mas provavelmente meu sexto ou sétimo jogo feito. Tenho alguns outros assinados com editoras, mas que ainda não saíram.


    Turno Extra: Quando surgiu a ideia do Favelas? E sobre usar este tema?



    Christopher Bryan: Comecei a pensar na ideia por volta do verão de 2016 (Nota do blog: inverno no Brasil). As mecânicas nasceram bem rápido, muito mais rápido do que qualquer outro jogo meu. Geralmente crio a mecânica antes e depois encontro o tema que melhor se encaixa. O tema, neste caso, apareceu bem cedo no processo de desenvolvimento.


    Queria muito fazer algo com fichas hexagonais, que se parecem com cubos 3D. Eu estava movimentando as peças e comecei a criar um jogo onde eles se empilham de forma vertical, em vez de se espalhar horizontalmente, como na maioria dos outros jogos deste tipo.


    Nessa mesma época, as Olimpíadas do Rio 2016 estavam acontecendo e haviam muitas reportagens nos Estados Unidos sobre os projetos de embelezamento de comunidades no Rio de Janeiro. Isso me lembrou sobre uma reportagem que li há alguns anos, sobre artistas que pintavam grandes murais nas favelas, como parte da revitalização da região. Tudo isso se uniu e formou a ideia para o tema envolvendo favelas.


    Turno Extra: Você já esteve no Brasil? Ou viu de perto alguma das favelas do Rio?



    Christopher Bryan: Nunca estive no Brasil, mas eu adoraria visitar algum dia.


    https://turnoextrabg.com.br/wp-content/uploads/2017/09/favelas-prototipo-001.jpg
    Imagem do protótipo de Favelas, não representa a versão final

    Turno Extra: Em uma comunidade brasileira de jogos de tabuleiro, no Facebook, notamos que algumas pessoas estavam reclamando sobre uma possível "apropriação cultural" no jogo, já que ele não foi feito por um brasileiro. O que você pode dizer sobre isso?



    Christopher Bryan: Essa é uma preocupação muito válida. Certamente não é minha intenção me apropriar ou desrespeitar a cultura brasileira ou seus locais, mas é impossível fugir do fato de que eu sou um norte-americano branco que fez um jogo baseado em algo que eu não faço parte, diretamente, culturalmente ou hereditariamente. Eu já estava ciente que esse tipo de preocupação poderia acontecer, por isso tentei fazer o possível para usar o assunto de forma respeitosa e com dignidade.


    Turno Extra: Você acha que o jogo pode glamourizar os problemas reais dentro das favelas do Rio de Janeiro?



    Christopher Bryan: Essa é outra preocupação muito válida. O jogo é sobre um projeto real de embelezamento de cidades que ocorre no mundo, o que também pode ser visto como algo que, literalmente, joga tinta sobre os problemas reais. Soube que, recentemente, algumas favelas tornaram-se atrações turísticas, o que ajuda a trazer dinheiro em áreas econômicas pouco favorecidas, mas também traz a gentrificação, o que pode representar diferenças adicionais para as pessoas vivendo ali.


    Todos esses são problemas reais e complexos e eu não tenho solução para eles. O que posso dizer é que sou extremamente simpatizante a estes pontos e não quero que meu jogo glorifique esses problemas. No final das contas, Favelas é um jogo muito simples sobre empilhar peças coloridas e espero que ele possa servir como um catalisador para que as pessoas aproveitem seu tempo com amigos e famílias.


    Minha intenção com ele não é voltar a atenção para o embelezamento de favelas no sentido de gentrificação. Muitas pessoas que detestam os horrores da guerra gostam de jogar "wargames" e eu não acho que as pessoas que fizeram estes jogos ou aproveitam games com violência apoiem a violência do mundo real.


    Não culpo ninguém por sentir que minha escolha de tema seja uma apropriação de sua cultura ou que esteja ignorando os problemas reais, acho que esse tipo de sentimento é válido. Mas não pretendo fazer nenhuma dessas coisas e tentei ser cuidadoso e atento em como eu estava apresentando o tema. Talvez eu devesse ter pensado em outro tema. Mas, ao mesmo tempo, penso que o mundo se torna um local muito pequeno se só formos autorizados a explorar temas e ideias que estão imediatamente em nossa volta ou parte da nossa cultura histórica.


