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  • Cesar Ooka
    42 mensagens MD
    avatar
    Cesar Ooka 29/08/17 18:14
    Cesar Ooka » 29/08/17 18:14

    jonesmacabro::Só pra lembrar para os que gostam da estratégia das mercadorias: ela pode ser marcada. 


    Fui!

    Na verdade, quase todas as ações podem ser marcadas pois requerem pré requisitos em cubos oy sacos de grão. Somente as ações que só requerem tempo como as de ofício não são bloqueaveis. Ou se o cara já está na câmara municipal em alto cargo. Só pegar o cubo e fazer a ação. Esta é mais fácil de marcar pois tem menos cubos  a disposição. 

    0
  • Cesar Ooka
    42 mensagens MD
    avatar
    Cesar Ooka 29/08/17 18:20
    Cesar Ooka » 29/08/17 18:20

    E2EK1EL::
    Cesar Ooka ::Sobre a viagem para as cidades, gostaria de saber se é unânime que parece ser uma ação que é inferior as demais do tabuleiro pela questão custo benefício. Outra dúvida é saber se é possível alocar o membro da família para viajar deixando ele no portão de saída, sem gastar carruagem, cubos e tempo. Só pra " matar" ele é colocá-lo no escudo verde do livro de registros. Acredito que não, mas é só pra confirmar.
    Por último, abro para sugestões para house rules que possam melhorar esta ação de viagem no jogo básico. Já vi gente aumentando o número de pontos na progressão de número de cidades visitadas.  O que acham?

    Sim, tem até uma expansão  Village Port que corrige isso.


    Sim. Você pode apenas pegar um cubo sem fazer a ação. Mas para alocar ele será preciso viajar gastando carruagem e cubos de influencia.

    Ainda não chegou minha expansão, mas ela usa as mesmas cidades das viagens com regras adicionais ou tem um tabuleiro expandido com outras viagens? Se for a 2 opção, ainda assim gostaria de sugestões que equilibrassem ou estimulasse a viagem sem desequilíbrio do.jogo. por exemplo, que tal colocar um cubo aleatório por rodada para as cidades que não forem visitadas? 

    1
  • jonesmacabro
    363 mensagens MD
    avatar
    jonesmacabro29/08/17 18:57
    jonesmacabro » 29/08/17 18:57

    Cesar Ooka ::
    jonesmacabro::Só pra lembrar para os que gostam da estratégia das mercadorias: ela pode ser marcada. 


    Fui!

    Na verdade, quase todas as ações podem ser marcadas pois requerem pré requisitos em cubos oy sacos de grão. Somente as ações que só requerem tempo como as de ofício não são bloqueaveis. Ou se o cara já está na câmara municipal em alto cargo. Só pegar o cubo e fazer a ação. Esta é mais fácil de marcar pois tem menos cubos  a disposição

    Esclarecimento: a ação de mercado é a única que pode ser seguida mesmo que vc não tenha pego o cubo. Então vc pode se aproveitar da ação ou até vender aquela mercadoria que o seu oponente desejava.
    Abraço!

    0
  • caborja
    23 mensagens MD
    avatar
    caborja29/08/17 19:12
    caborja » 29/08/17 19:12

    Já pensei na seguinte variante, mas nunca testei, pois sempre jogo com a expansão Port: Vc pode diminuir o custo das viagens alocando a carroça com o viajante, ao invés de retornar para a reserva. Assim, nas viagens subsequentes, o viajante já teria a carroça necessitando somente dos demais custos. Vc pode vender a carroça quando quiser, usando-a em outra ação que precisar. Nesse caso o viajante é obrigado a ficar na cidade que está, não podendo continuar a jornada, até que vc produza e disponibilize outra carroça para ele.

    4
  • Cesar Ooka
    42 mensagens MD
    avatar
    Cesar Ooka 29/08/17 20:58
    Cesar Ooka » 29/08/17 20:58

    caborja::Já pensei na seguinte variante, mas nunca testei, pois sempre jogo com a expansão Port: Vc pode diminuir o custo das viagens alocando a carroça com o viajante, ao invés de retornar para a reserva. Assim, nas viagens subsequentes, o viajante já teria a carroça necessitando somente dos demais custos. Vc pode vender a carroça quando quiser, usando-a em outra ação que precisar. Nesse caso o viajante é obrigado a ficar na cidade que está, não podendo continuar a jornada, até que vc produza e disponibilize outra carroça para ele.

    O que seria bem razoável afinal as carroças não seriam descartadas, certo? No máximo, poderia haver um custo para sua manutenção embutido na viagem, penso eu.

    1
  • joaoclaudio
    3449 mensagens MD
    avatar
    joaoclaudio29/08/17 22:12
    joaoclaudio » 29/08/17 22:12

    Cesar Ooka ::
    E2EK1EL::
    Cesar Ooka ::Sobre a viagem para as cidades, gostaria de saber se é unânime que parece ser uma ação que é inferior as demais do tabuleiro pela questão custo benefício. Outra dúvida é saber se é possível alocar o membro da família para viajar deixando ele no portão de saída, sem gastar carruagem, cubos e tempo. Só pra " matar" ele é colocá-lo no escudo verde do livro de registros. Acredito que não, mas é só pra confirmar.
    Por último, abro para sugestões para house rules que possam melhorar esta ação de viagem no jogo básico. Já vi gente aumentando o número de pontos na progressão de número de cidades visitadas.  O que acham?

