Mestre dos Dados Resenha #58: Ticket to Ride
Olá galera, de volta com os posts da página trazendo mais uma resenha para vocês, dessa vez com um jogo que eu considero um dos melhores para se apresentar a novatos e iniciar novos jogadores no mundo dos boardgames, vamos falar um pouco mais de Ticket to Ride, um jogo para 2 a 5 jogadores com um tempo médio de duração de 45 minutos e com uma temática sobre viagens de trem.
Temática
Em uma fria e tempestuosa tarde de outono, cinco velhos amigos se reúnem em um quarto secreto de um dos clubes mais antigos e privados da cidade. Cada um fez uma longa viagem - vindo dos quatro cantos do mundo - para que se encontrassem nesse dia específico... 2 de Outubro de 1900 — 28 anos depois que o excêntrico Phileas Fogg aceitou e ganhou uma aposta de £20.000, dizendo que ele poderia dar uma volta ao mundo em 80 dias.
Quando a história da triunfante jornada de Fogg chegou aos jornais daquela época, os cinco estudavam na mesma universidade. Inspirados pela aposta ousada e por algumas canecas de cerveja do pub local, o grupo celebrou o grande feito com uma aposta um pouco mais modesta - uma boa garrafa de vinho para o primeiro que chegasse ao Le Procope em Paris.
Todos os anos eles se reuniam nessa data para celebrar o sucesso de Fogg e, a cada ano, uma nova expedição (cada vez mais difícil) e uma nova aposta (cada vez mais alta) eram feitas. Agora, na alvorada do século, é chegada a hora para uma nova jornada impossível. A aposta: US$1 Milhão em uma competição onde é tudo ou nada. O objetivo? Ver qual deles consegue viajar de trem pelo maior número de cidades nos EUA, em apenas 7 dias. A jornada começa agora...
Em Ticket to Ride cada jogador incorpora um viajante, que tem como principal objetivo viajar de trem pela maior quantidade de cidades dos EUA em sete dias, os jogadores terão que passar por grandes e pequenas ferrovias durante esses dias e poderão relatar as suas viagens no próximo encontro do grupo.
Mecânicas
Ticket to Ride não possui uma grande variedade de regras ou mecânicas, porém as poucas que existem no jogo devem ser muito bem usadas estrategicamente, pois cada escolha errada pode fazer você perder vários pontos e assim lhe prejudicar o suficiente a ponto de não conseguir ganhar uma partida. Entre as mecânicas mais importantes que existem no jogo estão a gestão de mão e seleção de cartas. Abaixo eu vou explicar brevemente como funciona cada uma delas em jogo.
A gestão de mão funciona na hora de selecionar quais ferrovias o jogador vai querer dominar durante o jogo, basicamente ele vai ter que descartar uma quantidade de cartas de vagões em quantidade igual ao número de trilhos que tem na ferrovia pela qual ele andou, essa parte da mecânica é bem importante, pois se você ficar gastando cartas em ferrovias menores você vai deixar de ganhar grandes quantidades de pontos das ferrovias maiores, porém é muito viável em determinados momentos andar em ferrovias menores, pois você pode cortar a estratégia de alguém ou lhe ajudar a fazer a maior ferrovia percorrida do jogo.
A seleção de cartas é outra parte bem importante do jogo, pois sempre vai estar em aberto 5 cartas de vagões para serem escolhidas pelos jogadores, se for da vontade deles. A seleção desses vagões vai influenciar diretamente na sua estratégia de jogo, pois como as cartas de vagões estão abertas em jogo, todos vão saber o que você está planejando fazer futuramente e podem assim tentar cortar a sua estratégia, então, saber escolher sabiamente as suas cartas é muito importante.
Objetivo
Os jogadores, ao longo do jogo, vão selecionando as ferrovias por onde desejam viajar, eles alocam seus vagões nessas ferrovias e cada uma delas vale uma determinada quantidade de pontos de acordo com a quantidade de vagões (tamanho) nela, quanto maior a ferrovia mais pontos o jogador ganha. Ao final do jogo, o jogador que tiver a maior quantidade de pontos acumulados nas ferrovias e cartas de objetivo (explicadas mais abaixo) vence a partida.
Sequência do Turno
A sequência de turno desse jogo é muito simples, cada jogador tem apenas uma ação possível na sua vez, podendo escolher entre uma das três ações possíveis, as ações que os jogadores podem fazer estão listadas abaixo.
Comprar cartas de Vagões: o jogador pode comprar 2 cartas de vagões que estão abertas ou fechadas do topo da pilha de vagões.
Conquistar uma Rota: O jogador pode conquistar uma rota (ferrovia) a sua escolha, ele deve descartar uma quantidade de cartas de vagões da mesma cor da rota e colocar as suas miniaturas de vagões para representar que ele já andou por aquela rota.
