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  3. Terraforming Mars
  4. Review - Terraforming Mars: colonizando o planeta

Review - Terraforming Mars: colonizando o planeta

Terraforming Mars
  • avatar
    tabulaquadrada01/08/17 01:21
    avatar
    tabulaquadrada
    01/08/17 01:21
    954 mensagens MD

    Postado originalmente em: http://tabulaquadrada.com.br/review-terraforming-mars-colonizando-o-planeta-vermelho/ por @rejolope

    Marte, o planeta vermelho já foi alvo de inúmeras histórias de colonização, mas agora é o foco de um jogo de tabuleiro. Terraforming Mars, lançado aqui no Brasil pela Meeple BR Jogos é sensacional. Difícil não se entusiasmar durante as partidas e querer jogar várias vezes. Bora dar uma olhada geral no jogo?

    http://tabulaquadrada.com.br/wp-content/uploads/Ficha-Tecnica-Terraforming-Mars-01.png

    Componentes
    O jogo chegou num preço muito bom aqui em terras tupiniquins e a qualidade a mesma da versão internacional. O que não deixa de apresentar algumas coisinhas que deixam o gosto de “poderia ser melhor”. Os playmats dos jogadores é muito fino e o dinheiro é contado com os mesmos marcadores de recursos. Não atrapalha em nada o jogo, mas seria mais bonitinho se fossem mais grossos os mats e marcadores de dinheiro mesmo. O problema da versão nacional foram 15 (!!!) cartas com problemas de revisão. Mas, a editora prometeu imprimir novamente as cartas e enviar para a galera. Enquanto isso, existe uma versão com as erratas para past-up em PDF na Ludopedia.


    O que vem na caixa: 1 livreto de regras, 1 tabuleiro de jogo, 5 tabuleiros de jogador, 17 cartas de corporações, 208 cartas de projetos,  8 cartas de referência, 200 marcadores de jogador (cubos plásticos transparentes, 5 cores), 200 marcadores de recurso (cubos plásticos opacos de diferentes tamanhos, em dourado, prateado e cobre), 3 marcadores para o tabuleiro de jogo (cubos plásticos grandes em branco), 9 tiles de oceano, 60 tiles de vegetação/cidade, 11 tiles especiais e 1 marcador de primeiro jogador.
    http://tabulaquadrada.com.br/wp-content/uploads/FRA8596.png

    Um planeta bem feito para ser terraformado

    Terraforming Mars
    Sua corporação foi convocada para trabalhar na terraformação de Marte. O subsídio do governo é bom e você quer participar desse marco histórico da humanidade, afinal de contas no ano 2400, a Terra não é mais o planeta água. Com essa premissa, você vai disputar com os outros jogadores para ver quem consegue mais pontos de terraformação e vitória, que são os pontos de vitória do jogo.


    Preparação do jogo
    Coloque o tabuleiro no centro da mesa e os tiles de oceanos no lugar reservado para eles. Coloque também um cubo branco no início da trilha de oxigênio, temperatura e no 1 no marcador de pontos, que vai controlar as gerações que o jogo é jogado. Cada jogador recebe um playmat, os cubos transparentes de uma cor, duas cartas de corporações e dez cartas de projetos. Eles escolherão uma entre as duas, quais a sua corporação e receberá os recursos iniciais de acordo com elas. Escolhem também os projetos que vão começar em sua mão, pagando 3 Megacréditos (M$) por cada carta, descartando o restante. Coloque um marcador da cor de cada jogador no ícone de terraformação na trilha de pontos. Sorteie um jogador para começar a partida e dê o marcador para ele.


    Em seguida, cada jogador coloca um cubo de sua cor em cada um dos marcadores do seu playmat.


    Caso os jogadores sejam inexperientes, é recomendável jogar o modo básico em que cada um começa com 1 na produção e corporações para iniciantes (ao invés de escolher uma de duas), além de não utilizar as cartas com uma marca vermelha no canto inferior esquerdo.
    http://tabulaquadrada.com.br/wp-content/uploads/FRA8605.png

    Tudo pronto para começar

    O jogo
    O jogo acontece durante gerações, em que os jogadores vão jogando os seus turnos, até que todos passem e comece uma nova geração. Os pontos são conquistados através da alteração de parâmetros globais (oxigênio, temperatura e oceanos), de algumas cartas de projeto, tiles e cidades no final do jogo.


    Uma geração
    Em uma geração (rodada) acontecem 4 etapas: 1- mudança de ordem do primeiro jogador, 2- fase de pesquisa, 3- fase de ação e 4- fase de produção. Vamos ver um pouco sobre cada uma delas.


