Quando comecei a divulgar o lançamento do jogo no Facebook e na Ludopedia, muita gente entrou em contato para saber como funcionaria no jogo a troca dos efeitos dos dados. Dessa forma, decidi escrever esse post para explicar como funciona.
Cada jogador possui um playmat individual que mostra o efeito de cada face. Quando os dados são rolados, eles são alocados de acordo com sua face nos locais onde possui um cubo. Cada face possui dois locais para alocação, o que significa que o efeito de uma face pode ser repetido no máximo 2 vezes (algumas cartas possuem locais de alocação adicionais). A figura abaixo mostra o playmat e como funciona a alocação.
O efeito do cristal (face 3 do playmat) permite que o jogador compre cartas que podem substituir os efeitos de cada face do dado no playmat. Conforme a figura abaixo, a carta deve ser colocada por cima do efeito da face do dado na face desejada.
Não tem problema se algum ícone não estiver mais presente ou se existirem faces com ícones repetidos. De acordo com a estratégia do jogador, ele pode ir construindo os efeitos das faces de seus dados como desejar. O jogo possui algumas restrições em relação a evolução dessas faces, como o fato de que depois de colocada uma carta, ela pode ser descartada para dar lugar a outra, mas nunca alterada de lugar. A figura abaixo mostra como ficaria o playmat depois de adicionadas as cartas (a borda branca é apenas para ressaltar a posição das cartas).
A carta que possui o pergaminho pela metade, permite que novas cartas sejam adicionadas naquele local de forma a acumular o efeito com a carta anterior. Cartas com o pergaminho completo, precisam ser retiradas se você deseja adicionar outras. Veja abaixo um exemplo de como o playmat poderia ficar ao evoluir em uma partida:
Repare que algumas cartas possuem a imagem de um fragmento na parte superior direita. A cada 3 cartas com esse símbolo, o jogador tem direito a jogar um dado adicional!
A soma das "bolhas" na parte superior esquerda da carta é a quantidade de poder que aquela carta adiciona aos seus hexaedros (ou seja, os seus dados). Ao subir os pontos totais de poder, o jogador passa a ter acesso a cartas mais fortes que podem melhorar ainda mais os efeitos de cada face. O objetivo do jogo é justamente conseguir levar seus hexaedros a 21 ou mais pontos de poder antes do seu adversário. Para isso você vai precisar, não só construir o cubo com os efeitos que você deseja, mas também planejar bem a evolução dele para aumentar seu poder mais rápido que seu adversário.
Espero que esse post tenha esclarecido como funciona a mecânica central do jogo. Apesar de não ter detalhado toda as regras, acho que foi possível ter uma boa noção!
Qualquer dúvida ou observação, é só mandar nos comentários!