Laboratório do Mestre #19: Barony Sorcery
Olá galera, de volta com mais um material do Laboratório do Mestre, post esse dedicado a falar mais detalhadamente sobre as expansões dos jogos. Hoje, a expansão escolhida para ser analisada é a Barony Sorcery, expansão que adiciona uma nova ação base ao jogo, novos lugares, e a possibilidade da utilização de magias pelos jogadores. Abaixo eu vou entrar em detalhes sobre como funciona cada uma dessas novidades dentro de jogo.
Quinto Jogador
Essa expansão possibilita adicionar um novo jogador à partida, possibilitando ser jogado agora por até 5 pessoas, e isso para mim é sempre um ponto muito forte em uma expansão, pois sempre que uma expansão adiciona jogadores ao jogo, eu me sinto muito tentado a comprá-la.
Peças roxas para o novo jogador.
Novas Tiles
A expansão traz para o jogo base algumas novas quantidades de tiles, que por sua vez trazem para o jogo um novo local que pode ser acessado pelos jogadores. Esses locais são chamados de Lugares Misteriosos, os mesmos nunca podem ficar adjacentes um ao outro, assim como os lagos durante a preparação do tabuleiro. Sempre que um jogador chegar com um dos seus cavaleiros em um Lugar Misterioso, ele vai colocar uma das suas fichas de controle sobre o local (fichas de controle explicadas mais abaixo), após colocar a ficha ele vai receber uma quantidade de cristais de magia (cristais de magia explicados abaixo) de acordo com a sua chegada no local misterioso, quem chegar primeiro ganha 3 fichas, em segundo ganha 2 e em terceiro 1. Assim, é muito bom tentar pegar esses locais o quanto antes, para ganhar a maior quantidade possível de cristais de magia, mas mesmo que você pegue menos cristais ao visitar o local, ele ainda vai valer pontos para você no final do jogo, então, de qualquer forma, é bom passar por esses locais mesmo que a recompensa seja menor.

Os novos Locais Misteriosos do jogo.
Fichas de Controle
Essas fichas servem exclusivamente para marcar a passagem dos cavaleiros dos jogadores pelos locais misteriosos, sempre que um cavaleiro parar em um desses locais, coloque a sua ficha sobre o local e receba uma quantidade de cristais de magia de acordo com a sua chegada no local.
Além disso, para cada ficha de controle que você tem em jogo no final da partida, você vai adicionar 3 pontos a sua contagem final.
Fichas de Controle de cada uma dos lordes.
Magias e Cristais de Magia
Os cristais de magia que são adquiridos nos locais misteriosos dão a possibilidade dos jogadores utilizarem as magias que vão estar disponíveis durante a partida. Os jogadores recebem cristais sempre que chegam nos locais misteriosos e seu estoque é limitado. Ao utilizar uma das magias disponíveis na partida, gaste uma quantidade de cristais descrita na magia e resolva o seu efeito.
Cristais de Magia.
As magias são adicionadas no começo de cada partida de forma aleatória, selecione cinco das nove magias disponíveis para serem usadas pelos jogadores durante aquela partida, utilizar uma magia funciona como uma ação que o jogador vai poder ativar na sua vez, o jogador pode utilizar uma ou mais magias por turno, mas nunca pode usar a mesma magia duas vezes seguidas, para isso ele deve gastar uma quantidade de cristais de magia igual a soma do custo das magias selecionadas.
Existem três tipos de magias no jogo, as magias de movimento, as de recrutamento e as de construção, abaixo eu vou falar sobre as magias que eu acho melhores de cada um dos tipos.
Tornado
Essa magia é muito boa, ela faz você mover um dos seus cavaleiros e ainda permite destruir todos os cavaleiros e vilas isolados dos seus oponentes no local de onde você saiu e no local para onde você está indo. Os jogadores podem fazer muitas estratégias com essa magia, podendo destruir facilmente muitos cavaleiros e vilas inimigas.
Encantamento
Eu particularmente gosto muito dessa magia, pois ela permite recrutar 1 cavaleiro em cada uma das suas cidades, se você já tiver uma boa quantidade de cidades em jogo, é muito melhor usá-la para recrutar os seus cavaleiros do que para a própria ação de recrutar.
Santuário
Essa magia lhe permite transformar um dos seus cavaleiros diretamente em uma cidade, eu acho que essa seja uma das magias mais fortes do jogo, pois ela lhe possibilita poupar tempo na hora de construir cidades, isso pode agilizar muito o seu jogo durante uma partida.
Considerações sobre a Expansão
Barony Sorcery é uma expansão que não traz uma grande quantidade de conteúdo novo para o jogo, porém a adição desse pouco material dá uma cara totalmente nova ao jogo, possibilitando uma maior quantidade de estratégias e meios de vitórias para os jogadores. Começando pela adição do quinto jogador, o que deixa o jogo ainda mais disputado em termos de território e conquista de recursos, um novo jogador sendo adicionado ao mapa (mesmo que ele fique maior com mais jogadores) dá novas possibilidades de estratégias que podem ser feitas pelos lordes em jogo, como a maior quantidade de cavaleiros e construções no mapa, cada jogador deve olhar bem as suas ações e as possíveis ações dos outros jogadores para não se prejudicarem com escolhas erradas, pois como muitos jogadores podem começar a partida perto de você, qualquer erro pode custar caro para o seu reino.

Além disso, o jogo vem com uma boa quantidade de magias que podem ser utilizadas durante a partida, como somente uma quantidade limitada de magias vai estar disponível durante uma partida, os jogadores sempre vão ter que bolar novas estratégias em cima das magias que estarão disponíveis naquele momento, isso é muito bom e legal, pois cada partida se torna ainda mais única já que novas estratégias sempre vão ter que ser formadas a cada novo jogo.
E ainda temos os locais mágicos, que podem ser um grande centro de conflitos entre os jogadores, pois além de fornecer cristais de magia, ainda lhe garante pontos extras no final do jogo, o que pode fazer toda a diferença para a sua vitória ou derrota.
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