Mecatol Rex. O centro da galáxia conhecida e sede do antigo Império Lazax. Assustado pelas chamas da traição, Rex é um espectro de um império caído e de anos esquecidos, mas continua sendo um objeto de reverência e desejo em uma galáxia de conflitos e incertezas.
Uma vez, a grande cidade que atravessava sua superfície era o pináculo da civilização. Hoje, a cidade de Mecatol é nada mais do que uma concha de sua antiga glória, uma penosa travessia no tóxico Mar da Desolação que cobre a maioria do planeta.
Mesmo assim, sua história parabólica de decadência e destruição dificilmente desencoraja aqueles que procuram aproveitar seu poder. Os guardiões Winaaran que residem nos remanescentes da cidade mantêm o que resta da antiga capital, esperando que uma das Grandes Raças avance e tome o manto dos antigos Imperadores.
Mas quem, entre as raças da galáxia, poderia preencher o vazio deixado pelos Lazax? Conquistar o trono é um destino procurado por muitos, mas as sombras do passado servem como um aviso sombrio para aqueles que seguem seus passos.
Uma galáxia em guerra
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Por duas décadas,
Twilight Imperium definiu a essência do épico nos jogos de tabuleiro. Agora, a Fantasy Flight Games anuncia o próximo passo no tremendo legado do jogo:
Twilight Imperium (Fourth Edition), um jogo de conquista galáctica no qual três a seis jogadores assumem o papel de uma das dezessete facções que disputam a dominação galáctica através do poder militar, manobras políticas e negociações econômicas.
Twilight Imperium Fourth Edition contém mais de 350 unidades de plástico, 51 tiles de sistema, 561 tokens de comando e controle, 80 cartas de ação, 50 cartas de agenda, 40 cartas de objetivos, 59 cartas de planetas, 184 cartas de tecnologia e atualização tecnológica, 41 cartas de notas promissórias e muito mais.
Um conflito histórico
A jogada épica e envolvente de Twilight Imperium tem fascinado jogadores em todo o mundo. Agora, os novos jogadores têm a oportunidade de mergulhar no clássico moderno com a versão mais refinada do jogo.
Os jogadores tentarão marcar pontos de vitória ao completar objetivos públicos e objetivos secretos individuais, onde verão suas facções manobrarem as naves em torno de uma galáxia expansiva e diversificada, comercializando bens e mercadorias por favores e promessas, reivindicando planetas por seus recursos e influência e politicamente manobrando seu caminho para a glória. A primeira facção que fizer dez pontos de vitória ganha o jogo, mas isso é mais fácil dizer do que fazer.
No início de cada jogo de Twilight Imperium, os jogadores começam criando sua própria galáxia personalizada. Cada jogador recebe uma "mão" de tiles de galáxia e se revezam colocando-os um a um em torno de Mecatol Rex, o centro da galáxia, até que três anéis sejam criados, com seus planetas natais ocupando o anel mais externo. Isso cria um elemento estratégico para a configuração da partida e garante que nenhum dos jogos será o mesmo.
No início de cada rodada, os jogadores selecionarão uma das oito cartas de estratégia que determinam a ordem do jogador e dão ao seu dono uma ação estratégica única para essa rodada. Isso pode fazer qualquer coisa desde fornecer tokens de comando adicionais até permitir que um jogador controle o comércio em toda a galáxia. Depois que esses papéis são selecionados, os jogadores se movimentarão com suas frotas de sistema para sistema, reivindicando novos planetas para seu império, se envolvendo em guerras, e trocando bens e mercadorias com outras facções. No final de uma rodada, os jogadores se reúnem em um grande conselho para aprovar novas leis e agendas, agitando o jogo de maneiras imprevisíveis.