Comprar Bilhetes de Destino: o jogador pode comprar até 3 bilhetes de destino, ele tem que ficar com pelo menos um desses bilhetes em sua mão.
O jogo possui ações muito simples, não tem nenhuma dificuldade em se memorizar essas ações, qualquer jogador, mesmo sendo novato, vai conseguir pegar as ações muito rapidamente, o que possibilita a esse jogo ser apresentado para qualquer tipo de público.
Tabuleiro
Tabuleiro do jogo.
O tabuleiro central do jogo é um grande mapa dos EUA, e nele há várias rotas de trens de várias cores, essas rotas são basicamente os locais por onde os jogadores vão poder fazer as suas viagens, cada rota de viagem tem uma cor que representa as cores das cartas de vagões que os jogadores vão poder adquirir ao longo da partida.
Cada uma das rotas do tabuleiro possui uma quantidade de vagões que pode ser gasta para tornar a viagem possível, quanto maior a rota, maior a quantidade de pontos que ela vai fornecer no final da partida.
Cartas
O jogo possui uma grande quantidade de cartas, porém não com uma variedade muito grande, basicamente só há dois tipos de cartas no jogo, as cartas de vagões e as cartas de bilhete de destino. Abaixo eu vou explicar um pouco como funciona cada uma dessas cartas em jogo.
Cartas de Vagões
As cartas de vagões são necessárias para você completar as rotas de um ponto a outro no tabuleiro, basicamente você deve descartar uma quantidade de cartas de vagões da mesma cor da rota que deseja conquistar e colocar os seus marcadores de vagões sobre a rota.
Ao todo existem 8 tipos de cores diferentes de cartas de vagões e a carta de locomotiva. A carta de locomotiva serve como uma carta coringa que pode ser usada para completar qualquer outra cor de vagão quando o jogador for conquistar uma rota.
Carta de Bilhete de Destino
Os bilhetes de destino servem para os jogadores marcarem mais pontos ao final de cada partida, basicamente eles marcam duas cidades no mapa, onde o jogador vai ter que trilhar esse percurso de uma cidade a outra em uma linha de trem única.
O jogador pode escolher qualquer percurso para trilhar o seu caminho entre as duas cidades, mas provavelmente ele pode escolher o caminho mais curto, facilitando assim a sua vida.
Os bilhetes de destino que forem concluídos no final de cada partida vão dá uma quantidade de pontos extras para o jogador que completou a sua rota, e os bilhetes que não foram completados vai tirar essa mesma quantidade de pontos do jogador. Assim, não é muito bom que se tenha uma grande quantidade de bilhetes de destino na mão, pois eles podem dá um grande revés ao final da partida.
Vagões
O jogo vem com pequenas miniaturas de vagões de cinco cores diferentes, esses vagões são colocados nas rotas que o jogador conquistou ao longo da partida.
Componentes
O jogo não possui uma grande quantidade de componentes, basicamente é um monte de cartas, vagões de plástico e o tabuleiro central, porém as poucas peças que esse jogo possui são de uma qualidade muito boa, as cartas são de um material bem resistente, digo isso porque quando comprei o meu Ticket to Ride eu ainda não tinha sleeves e jogamos esse jogo por muitas vezes e elas nunca se desgastaram. As peças de vagões também são de um plástico bem resistente e com cores bem chamativas, o que achei mais legal foi que como as peças de vagões são muito pequenas, podendo assim ser bem fácil de se perder, eles mandaram dentro da caixa peças extras para caso alguma se perca.
Por fim, tem a arte do jogo, também não é muita, mas achei bem legal, principalmente o tabuleiro do jogo, ele é muito bonito e com detalhes bem legais, o que o deixa muito bonito na mesa de jogo.
Considerações sobre o Jogo
Ticket to Ride é um jogo simples, porém com muitas estratégias possíveis, é aquele estilo de jogo mais causal na minha opinião, aquele estilo de jogo onde você vai querer reunir os amigos apenas para se divertir um pouco, mas ele também é aquele jogo onde cada partida pode se tornar uma guerra com jogadas minuciosamente calculadas, onde cada rota, conquista ou tomada do seu oponente pode gerar gritos de vitória na mesa. Esse é Ticket to Ride, um jogo simples e casual, porém repleto de estratégia por trás dos seus vagões.
Eu acredito que esse seja um dos melhores jogos para se apresentar a novatos ou levar para mesa com pessoas que nunca viram um boardgame na vida, ele possui um tema, arte e componentes muito chamativos, além de regras muitos simples, o que vai fazer todos na mesa ficarem muito empolgados a cada partida.
Curta a pagina do canal no Facebook:
Mais resenhas do canal: