lino_rosa::- Quando uma nação invade um território onde já tenha um exército de uma outra nação, a nação invasora pode optar por não atacar, ocupando o mesmo espaço (caso a nação que lá esteja também optar por não atacar), assim como acontece no mar?
A mesma regra é usada para os exércitos, a nação ativa
pode destruir exércitos onde quer que estejam ou adentrem; e os exércitos das nações inativas que tiverem sua região invadida,
podem declarar guerra; ou seja, caso ambas escolham permanecer amigáveis, ficam no mesmo espaço.
Página 10
lino_rosa::- Quando já existe um espaço no mar com duas nações ocupando o mesmo espaço marítimo, mas depois de algumas rodadas uma dessas nações resolve atacar a outra, como é feito? Precisa de uma movimentação para sair do território e depois outra pra voltar e atacar? Ou só ativando a movimentação já é possível fazer o ataque? Ou existe algum caso de poder atacar sem movimentar por ocupar o mesmo espaço.
Só há combates quando há ação de manobra.
O jogador ativo que estiver
em uma ação de manobra, deve escolher mover ou permanecer no lugar com cada um dos navios da nação controlada e cada um de seus navios que, tendo movido ou não, estejam na mesma região de frotas de outras nações, escolhem atacar ou não. Nas regiões em que você entrou agora e não quis combater, todos inimigos presentes poderão escolher atacar. Nas regiões onde você não se moveu e escolheu não atacar, eles não terão essa opção.
Página 8
Um detalhe:
Quando um exército de uma nação adentra uma das quatro regiões da "província natal" de outra nação, ele deve escolher na hora ser hostil e colocar o tanque em pé, ou ser amigável e entrar com o tanque de lado.
A) Caso ele seja hostil e tenha exército daquela nação naquela região, há uma batalha normalmente.
B) Caso ele seja hostil e não tenha exército daquela nação ali, ele bloqueia aquela região. Isso que dizer que ações de Fábrica, Produção e Importação não podem ser feitas nessa região. A ação de taxação não contará uma fábrica aqui, caso haja. O transporte ferroviário daquela nação não pode mais passar por essa região.
C) Caso ele seja amigável e tenha um exército daquela nação na região, o jogador inativo que controla a nação invadida escolhe se permanecerá amigável também ou se haverá combate.
D) Caso ele seja amigável e não tenha nenhum exército ali, ele permanecerá amigável, só podendo se tornar hostil quando o controlador de sua nação fizer uma ação de manobra novamente.
Nos caso D e no caso C em que ambos ficarem amigável, o controlador da nação invadida ao fazer uma manobra poderá atacar o invasor que estava amigável seja estando na mesma área ou movendo um exército para lá. Se ele mover um exército para lá e não quiser atacar, o jogador que estava lá com o exército virado (amigável), não terá a opção de declarar guerra e permanecerá amigável.
Abraços,
fahr