O coração do seu império reside em sua folha de facção e sua central de comando. Enquanto a central de comando fornecerá uma breve visão geral das opções disponíveis para você durante a sua vez e abrigará os seus tokens de comando, sua folha de facção inclui uma visão geral das habilidades especiais da sua facção, e detalha as capacidades de cada nave em sua frota. As naves de transporte transbordam sua infantaria de sistema para sistema, a mobilidade dos Cruzadores os torna perfeitos para explorar novos sistemas, os Dreadnoughts fornecem poder de fogo pesado para suas frotas, os Destroyers são perfeitos para abater caças inimigos, as unidades PDS defendem seus sistemas e o poderoso War Sun é devastador. Além disso, cada facção vem equipada com sua própria nave emblemático que possui sinergia com suas habilidades únicas.

Através da pesquisa de novas tecnologias, cada uma dessas naves podem ser melhoradas de forma significativa. Se essas naves forem atualizadas por uma carta de tecnologia, basta colocar a carta que representa a nova versão da nave sobre a antiga, facilitando a visualização das atualizações.
Os jogadores então se revezam realizando ações, que podem vir de várias maneiras. Principalmente, eles estarão movendo frotas por toda a galáxia usando um fornecimento limitado de tokens de comando. Mover naves para um sistema desocupado permite que suas unidades de infantaria transportadas reivindiquem planetas, que fornecem recursos valiosos e influência. Se o sistema for ocupado por outro jogador, ocorrerá uma batalha que terminará em destruição total ou retirada de um dos lados. Em vez de mover frotas, os jogadores também podem usar as ações providas pelas suas cartas de estratégia.
Toda carta de estratégia não só fornece uma habilidade primária para seu proprietário, mas fornece também uma habilidade secundária para todos os outros jogadores, mantendo-os comprometidos mesmo quando não é sua vez. Por exemplo, a carta de estratégia de Liderança permite que seu proprietário obtenha três tokens de comando e, em seguida, gaste qualquer quantidade de influência para obter um token adicional por cada três influências gastas. Outros jogadores também terão a oportunidade de gastar influência para obter tokens de comando, melhorando sua capacidade de mover naves em toda a galáxia, construir frotas maiores ou ativar outras ações secundárias poderosas das cartas de estratégia de seus oponentes ainda não utilizadas. Enquanto o proprietário da carta Liderança desfruta de seus três tokens "gratuitos" fornecidos com a habilidade primária, seus oponentes ainda podem obter um benefício enquanto mantêm suas próprias e poderosas cartas de estratégia. O tempo para jogar estas cartas é parte integrante da estratégia de Twilight Imperium.

Depois de cada jogador ter passado a sua vez, os jogadores avançam na trilha de vitória, verificando se eles completaram todos os objetivos abertos e pontuando-os. Os objetivos são determinados pela criação de dez cartas de objetivo público no início de cada partida, e gradualmente são revelados em cada rodada. Todo jogador também escolhe entre dois objetivos secretos aleatórios no início do jogo, proporcionando pontos de vitória apenas alcançáveis pelo detentor desse objetivo. Esses objetivos podem ser qualquer coisa, desde pesquisas de novas tecnologias até conquistar o sistema natal de seu vizinho. No final de cada turno, um jogador pode reivindicar um objetivo público e um objetivo secreto. À medida que o jogo continua, mais desses objetivos serão revelados e mais objetivos secretos serão distribuídos, dando aos jogadores mudanças dinâmicas nos objetivos ao longo do jogo. O jogo continua até que um jogador chegue a dez pontos de vitória.