    1- Mudança de ordem do primeiro jogador
    O marcador de primeiro jogador é passado para o jogador à esquerda do atual first player.


    2- Fase de pesquisa
    Cada um dos jogadores adquirem 4 cartas e pode comprar quantas dessas quiser, pagando 3 por carta.


    3- Fase de ação
    Cada um dos jogadores em sua vez, realiza 1 ou 2 ações, seguindo em sentido horário.


    Ações do jogo


    a) Jogar uma carta
    Baixe uma carta da mão pagando o seu custo localizado no canto superior esquerdo da carta, recebendo em seguida o seu bônus. O bônus está descrito nos ícones no meio e na base da carta, com um texto explicativo.


    Existem 3 tipos de cartas no jogo: Eventos (vermelhas), Ativas (azuis) e Autômatas (verdes). Os Eventos você realiza o efeito da carta uma vez e cria um monte desse tipo de cartas virada para baixo ao lado do playmat do jogador. As Ativas possuem novas ações para serem executadas como uma das ações do jogo ou habilidades passivas. As Autômatas oferecem benefícios como aumentar algum tipo de produção, pontos de terraformação, entre outros.


    É preciso tomar cuidado com alguns requisitos que as cartas possuem, como temperatura máxima, mínima, nível de oxigênio, ícones nas cartas, entre outros.
    http://tabulaquadrada.com.br/wp-content/uploads/FRA8602.png

    Baixando uma carta

    b) Reivindicar marcos
    Após realizar um dos marcos no jogo, o jogador paga 8 M$ e colocar o seu marcador em um dos marcos do jogo. Eles são: Terraformador (alcançar 35 no índice de terraformação), Prefeito (ter três cidades), Jardineiro (possuir 3 tiles de vegetação), Construtor (ter 8 símbolos de construção nas cartas abertas) e Planejador (ter 16 cartas na mão na hora de reivindicar o marco). Apenas 3 marcos podem ser realizados por jogo.
    http://tabulaquadrada.com.br/wp-content/uploads/FRA8608.png

    Os marcos do jogo

    c) Financiar um prêmio
    Financie um dos prêmios do tabuleiro pagando 8, 14 ou 20, de acordo com a ordem realizada. Apenas 3 prêmios podem ser financiados por jogo. No final do jogo, o jogador que conseguir mais de um determinado critério ganha 5 pontos e o segundo 2. Em caso de empate, os dois primeiros ganham 5 pontos e não há premiação para o segundo lugar. Os prêmios são: Proprietário (maior número de tiles em jogo), Banqueiro (maior nível em produção de M$), Cientista (maior número de ícones de ciência), Termalista (maior quantidade de calor) e Minerador (maior número de recursos na soma de aço e titânio).
    http://tabulaquadrada.com.br/wp-content/uploads/FRA8609.png

    Financie os seus prêmios

    d) Usar um projeto padrão
    As ações do projeto padrão estão indicadas no canto inferior esquerdo do tabuleiro. Podem ser usadas quantas vezes for preciso durante uma geração. As ações são: descartar um número qualquer de cartas da mão para ganhar o mesmo em M$. Pagar 11 M$ para aumentar em 1 nível a produção de energia. Pagar 14 M$ para aumentar em 1 nível a temperatura (e ganhar um ponto). Pagar 18 M$ para colocar um tile de oceano (aumentando em 1 seu IT e o bônus por colocação do tile). Colocar um tile de vegetação por 23M$, isso aumenta em 1 o nível de oxigênio (e o IT, além do bônus por colocação do tile). Colocar uma cidade, pagando 25 M$, ganhando quaisquer bônus por colocação do tile e aumentando em 1 nível a produção de M$.
    http://tabulaquadrada.com.br/wp-content/uploads/FRA8611.png

    As ações do projeto padrão

    e) Converter plantas em vegetação
    Descarte 8 de planta e coloque um tile de vegetação no tabuleiro, aumente o oxigênio em um (e ganhe 1 ponto de IT), além de receber o bônus do lugar, caso exista.
    http://tabulaquadrada.com.br/wp-content/uploads/FRA8613.png

    Colocando um tile de vegetação

    f) Converter calor em um aumento de temperatura
    Descarte 8 de calor para aumentar em 1 nível a temperatura, ganhando um ponto de IT.
    http://tabulaquadrada.com.br/wp-content/uploads/FRA8617.gif

    Subindo a temperatura do planeta

    g) Usar a ação de uma carta azul em jogo
    Uma vez por geração é possível usar uma ação de carta azul. O jogador deve colocar um marcador de sua cor para indicar que já utilizou naquela geração.
    http://tabulaquadrada.com.br/wp-content/uploads/FRA8622.png

    Um exemplo de carta de ação

    A rodada continua até que todos os jogadores passem (não fazendo ações).


