“As peças mudaram no tabuleiro com um único golpe, como se alguém houvesse levantado o tabuleiro e jogado tudo de lado. Algumas poucas estavam prestes a cair por completo.”
- “Uma Mestra Muito Conveniente”
Conforme os sete clãs de Rokugan continuam a servir ao Imperador rachaduras começam a surgir entre eles. Conflitos brotam no Império Esmeralda, e cada clã deve estar pronto para as turbulências que virão.
A Fantasy Flight tem orgulho em apresentar
Tears of Amaterasu, o primeiro Dynasty Pack do Ciclo Imperial de
Legend of the Five Rings: The Card Game.
Tears of Amaterasu vem com três cópias de vinte novas cartas, dando a cada clã novas ferramentas em sua busca por superioridade.
O Ciclo Imperial continua a apresentar temas encontrados no Core Set, bem como os expande com cartas ligadas às funções Seeker e Keeper. O Ciclo explora o lado imperial do Império apresentando diversos poderosos magistrados bem como cartas que focam na mecânica do Favor Imperial.
[O ESTADO DE ROKUGAN]
O clã do Escorpião se move nas sombras, e apesar de serem os conselheiros do Imperador, seus agentes influenciam eventos por debaixo das sombras.
Smoke and Mirrors (
Tears of Amaterasu 18) permite que você escolha qualquer número de personagens
Shinobi atacantes que você controla e os mova para casa. Um truque conhecido pelo Unicórnio, Smoke and Mirrors pode permitir que você finja um ataque para que seu oponente se sinta forçado a defender. Quando seus personagens retornam para casa, eles permanecem desvirados enquanto os defensores do seu oponente são forçados a virar depois que o ataque falso é resolvido, enfraquecendo suas defesas e permitindo um poderoso contra-ataque.
Enquanto isso, o Caranguejo continua a pedir ajuda para defender o Império Esmeralda das ameaças de além da Muralha Kaiu.
Karada District (ToA 4) é uma holding limitada a uma cópia por baralho, e permite ao Caranguejo usar as ferramentas do inimigo contra ele. Como uma ação, você pode dar ao seu oponente um Fate para mover um acessório que está em um personagem que ele controla para um de seus personagens. Se você não possuir personagens válidos, o acessório é descartado. Isso pode gerar uma grande mudança de perícia se seu oponente pagar por algo como
Height of Fashion da Garça (Core Set 143). E, sendo uma Holding, Karada District também serve de combustível para cartas como
Shrewd Yasuki (CS 29), permitindo ao Caranguejo destravar mais habilidades dependentes de holdings.
Apesar de o Clã do Dragão ter conseguido o Favor do Imperador para a próxima Corte de Inverno, eles ainda focam nas misteriosas visões de seu campeão,
Togashi Yokuni (CS 65).
Kitsuki Yaruma (ToA 6) representa o Dragão como um novo personagem único. Com dois pontos de perícia militar e quatro de política, Yaruma já é uma força a ser reconhecida durante conflitos. Ele também possui “Cortesia”, permitindo que você ganhe um Fate quando ele sair do jogo. Ele também é imune a acessórios
Poison, o que significa que
Fiery Madness (CS 183) é inútil contra ele. Sua habilidade mais única permite virar uma província não-destruída que está de face para cima de volta para baixo assim que ele entra em jogo. Isso pode servir para cartas como
Mirumoto’s Fury (CS 159) ou permite que você resolva a habilidade “quando revelada” de uma província uma segunda vez. Kitsuki Yaruma é um personagem versátil, e representa o equilíbrio sempre encontrado no clã do Dragão.
No centro dos eventos do Kiku Matsuri estava
Isawa Kaede (ToA 9), uma
Shugenja da Phoenix que teve uma visão a respeito do Meishodo do Unicórnio ameaçando todo o Império. Kaede é um dos personagens mais poderosos do jogo, custando cinco Fate e possuindo três de perícia militar e quatro de política. Como praticante do Vazio, Kaede é imune a efeitos de anel do oponente, o que significa que ela não pode ser alvejada pela desonra do anel do Fogo ou o efeito de ser virada do anel da Água. Além disso, sempre que ela está atacando, o anel disputado ganha o elemento Void, em adição ao elemento normal. Isawa Kaede é um investimento pesado em Fate, mas qualquer oponente estará certo em ter medo de suas habilidades mortais.
O Ciclo Imperial também apresenta uma oferta completa de cartas
Magistrate que anulam as perícias de certos personagens em conflitos. O primeiro destes é
Swift Magistrate (ToA 10), representando o clã do Unicórnio. Ao custo de três Fate e possuindo dois de perícias militar e política, o magistrado oferece equilíbrio ao clã normalmente marcial. Além disso, quando ataca, cada outro personagem que tenha um Fate ou mais em si não conta na resolução do conflito. Isso limita severamente as escolhas do oponente para defender quando o Swift Magistrate entra em qualquer tipo de conflito.
[CONHEÇA SEU PAPEL]
O Ciclo Imperial vai enfatizar mais nas funções escolhidas para cada clã durante os torneios oficiais. Cada um dos sete grandes clãs receberá uma carta que só pode ser usada pela função
Keeper, e uma somente para a
Seeker. As primeiras destas chegam em
Tears of Amaterasu para o Leão e a Garça.
A altiva Garça, atualmente servindo à função de Guardiã da Água (Keeper of Water) ganha sua primeira ferramenta específica de função em
Disdainful Remark (ToA 13). O evento de custo um só pode ser usado se você controla um
Courtier participante durante um conflito, e dá à província atacada +X de força, onde X é o número de cartas na mão do oponente. Se ele estava estocando cartas de conflito com altas apostas de honra, uma Disdainful Remark pode assegurar que suas províncias permaneçam intactas durante todos os ataques – mas apenas se você estiver usando uma função
Keeper.
Enquanto isso, os poderosos Guardiões da Terra, o Leão, recebem
Time for War (ToA 15). Este evento apenas de Seeker permite que você escolha, assim que perde um conflito político, um personagem
Bushi que controle. Você então pode colocar nele, vindo da mão ou do descarte, um acessório tipo Weapon de custo 3 ou menor. Assim como
Vengeful Oathkeeper (CS 160), Time for War permite uma vantagem após perder um conflito, assegurando que o Leão possa efetivamente contra-atacar após uma derrota. Apesar de o Leão atualmente não poder usar Time for War em eventos sancionados, as funções serão escolhidas novamente durante a Winter Court de novembro (de 2017), dando ao Leão uma chance de adicionar Time for War a seu repertório. E se não o fizerem, outro clã poderá tomar para si esta chance durante as batalhas que virão.
Tears of Amaterasu adiciona também duas novas províncias neutras a
Legend of the Five Rings, uma para
Seekers e outra para
Keepers.
[FORÇA INTERIOR]
Conforme a Lenda dos Cinco Anéis continua, os clãs de Rokugan constroem sua força e desenvolvem seus planos. Forças sombrias se reúnem dentro e fora do Império, e será preciso muita força interior e honra para que os samurai do Império Esmeralda prevaleçam sobre seus inimigos.
Tradução: André Bigler
Fonte: “Tears of Amaterasu”