Postagem do Canal!
Cada dia que passava sua juba estava maior! Léo, o leão, estava preocupado, afinal precisava arrumar tempo para cortar sua juba. O caminho até a barbearia do Bobo, o barbeiro, não era muito longo, o problema são as paradas no meio do caminho para conversar e colocar as fofocas em dia...
Léo, do designer Leo Colovini, lançado no Brasil pela editora DEVIR, é um jogo infantil, onde os jogadores trabalham em equipe (ou seja é um jogo cooperativo) para levar Léo até a barbearia, evitando animais tagarelas no meio do caminho.
Além de ser um jogo cooperativo, ele exige que os jogadores gerenciem bem suas cartas e usem bastante a memória.
Então esse jogo ensinará a criançada a trabalhar em equipe, tomada de decisão (qual carta usar) e memória.
Como se joga
O jogo funciona da seguinte maneira: os jogadores devem jogar suas cartas para que Léo avance na trilha até a barbearia, e em cada local que ele pára a peça deve ser revelada, indicando um anima, sua cor e a quantidade de tempo.
Se a carta jogada pelo jogador corresponde a cor da peça (por exemplo, o jogador jogou uma carta amarela e após a movimentação uma peça amarela é revelada) isso indica que Léo não parou para conversar com aquele animal, portanto o tempo não deve ser avançado no relógio.
Caso contrário, o relógio deve avançar a quantidade de tempo indicado pela peça. Caso o relógio chegue novamente no 8 (o relógio começa sempre no 8) isso indica que o dia terminou e Léo não conseguiu chegar no barbeiro.
Nesse caso todas as peças são viradas novamente, Léo volta para casa, as cartas são embaralhadas e distribuídas novamente, Léo recebe uma peça de juba e o jogadores devem começar a avançar na trilha novamente, mas dessa vez tem a vantagem de conhecer um pouco do percurso, devendo assim evitar animais tagarelas, jogando as cartas das cores correspondentes.
Caso uma peça virada seja uma placa, Léo teve sorte, pois essas placas não avançam o relógio, ajudando portanto o leão a chegar na barbearia.
O jogo termina caso Léo chegue na barbearia antes das 8, nesse caso os jogadores vencem, e caso Léo não chegue na barbearia depois da quarta peça de juba ser colocada os jogadores perderam.
Por que comprar?
Léo é um jogo infantil e cooperativo, isso significa que você trabalhará em equipe com a criançada, desenvolvendo esse lado da cooperação e comum entendimento para resolverem um problema.
A caixa diz que o jogo é para crianças a partir de 6 anos, mas até os menores conseguirão jogar com a ajuda de um adulto.
O jogo conta com uma bela produção, como a cama do Léo, o barbeiro, o relógio, o marcador do Léo em madeira.
As cartas são mais rígidas do que o padrão, o que ajuda especialmente para as crianças não amassarem as cartas com facilidade. Além disso o formato quadrado ajuda no manuseio das cartas.
A caixa vem com insert de papelão que funciona bem para acomodar as peças.
Considerações finais
Léo é uma grata surpresa no mercado nacional, que não contava com nenhum jogo essencialmente cooperativo voltado exclusivamente para crianças. É um ponto importante pois esse tipo de jogo desenvolve outros aspectos diferentes de jogos competitivos.
É um jogo que depende bastante da sorte e da memória, mas que agrada a criançada e diverte bastante.
Por último pode ajudar pais com dificuldades para levar os filhos para cortarem o cabelo, afinal levar o Léo para cortar a juba pode ser um incentivo para os pequenos.
E ai, vamos levar o Léo para cortar a juba?
Gostou do nosso conteúdo? Compartilhe com seus amigos e curta nossa página no Facebook, no Instagram e também siga nosso BLOG