    Sim, tem até uma expansão  Village Port que corrige isso.


    Sim. Você pode apenas pegar um cubo sem fazer a ação. Mas para alocar ele será preciso viajar gastando carruagem e cubos de influencia.

    Ainda não chegou minha expansão, mas ela usa as mesmas cidades das viagens com regras adicionais ou tem um tabuleiro expandido com outras viagens? Se for a 2 opção, ainda assim gostaria de sugestões que equilibrassem ou estimulasse a viagem sem desequilíbrio do.jogo. por exemplo, que tal colocar um cubo aleatório por rodada para as cidades que não forem visitadas? 

    A expansão vem com um pequeno tabuleiro para colocar em cima da área de viagem. Além de poder colocar um membro da família na área da viagem, ainda tem um espaço para morrer no mar, que dá mais uns pontos. 
    Eu realmente já insisti na viagem algumas vezes no jogo básico e acho muito custosa. Claro que não é um espaço imprestável, mas realmente não ficou atraente no jogo base 

    1
  • E2EK1EL
    2393 mensagens MD
    avatar
    E2EK1EL30/08/17 08:39
    E2EK1EL » 30/08/17 08:39

    Cesar Ooka ::
    E2EK1EL::
    Cesar Ooka ::Sobre a viagem para as cidades, gostaria de saber se é unânime que parece ser uma ação que é inferior as demais do tabuleiro pela questão custo benefício. Outra dúvida é saber se é possível alocar o membro da família para viajar deixando ele no portão de saída, sem gastar carruagem, cubos e tempo. Só pra " matar" ele é colocá-lo no escudo verde do livro de registros. Acredito que não, mas é só pra confirmar.
    Por último, abro para sugestões para house rules que possam melhorar esta ação de viagem no jogo básico. Já vi gente aumentando o número de pontos na progressão de número de cidades visitadas.  O que acham?

    Sim, tem até uma expansão  Village Port que corrige isso.


    Sim. Você pode apenas pegar um cubo sem fazer a ação. Mas para alocar ele será preciso viajar gastando carruagem e cubos de influencia.

    Ainda não chegou minha expansão, mas ela usa as mesmas cidades das viagens com regras adicionais ou tem um tabuleiro expandido com outras viagens? Se for a 2 opção, ainda assim gostaria de sugestões que equilibrassem ou estimulasse a viagem sem desequilíbrio do.jogo. por exemplo, que tal colocar um cubo aleatório por rodada para as cidades que não forem visitadas? 

    Ou aumentar a pontuação potencialmente de forma que quem visitar todas as cidades ganhe uns 30 pontos.

    2
  • Cesar Ooka
    42 mensagens MD
    avatar
    Cesar Ooka 30/08/17 10:44
    Cesar Ooka » 30/08/17 10:44

    Agradeço a atenção de todos no tópico. Chegou ontem minha expansão e vou testar. 

    0
  • sergiohono
    173 mensagens MD
    avatar
    sergiohono20/04/18 07:51
    sergiohono » 20/04/18 07:51

    Só reabrindo o tópico pois joguei ontem a minha primeira partida de Village.

    Foquei basicamente nas viagens e fiz 5 cidades (faltando apenas uma pra fechar o percurso inclusive eu já tendo os recursos para fazer o mesmo) e cheguei com um trabalhador no ultimo espaço da prefeitura e no penúltimo espaço na igreja. Ignorei por completo o mercado e não marquei pontos ali. Acabei perdendo o jogo mas fiz 50 pontos enquanto o primeiro colocado (que é o dono do jogo e jogou mais de 3-4 partidas) fez 59.

    Não me pareceu nem um pouco desbalanceado as viagens ainda mais que os outros 2 jogadores estavam focando exclusivamente no mercado, então eu acabei por ser "obrigado" a focar em outro lugar. Ganhei alguns pontos vendendo 1 moeda por 3 pontos de vitória como ação na prefeitura e tive 4 trabalhadores no livro de registro. Na próxima partida com certeza farei algumas jogadas diferentes fazendo viagens mais cedo e focando na igreja deixando a prefeitura pra depois.

    6
  • pauloaguila
    926 mensagens MD
    avatar
    pauloaguila09/06/20 20:26
    pauloaguila » 09/06/20 20:26

    sergiohono::Só reabrindo o tópico pois joguei ontem a minha primeira partida de Village.

    Foquei basicamente nas viagens e fiz 5 cidades (faltando apenas uma pra fechar o percurso inclusive eu já tendo os recursos para fazer o mesmo) e cheguei com um trabalhador no ultimo espaço da prefeitura e no penúltimo espaço na igreja. Ignorei por completo o mercado e não marquei pontos ali. Acabei perdendo o jogo mas fiz 50 pontos enquanto o primeiro colocado (que é o dono do jogo e jogou mais de 3-4 partidas) fez 59.

    Não me pareceu nem um pouco desbalanceado as viagens ainda mais que os outros 2 jogadores estavam focando exclusivamente no mercado, então eu acabei por ser "obrigado" a focar em outro lugar. Ganhei alguns pontos vendendo 1 moeda por 3 pontos de vitória como ação na prefeitura e tive 4 trabalhadores no livro de registro. Na próxima partida com certeza farei algumas jogadas diferentes fazendo viagens mais cedo e focando na igreja deixando a prefeitura pra depois.


    já li no bgg que a viagem aliada a prefeitura é um bom combo, e é o caminho a seguir se vc quiser viajar no jogo.

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