    Tenho certeza que alguns desses pensamentos vieram de um local de meu privilégio e estou feliz em ouvir visões opostas, que me ajudam a lembrar deste privilégio. Além de tudo, espero que as pessoas possam ver o jogo como uma celebração de um pequeno aspecto do Rio de Janeiro, aproveitando o game com as pessoas que amam.

    https://turnoextrabg.com.br/wp-content/uploads/2017/09/arte-kwanchai.jpg
    Arte de Kwanchai Moriya para Favelas

    Turno Extra: Há algum brasileiro envolvido no desenvolvimento do Favelas ou ao menos nas sessões de teste?



    Christopher Bryan: Infelizmente não. Minha primeira escolha de desenhista foi o Weberson Santiago, um artista brasileiro que eu adoro e fez as artes do Coup e do Albergue Sangrento, mas infelizmente não conseguimos chamá-lo a tempo. Assim fechamos com a Kwanchai Moriya, que fez um ótimo trabalho.


    Inicialmente o título do jogo seria "Rio de Janeiro", mas um de meus seguidores brasileiros no Twitter me avisou sobre algumas preocupações envolvendo o nome - graças a essa interação decidimos por chamá-lo de "Favelas".


    Turno Extra: Você conhece algum desenvolvedor brasileiro de jogos? Ou algum de seus trabalhos?



    Christopher Bryan: Conheço bem o Andre Zatz e o Sergio Halaban, joguei o Sheriff of Nottingham, Formula E e Quartz, inclusive. Há alguns anos eu joguei o Vineta, desenvolvido pelo Mauricio V Gibrin, Mauricio Miyaji e Fabiano Onca. Também estou bem familiarizado com Dogs, jogo do Marcos Macri, graças à campanha de financiamento coletivo de sucesso, que ele teve aqui nos EUA, no início deste ano - mas infelizmente ainda não o joguei.

    O que sei é que o Brasil está ativo no mercado e crescendo rapidamente no cenário de jogos de tabuleiro. Espero que esse mercado cresça e mais jogos brasileiros ganhem versões em inglês.


    https://turnoextrabg.com.br/wp-content/uploads/2017/09/Captura-de-Tela-2017-09-05-às-16.12.06.png
    Trecho do manual de Favelas que mostram peças da versão final

    Turno Extra: Você tem algum gênero favorito de jogos de tabuleiro? Ou um jogo favorito?



    Christopher Bryan: Gosto de jogar todos os tipos, mas meus favoritos, geralmente, são euros de peso leve ou médio. Sou um grande fã de jogos onde você precisa posicionar peças e fichas na mesa, além de alocação de trabalhadores (especialmente com dados). É impossível listar apenas um jogo favorito, então alguns deles são Castles of Burgundy, Carcassonne, Alien Frontiers, Agricola, Dominion e Flamme Rouge.


    O Turno Extra agradece por seu tempo e deseja sucesso no lançamento do Favelas e futuros games!



    Postado originalmente em Turno Extra.

    1
    2
    17

  • Canal

    Veja Também

    Turno Extra

    Veja Também

    Dogo Dash
    Entrevista e gameplay com game designers de Stellarium
    Misty
    Uma análise do caso Daniele Tascini
    Primeiras impressões sobre o Space Cantina

    Comentários:

  • leocarvalho
    642 mensagens MD
    avatar
    leocarvalho11/09/17 17:47
    leocarvalho » 11/09/17 17:47

    Parabéns pela entrevista! Aliás, o Turno Extra se destaca pelas suas excelentes entrevistas. Conheci o trabalho de vcs no Diversão Offline e continuo acompanhando suas matérias e são sempre muito interessantes.

    Sobre o jogo em si, não acho que seja "apropriação cultural". Se fosse com um tom pejorativo iria achar estranho, mas não tem nada demais no jogo. Que aliás me lembrou bastante o Papertown. :wassat:

    1
  • Thyoga
    1056 mensagens MD
    avatar
    Thyoga11/09/17 21:58
    Thyoga » 11/09/17 21:58

    Entrevista boa. O designer entende os possíveis problemas do tema e tenta respeitar.

