Cara, o amigo @Guerra publicou um artigo interessante no blog da Galápagos uns 2 anos atrás. Segue na íntegra.
Os zumbiviventes foram introduzidos no Zombicide a partir da Season 2. Os que só possuem a Season 1 talvez não estejam muito familiarizados com a ideia, então vou explicar aqui rapidamente o que eles são e como funcionam. Os zumbiviventes são sobreviventes que foram mordidos e se encontram em uma forma híbrida, onde já possuem características de zumbi mas ainda mantém sua consciência, continuando a lutar ao lado dos sobreviventes.
Em termos de jogo, se você decidir jogar com o Modo Ressureição, toda vez que um sobrevivente morrer, ou seja, levar o segundo ferimento, ele pode voltar como zumbivivente no próximo turno. Porém, para que a transformação aconteça, esse segundo ferimento precisa ser feito por zumbis, e não por outros sobreviventes. Nesse caso, deve-se virar a ficha do personagem (onde tem sua versão zumbivivente) e trocar sua miniatura pela respectiva miniatura de zumbivivente. Além das habilidades do zumbivivente serem diferentes, ele pode levar 5 ferimentos, ao invés de somente 2 como os sobreviventes.
Decidi escrever esse post pois vejo que muitos jogadores de Zombicide não gostam da ideia dos zumbiviventes. Acredito que isso vem do fato de que eles foram introduzidos para tornar o jogo mais fácil, pois são necessários muito mais ferimentos para eliminar um jogador. Confesso que a princípio me incluí nesse time de “não-simpatizantes”, porém, aos poucos, percebi que a presença deles poderia criar uma nova experiência de jogo. Vou tentar nesse post convencer vocês a darem uma chance aos zumbiviventes!
O primeiro argumento de quem não gosta dos zumbiviventes é dizer que eles não existem na “mitologia” zumbi. Isso é uma grande mentira! Podemos ver em produções recentes para o cinema e para televisão referências aos zumbiviventes (se quer evitar spoilers, sugiro pular este e o próximo parágrafo). Começo com a série Z Nation, de 2014, onde o personagem Murphy é o único humano que foi mordido e, por estar tomando um soro experimental, não se transformou em zumbi. A decomposição que ele começa a apresentar na sua pele e seu corpo, mostram claramente que é um zumbivivente. Além disso, pode-se identificar facilmente que ele possui a habilidade “Apodrecido”, pois transita livremente entre os zumbis sem ser identificado.
Indo para filmes, em Caçador de Zumbis, de 2013, o personagem principal, Hunter, próximo do final do filme, enfrenta uma grande horda de zumbis, incluindo algumas abominações, e se sacrifica para salvar a mocinha da história (não estou dizendo que o filme é bom...). De repente, mesmo depois de ser mordido, ele se levanta e continua a matar os zumbis. Familiar? Outro filme nesse sentido é o Meu Namorado é Um Zumbi, também de 2013, onde no final humanos e zumbis “com crise existencial” lutam lado a lado contra os “zumbis maus”. Sendo assim, ninguém pode mais dizer que os zumbiviventes não estão por aí nos filmes!
Falando agora em termos de jogo, coloco abaixo 5 motivos para você dar uma chance aos zumbiviventes:
1. Ritmo diferente de jogo. Diferentemente dos sobreviventes cuja segunda habilidade é sempre uma ação genérica adicional, nos zumbiviventes ela é sempre uma ação mais específica, como de procura, ataque corpo-a-corpo, ataque a distância ou movimento. Isso acaba dando um ritmo e uma experiência diferente de jogo.
2. Habilidades diferentes. Os zumbiviventes possuem algumas habilidade únicas, ou pelo menos muito raras de serem encontradas em sobreviventes. Entre elas está Apodrecido (pode passar desapercebido pelos zumbis), Conexão com Zumbis (ganha um turno antes de cartas de ativação extra), Regeneração (descarta todos os ferimentos no final do turno) e Furor (+ 1 dado por ferimento). Certamente dão um tom bem diferente ao jogo!
3. Excelente para campanhas. Em campanhas nas quais uma missão é emendada na outra, criando uma saga para um grupo, a perda de um sobrevivente pode ter um efeito ruim e que durará várias sessões de jogo. Utilizar o Modo Ressureição nesse caso pode ser bem interessante, principalmente pois o personagem começará como zumbivivente nas missões seguintes.
4. Não deixar seu amigo chupando dedo. Imagine aquela missão de 3 horas em que um amigo seu acaba perdendo o sobrevivente nos primeiros 15 minutos. Lembrando que o objetivo principal do jogo é a diversão, é muito ruim deixar alguém de fora enquanto todos se divertem. Sendo assim, ele continuar jogando como zumbivivente é uma forma de dar uma segunda chance para que ele continue jogando.
5. Pode ser um grande apelo temático para missão! A temática de ter personagens meio-humanos e meio-zumbis pode gerar ideias bem interessantes para uma missão. Um dos jogadores pode começar como zumbivivente e estar procurando por uma cura, ou mesmo, o grupo todo pode ter saído de uma grande batalha e todos começarem como zumbiviventes. Já joguei uma missão com todos começando como zumbiviventes e foi realmente muito divertido!
É claro que cada um joga da forma que achar melhor, porém jogar os zumbiviventes na mistura, pode dar um sabor diferente a uma sessão de jogo. Sugiro todos a experimentarem! A missão C47 – Coup de Grace (disponível somente em inglês) é uma boa sugestão para começar, pois todo o grupo começa como zumbivivente e o principal objetivo é eliminar um sobrevivente que enlouqueceu e está atirando para todos os lados.
E você? O que acha dos zumbiviventes? Vai dar uma chance a eles? Experimentou e quer falar sobre sua experiência? Tem alguma regra da casa para sua utilização no jogo? Teve ideia de uma missão utilizando os zumbiviventes como parte da história? Compartilhe com a gente nos comentários!