    4- Fase de produção
    Primeiro todos os marcadores de energia viram calor. Em seguida, os jogadores coletam recursos de acordo com os seus níveis de produção indicados no seu tabuleiro.
    http://tabulaquadrada.com.br/wp-content/uploads/FRA8590.png

    A produção é feita de acordo com os indicadores do tabuleiro do jogador

    Em seguida, a geração atual é encerrada e dá-se início a uma nova geração.


    Final de jogo
    O jogo continua em gerações, até que os 3 parâmetros globais atinjam o seu limite máximo: oceanos, oxigênio e calor. Termina-se a geração e após a fase de produção, os jogadores podem converter suas plantas em tiles de vegetação. Depois disso, faz-se a pontuação final.


    A pontuação final é feita utilizando os seguintes critérios: pontos de terraformação (ganhos durante o jogo), pontos de marcos, de prêmios e por último pontos de cartas, incluindo os eventos. O jogador que atingiu a maior pontuação é o vencedor.
    http://tabulaquadrada.com.br/wp-content/uploads/FRA8589.png

    A partida termina e em seguida é feita a contagem da pontuação final

    Considerações
    Quando um jogo relativamente novo começa a subir posições no Board Game Geek e na Ludopedia, fique ligado! Ele está ali por um bom motivo! Terraforming Mars, não é diferente. Que jogão da p****! Cheio de camadas a serem descobertas, opções para pontuar, ações variadas, diferentes habilidades. É o tipo do jogo que você termina pensando na próxima partida. Ele consegue ser complexo e simples ao mesmo tempo. Mas, o segredo está nas cartas!


    Sim, as cartas do jogo é o que vão dar a vitória. Os melhores jogadores são os que conseguem trabalhar a sinergia das cartas com a sua corporação. Símbolos e poderes das cartas que vão se unindo e fazendo os pontos aumentarem. No início de Terraforming Mars você possivelmente irá investir em produção, pois os recursos vão ser utilizados para ativar cartas e pontuar. Principalmente o dinheiro. Ter muito dinheiro nesse jogo é uma boa forma de ir bem.


    O caminho para a vitória começa a ser definido no início do jogo. Sair com cartas em sinergia com a corporação faz muita diferença no início do jogo. Se não sair, compensa guardar dinheiro e investir em cartas nas outras rodadas.


    Marcos e prêmios são lugares importantes para pontuar no jogo. Não deixe de colocar ali um marcadorzinho e se certificar terminar o jogo na frente nos prêmios. Os tiles também são importantes para a pontuação em Terraforming Mars. No final do jogo eles podem dar muitos pontos, além de alguns recursos no meio da partida em que você pode se beneficiar para fazer outras ações.


    No final de jogo tente guardar vegetação pois, ainda haverá a oportunidade de colocar tiles de vegetação e conseguir alguns pontinhos no final.
    É um top 10 de jogos estratégicos e com toda a certeza você precisa conhecer, quiçá, tê-lo em sua coleção! Ele consegue mesclar muitas mecânicas de forma interessante e temática. Prato cheio para todos os amantes de euros!
    O que gostei em Terraforming Mars
    • Mecânicas interessantes e ligadas ao tema;
    • Preço acessível;
    • Altamente estratégico e com muitas formas de pontuar;
    • Sinergia das cartas é sensacional.

    O que não gostei em Terraforming Mars
    • Alguns componentes distoam do geral de forma negativa;
    • As artes das cartas e do playmat poderiam ser mais interessante.

    Indicado para
    Jogadores novos, fãs de eurogames e jogos estratégicos.

    2
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  • Canal

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    Comentários:

  • wansel
    49 mensagens MD
    avatar
    wansel01/08/17 08:51
    wansel » 01/08/17 08:51

    Ao ler os pontos positivos e negativos, tenho de concordar que a arte do jogo não é atraente, confesso que nunca me interessei por este devido ao tabuleiro, algo que esta mudando a partir desta postagem, para bens pela analise.

    2
  • rejolope
    1121 mensagens MD
    avatar
    rejolope01/08/17 12:35
    rejolope » 01/08/17 12:35

    wansel::Ao ler os pontos positivos e negativos, tenho de concordar que a arte do jogo não é atraente, confesso que nunca me interessei por este devido ao tabuleiro, algo que esta mudando a partir desta postagem, para bens pela analise.