    Mohanah::
    Postado originalmente em Turno Extra.



    Falta um ":" no endereço do link.

    0
  • Mohanah
    390 mensagens MD
    avatar
    Mohanah12/09/17 11:14
    Mohanah » 12/09/17 11:14

    Thyoga::Entrevista boa. O designer entende os possíveis problemas do tema e tenta respeitar.


    Mohanah::
    Postado originalmente em Turno Extra.



    Falta um ":" no endereço do link.

    Corrigido. Obrigada pelo aviso.

    0
  • danfnd
    122 mensagens MD
    avatar
    danfnd13/09/17 11:18
    danfnd » 13/09/17 11:18

    Excelente entrevista! Estou positivamente surpreso com a articulação do autor entorno das possíveis críticas ao tema escolhido para o jogo.
    Mostrou-se ciente dos problemas, mas defendeu seu projeto sem desmerecer eventuais opiniões contrárias.
    Que sirva de exemplo para muitos que atualmente se colocam nos extremos em praticamente todos os assuntos.

    3
  • ricardosantos76
    1998 mensagens MD
    avatar
    ricardosantos7613/09/17 12:08
    ricardosantos76 » 13/09/17 12:08


    Muito boa a entrevista, e o autor deu respostas bastantes inteligentes.

    Particularmente acho que "apropriação cultural" é uma falácia, algo que não existe. O fato do nosso país ser um caldeirão cultural prova isso.

    Desde a mais longínqua Antigüidade povos distintos compartilharam experiências e estabeleceram entre si um intercâmbio cultural, científico, artístico, gastronômico e social extremamente enriquecedor, e isso acontece até hoje. E essa fusão cultural é maravilhosa e enriquecedora.

    Se levássemos tudo a ferro-e-fogo, não teríamos o rock ou o samba; não teríamos vocábulos de origem africana, indígena ou francesa em nossa língua; nenhum botequim brasileiro poderia vender quibes ou esfirras; autores alemães não poderiam fazer jogos de tabuleiro com temas envolvendo astecas, romanos, chineses, etc.

    Ou se fôssemos encaixotar a cultura, usando a música como exemplo, o Livin' Color não poderia tocar rock, Darius Rucker não poderia tocar country, Elvis não poderia cantar gospel, UB40 não poderia fazer reggae, Hall & Oates não poderiam fazer soul, todo grupo de samba / pagode deveria ter um português (mais especificamente, um bracarense) tocando cavaquinho, e a Loreena MacKennitt não poderia gravar nenhum disco...

    No fim das contas, "pureza cultural" não existe, nem nunca existiu - menos ainda em um mundo globalizado como o nosso.








    2
  • RoKombatente
    206 mensagens MD
    avatar
    RoKombatente20/09/17 23:10
    RoKombatente » 20/09/17 23:10

    "penso que o mundo se torna um local muito pequeno se só formos autorizados a explorar temas e ideias que estão imediatamente em nossa volta ou parte da nossa cultura histórica."
    Show!

    1
Responder
Favelas - Entrevista com Chris Bryan, autor de Favelas
  • Logo Ludopedia
  • LUDOPEDIA
  • Ludopedia
  • Quem Somos
  • Fale Conosco
  • Apoiador
  • Mídia Kit
  • API
  • LudoStore
  • Acesso a Loja
  • Leilões
  • Meeps - Cashback
  • Quero Vender
  • Ajuda
  • Políticas
  • Termos de Uso
  • Política de Privacidade
  • Devolução e Reembolso
  • Redes Sociais
  • Mee - Mascote da Ludopedia
LUDOPEDIA COMERCIO LTDA - ME | CNPJ: 29.334.854/0001-96 | R Dr Rubens Gomes Bueno, 395 - São Paulo/SP | contato@ludopedia.com.br

Este site utiliza cookies, conforme explicado em nossa Política de Privacidade. Ao continuar navegando, você concorda com as condições.