Nagashima::Ziul::Apesar de não ter gostado muito do Arcadia Quest esse me chamou bastante a atenção, irei experimentar logo logo o Masmorra de Dados e confirmar se o jogo é bom mesmo ou não, caso seja até animo adquirir esse daqui, essa arte do Arcadia pra mim não tem par.
Quem acha o mesmo?
Ziul, porque você não gostou muito do jogo? Estou com vontade de compra-lo, mas acho interessante ter opiniões diferenciadas do jogo.
Bem faz você, também sou assim com tudo que vou comprar (não só jogo), geralmente primeiro procuro os defeitos, falhas e opiniões negativas sobre algo e só depois vejo os benefícios e vantagens daquilo.
Quanto à sua pergunta, Arcadia Quest foi o meu primeiro jogo de tabuleiro moderno, comprei-o meio de supetão e não pesquisei muito bem sobre ele.
Optei por ele pois sempre gostei muito de vídeo-game e ele me lembrou bastante os jogos de RPG, no qual você entra em uma caverna e vai matando os monstros e coisa e tal, sem contar a arte fenomenal em um estilo mais "infantil" que é o tipo que mais me agrada, nem preciso comentar sobre as miniaturas.
Agora vamos aos poréns:
1º Sorte, sorte e mais sorte: A sorte do jogo não se apresenta apenas durante as batalhas, mas no sorteio dos heróis(alguns são MUITO melhores do que outros), no sorteio dos equipamentos disponíveis para a compra e finalmente durante a resolução das lutas. Nas missões mais ao final da campanha fica até chato de tanto rolar dados, dependendo do seus equipamentos você chega a rolar 6 dados de ataque de uma vez, daí tem os críticos que você rola mais dados, depois seu nível de re-rolagem, ao final disso tudo você rola os dados de defesa do seu oponente, que se for outro herói também podem ser vários dados e re-rolagens, acaba ficando algo meio automático.
2º Setup demorado: quando me dá vontade de jogar e lembro do setup, penso que enquanto estou fazendo o setup já poderia está me divertindo com outro jogo que não demore tanto.
3º Tiles carregados: os tiles têm muita imagem, muita informação desnecessária, isso acaba dificultando aos novatos à discernir o que é parede/porta/caminho livre.
4º Campanha: Joguei uma campanha inteira com meu sobrinho (6 mapas no total), porém ao final do segundo mapa eu já sabia que iria ganhar, jogamos o resto da campanha sabendo disso pois não havia hipótese nenhuma dele me alcançar. Esse resultado não foi de forma alguma demérito dele, foi simplesmente uma série de fatores baseados na sorte (heróis / equipamentos / rolagens de dados). Pode ser que numa partida com mais jogadores isso não aconteça, mas li relatos iguais aos meus jogando em 4.
Uma situação interessante quanto à questão da campanha que joguei, no último mapa eu entrei na sala do Lorde Presas e com um golpe matei a maioria dos monstros lá dentro (pra você ter uma noção do meu herói), porém depois morri pro Lorde Presas. Meu sobrinho entrou na sala e terminou de matá-lo com um golpe e (segundo o manual) ganhou o jogo, eu fiquei olhando pra ele e pensando "Isso não aconteceu".
Bom, acho que no mais é isso, eu só destaquei os pontos negativos do jogo na minha opinião, pois acho que é o que você queria saber
Se ainda tiver interesse em comprá-lo estou vendendo o meu xD