Finalmente, se um jogador assumiu o controle do sistema Mecatol Rex no centro da galáxia, a fase de política começa. Esta fase vê os jogadores revelando uma carta do deck de Política e votando sobre ela. Essas agendas podem ser qualquer coisa: de eleger um jogador para receber um ponto de vitória até restringir o uso dos poderosos War Suns. Os jogadores usam os valores de influência em seus planetas para votar, mas devem pesar o quanto eles desejam usar com muito cuidado. Depois que a primeira carta de política for votada, o processo começa novamente com uma segunda carta e um segundo voto, e os jogadores que usaram toda a sua influência na primeira votação podem não ter voz em uma importante decisão galáctica.
Reivindicar a vitória em
Twilight Imperium exigirá negociações cuidadosas com outros jogadores, oferecendo-lhes benefícios que não podem encontrar em outros lugares. Entre este comércio estão as novas commodities; cada facção produz commodities usando a cartão de estratégia Comércio. Essas commodities não fazem nada por conta própria, mas se tornam mercadorias comerciais quando negociadas com outro jogador. Esses bens comerciais podem ser usados como recursos para construir naves, influenciar votos, ou mesmo como uma forma de marcar certos objetivos. Ter uma oferta saudável desses bens pode ser essencial para a ascensão da sua facção como governantes da galáxia. No entanto, negociar com outros jogadores pode ser uma proposição de risco e encoraja as facções a adotar uma linha entre amigo e inimigo, pois você só pode negociar com seus vizinhos. Um vizinho é definido como qualquer facção que tenha naves ou planetas reivindicados em um sistema adjacente ao seu. Embora isso possa colocá-lo numa posição vulnerável, e essas linhas comerciais podem desintegrar-se em batalhas abertas a qualquer momento, os verdadeiros mestres do comércio manterão seus vizinhos felizes e dominarão a galáxia com sua superioridade econômica.

Outro aspecto do comércio são as Notas Promissórias. Estas podem ser negociadas ao longo de um jogo e dar ao receptor um poderoso benefício contra o jogador que fez esta negociação. Cada jogador recebe quatro notas genéricas e uma nota específica de facção. Estes são recursos valiosos que só devem ser negociados por um enorme benefício.
No entanto, a vitória não pode ser reivindicada através da manipulação cuidadosa da economia galáctica por si só. Sua civilização terá que impulsionar sua supremacia para a frente através da descoberta de tecnologias perdidas usadas livremente durante o reinado do Império Lazax. Se é a capacidade de viajar através de um campo de asteroides ou construir poderosos Wars Suns, as novas tecnologias serão vitais na corrida pela superioridade galáctica. A carta de estratégia Tecnologia permite que você pesquise uma tecnologia do seu deck de tecnologia pessoal, e a pesquisa de vários tipos de tecnologia não só lhe darão vantagens significativas ao longo do jogo, mas também pode ser a chave para cumprir certos objetivos.
Em
Twilight Imperium Fourth Edition, as tecnologias mais poderosas exigirão que outras tecnologias dessa cor sejam pesquisadas. No entanto, atualizar naves muitas vezes exigirá tecnologias de várias cores, o que significa que você deve diversificar sua pesquisa se quiser uma frota que fará com que os mundos tremam.
Com três tecnologias azuis já adquiridas, o jogador está apto para pesquisar a tecnologia Light / Wave Deflector.
Os jogadores também podem possuir planetas que incluem uma especialidade em tecnologia. Esses planetas são recursos valiosos que podem ser usados para ignorar um pré-requisito sobre uma tecnologia atualmente pesquisada, permitindo que os jogadores avancem suas árvores tecnológicas mais rapidamente do que seria normalmente possível.
Uma galáxia restaurada
Por vinte anos, as óperas espaciais personalizadas criadas por Twilight Imperium têm excitado os jogadores. Agora,
Twilight Imperium Fourth Edition baseia-se na grande ópera espacial encontrada em edições anteriores, enquanto racionaliza as regras e coloca no centro do palco a interação dos jogadores.
Twilight Imperium Fourth Edition pretende ser a versão mais completa já impressa do jogo. Dezessete raças jogáveis estão incluídas no jogo, oferecendo uma grande variedade de opções de facção para cada partida.
Twilight Imperium Fourth Edition traz uma ópera espacial galáctica para sua mesa, e nenhuma de suas partidas será a mesma.
À medida que a galáxia vai inexoravelmente em direção ao seu futuro violento, as Grandes Raças começaram a alimentar as chamas de suas máquinas de guerra. Uma época de grande luta ameaça engolir a galáxia mais uma vez, quando cada facção corre em direção ao assento dessecado de um antigo império em Mecatol Rex para se tornar o líder indiscutível das estrelas. É um tempo de alianças firmes e traições sangrentas. De palavras e de guerra. De honra profunda e glória duramente conquistada. É o alvorecer de uma nova era.
Twilight Imperium Fourth Edition será lançado no quarto trimestre de 2017.
Fonte: FFG