    Opa, valeu!
    Realmente a arte espanta um pouco, mas o jogo é sensacional. Entrou direto para o top 10 aqui nas nossas mesas.

    0
  • butilheiro
    2881 mensagens MD
    avatar
    butilheiro01/08/17 18:30
    butilheiro » 01/08/17 18:30

    Eu tenho um problema não só com a arte do jogo, mas também com algumas decisões de design. Até entendo dinheiro e outros recursos usarem os mesmos marcadores, isso não me incomoda tanto, mas o tabuleiro do jogador em si é ruim, além do material muito básico. Ele é confuso e sem um dashboard, vira uma bagunça.

    A arte das cartas é uma zona. Uma hora são ilustrações dos autores, outra hora são fotos, e outra ainda são imagens que os caras pegaram no Google (ou na NASA, como alguns créditos indicam). Mas é tudo bem desencontrado, não conversa uma coisa com a outra e tal. O tabuleiro até passa, porque ele é funcional e atinge o objetivo. Mas quando você pega um jogo que tem a capa que o Terraforming tem - acho a caixa do jogo muito bonita - você espera mais dos componentes.

    Mas enfim, é como você disse no texto, Renato, o valor está bem abaixo de outros valores praticados no mercado. O custo benefício do jogo vale a pena. E o jogo é realmente um jogaço!

    3
  • rejolope
    1121 mensagens MD
    avatar
    rejolope01/08/17 22:56
    rejolope » 01/08/17 22:56

    butilheiro::Eu tenho um problema não só com a arte do jogo, mas também com algumas decisões de design. Até entendo dinheiro e outros recursos usarem os mesmos marcadores, isso não me incomoda tanto, mas o tabuleiro do jogador em si é ruim, além do material muito básico. Ele é confuso e sem um dashboard, vira uma bagunça.

    A arte das cartas é uma zona. Uma hora são ilustrações dos autores, outra hora são fotos, e outra ainda são imagens que os caras pegaram no Google (ou na NASA, como alguns créditos indicam). Mas é tudo bem desencontrado, não conversa uma coisa com a outra e tal. O tabuleiro até passa, porque ele é funcional e atinge o objetivo. Mas quando você pega um jogo que tem a capa que o Terraforming tem - acho a caixa do jogo muito bonita - você espera mais dos componentes.

    Mas enfim, é como você disse no texto, Renato, o valor está bem abaixo de outros valores praticados no mercado. O custo benefício do jogo vale a pena. E o jogo é realmente um jogaço!

    Isso mesmo. Concordo com tudo que você disse, apesar de não ter colocado tudo no texto! hahahaha.
    Abraço! 

    1
  • ricardosantos76
    1998 mensagens MD
    avatar
    ricardosantos7602/08/17 08:31
    ricardosantos76 » 02/08/17 08:31

    butilheiro::Eu tenho um problema não só com a arte do jogo, mas também com algumas decisões de design. Até entendo dinheiro e outros recursos usarem os mesmos marcadores, isso não me incomoda tanto, mas o tabuleiro do jogador em si é ruim, além do material muito básico. Ele é confuso e sem um dashboard, vira uma bagunça.

    A arte das cartas é uma zona. Uma hora são ilustrações dos autores, outra hora são fotos, e outra ainda são imagens que os caras pegaram no Google (ou na NASA, como alguns créditos indicam). Mas é tudo bem desencontrado, não conversa uma coisa com a outra e tal. O tabuleiro até passa, porque ele é funcional e atinge o objetivo. Mas quando você pega um jogo que tem a capa que o Terraforming tem - acho a caixa do jogo muito bonita - você espera mais dos componentes.

    Mas enfim, é como você disse no texto, Renato, o valor está bem abaixo de outros valores praticados no mercado. O custo benefício do jogo vale a pena. E o jogo é realmente um jogaço!


    Faço minhas as suas palavras, Butilheiro.

    O design gráfico do jogo, além de fraco como no caso dos tabuleiros individuais (seriam perfeitos se tivesse encaixes como no Scythe), é muito datado - parece que foi feito na década de 90 (usando Photoshop da época) - e não há homogeneidade alguma entre as ilustrações... e nem é questão de haver estilos diferentes de desenho ou fotografia, mas sim que parece tudo muito aleatório, como se catassem várias fotos de um banco de imagens (e acho que fizeram exatamente isso...).

