Terminando de ouvir agora! Gostei bastante dos debates. Eu valorizo MUITO o tema e sou muito afetado por ele, a ponto de ter mais vontade de conhecer ou não um jogo por causa do tema dele. Não deixo de jogar um jogo com um tema que não gosto (ou mesmo sem tema) só por causa disso, mas tenho muito mais vontade de jogar algo com uma ideia que eu acho legal.
Puerto Rico, por exemplo, não tem um tema que me agrada, mas a jogabilidade é ótima então não deixo de jogar... como falaram, o tema atrai jogadores pra conhecer mas o que mantém é a mecânica. Splendor, em compensação, é um dos meus Top 3 e a mecânica não influencia o jogo de forma alguma - então toda moeda tem dois lados.
Me veio à cabeça o jogo Genial (a.k.a. Ingenious), que nunca joguei. Por que nunca joguei? Porque eu olho praquela caixa e nada nela me chama a atenção. Quer dizer, eu gosto de abstratos, de jogos simples com poucas regras e muita profundidade, mas eu já tenho alguma bagagem boardgamer pra ter noções e vontades como essas ao querer conhecer um jogo. Ainda mais sendo de um designer renomado como o Knizia, e que eu provavelmente iria gostar, até porque já me falaram muito bem.
Mas imaginem que eu não tenha nada disso. Vendo ele na prateleira ao lado de um K2, por exemplo. Olhando pra caixa do K2 eu já sei exatamente o que esperar daquele jogo. Envolve escaladas, provavelmente vai ser difícil, se for realista vai haver muita coisa pra eu me preocupar. Agora olhando para a caixa do Genial, ela não me diz nada... eu teria que olhar para trás da caixa, ler o que tem lá, isso só para ter uma ideia do que vou jogar. É mais difícil de atrair gente assim...
E falando um pouco dos pontos que comentaram:
- Eu sou um dos que gosta do tema de Love Letter, e desgosta desses Love Letters com outros temas. Ao meu ver o tema é suficientemente explicado, inclusive o manual diz porque cada personagem tem tal habilidade (a Condessa, por exemplo, vive fofocando com o Rei e o Príncipe e não gosta da má fama que isso causa, por isso não quer ser vista com eles). Além disso o tema principal (conquistar a princesa) desencadeia muitas piadas e frases legais durante o jogo. Claro que o tema pode ter sido colado com saliva, mas o que me incomoda é que nenhuma outra versão teve uma parte suficientemente convincente nesse ponto - nem no objetivo final, nem nas habilidades dos personagens. Pra mim simplesmente não colou (com o perdão do trocadilho).
- Eu totalmente toparia jogar um Monopoly baseado em laticínios!
Detalhe que sou intolerante a lactose. Mas nem por isso eu deixo de ouvir o Leite Night hehehe
- O Dogs tem uma razão para o motorista voltar com 1 ponto de gasolina, e ela está no manual: ele conhece bons atalhos e volta por eles. Não acho que isso justifique toda a economia de gasolina (ainda mais quando você gasta uns 6 pontos em um turno), mas hey, a justificativa está lá. Achei razoavelmente válida.
- Falando em cachorro num apocalipse zumbi... Acredito que aquela parte do cast tenha sido baseada neste jogo, mas caso alguém lendo não saiba: Dead of Winter, apesar de ser um jogo serião e cabreiro, tem um alívio cômico no Sparky, personagem cachorro que não somente atira com espingarda mas também "conversa" com as pessoas, sabe ler e toma decisões com a mesma capacidade de um humano. Óbvio que isso não faz o menor sentido, no começo também não gostei, mas depois que passei a aceitar isso como um único lado zuero (quer dizer, tirando algumas cartas de encruzilhada sacanas) em um jogo que de outra forma é sério, tudo ficou mais fácil. E na versão A Noite Sem Fim, tem um macaco - mas ele é um macaco de laboratório, o que pode ajudar na justificativa. Ou não.
- Novamente falando de DoW, ele pra mim é um jogo cujo tema dificilmente poderia ser substituído, justamente por causa do lore. As cartas de encruzilhada, por exemplo, dão todo um clima para o jogo se baseando em vários dos elementos dele (zumbis, inverno, escassez, pessoas, etc). Ao contrário da maioria dos jogos que poderíamos simplesmente mudar o skin, neste caso teríamos que mudar a lore de todas as cartas... Acredito que isso vale para todos os jogos que envolvem storytelling, como Above and Below, mesmo que ela não seja a mecânica principal (como num T.I.M.E. Stories). Na real a coisa que mais facilmente poderia ser trocada são os zumbis... eu acho justamente que poderia ser outra ameaça à humanidade (monstros de gelo? white walkers? ursos polares desenfreados?) para fugir daquele estigma de "é só mais um jogo de zumbi", pois além do foco principal não ser esse, DoW está muito longe disso.
Ufa, empolguei! Mas isso mostra que o podcast foi bom e o papo foi maneiro. Meus cumprimentos a todos os participantes, por falarem tanta coisa de um assunto que eu adoro!