    Hoje TMars ocupa o no. 1 no meu "Top 5 Jogos feios de alma bonita". :D

    2
  • butilheiro
    2881 mensagens MD
    avatar
    butilheiro02/08/17 10:36
    butilheiro » 02/08/17 10:36

    ricardosantos76::
    butilheiro::Eu tenho um problema não só com a arte do jogo, mas também com algumas decisões de design. Até entendo dinheiro e outros recursos usarem os mesmos marcadores, isso não me incomoda tanto, mas o tabuleiro do jogador em si é ruim, além do material muito básico. Ele é confuso e sem um dashboard, vira uma bagunça.

    A arte das cartas é uma zona. Uma hora são ilustrações dos autores, outra hora são fotos, e outra ainda são imagens que os caras pegaram no Google (ou na NASA, como alguns créditos indicam). Mas é tudo bem desencontrado, não conversa uma coisa com a outra e tal. O tabuleiro até passa, porque ele é funcional e atinge o objetivo. Mas quando você pega um jogo que tem a capa que o Terraforming tem - acho a caixa do jogo muito bonita - você espera mais dos componentes.

    Mas enfim, é como você disse no texto, Renato, o valor está bem abaixo de outros valores praticados no mercado. O custo benefício do jogo vale a pena. E o jogo é realmente um jogaço!


    Faço minhas as suas palavras, Butilheiro.

    O design gráfico do jogo, além de fraco como no caso dos tabuleiros individuais (seriam perfeitos se tivesse encaixes como no Scythe), é muito datado - parece que foi feito na década de 90 (usando Photoshop da época) - e não há homogeneidade alguma entre as ilustrações... e nem é questão de haver estilos diferentes de desenho ou fotografia, mas sim que parece tudo muito aleatório, como se catassem várias fotos de um banco de imagens (e acho que fizeram exatamente isso...).
    Hoje TMars ocupa o no. 1 no meu "Top 5 Jogos feios de alma bonita". :D

    Esse top 5 merece um tópico, hein? Hahaha

    2
  • ricardosantos76
    1998 mensagens MD
    avatar
    ricardosantos7602/08/17 10:41
    ricardosantos76 » 02/08/17 10:41

    butilheiro::
    ricardosantos76::
    Faço minhas as suas palavras, Butilheiro.

    O design gráfico do jogo, além de fraco como no caso dos tabuleiros individuais (seriam perfeitos se tivesse encaixes como no Scythe), é muito datado - parece que foi feito na década de 90 (usando Photoshop da época) - e não há homogeneidade alguma entre as ilustrações... e nem é questão de haver estilos diferentes de desenho ou fotografia, mas sim que parece tudo muito aleatório, como se catassem várias fotos de um banco de imagens (e acho que fizeram exatamente isso...).
    Hoje TMars ocupa o no. 1 no meu "Top 5 Jogos feios de alma bonita". :D

    Esse top 5 merece um tópico, hein? Hahaha


    Se tiver tempo, faço uma lista hoje. Obrigado pela sugestão. ;)

    1
  • fredgarcez
    86 mensagens MD
    avatar
    fredgarcez02/08/17 10:56
    fredgarcez » 02/08/17 10:56

    Acho que sou o único que gostou da arte por aqui! :D :D

    Gostei da assincronia de estilos, não sei se proposital ou situacional, mas gostei!


    Dei nota 9.8 pra ele na minha lista, só não tirou 10 pq o tabuleiro individual é realmente muito ruim! Um parecido com o Scythe seria perfeito. De resto, um jogo sensacional e que traz na aleatoriedade das cartas a essência para cada partida ser única, o planejamento de estratégia deve ser feito em real-time pra conquistar a vitória e isso me encanta demais.


    0
  • ricardosantos76
    1998 mensagens MD
    avatar
    ricardosantos7603/08/17 13:04
    ricardosantos76 » 03/08/17 13:04

    butilheiro::
    ricardosantos76::
    Faço minhas as suas palavras, Butilheiro.

    O design gráfico do jogo, além de fraco como no caso dos tabuleiros individuais (seriam perfeitos se tivesse encaixes como no Scythe), é muito datado - parece que foi feito na década de 90 (usando Photoshop da época) - e não há homogeneidade alguma entre as ilustrações... e nem é questão de haver estilos diferentes de desenho ou fotografia, mas sim que parece tudo muito aleatório, como se catassem várias fotos de um banco de imagens (e acho que fizeram exatamente isso...).
    Hoje TMars ocupa o no. 1 no meu "Top 5 Jogos feios de alma bonita". :D

    Esse top 5 merece um tópico, hein? Hahaha


    Feito!

    https://ludopedia.com.br/lista/10449/jogos-feios-de-alma-bonita

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Terraforming Mars - Review - Terraforming Mars: colonizando o planeta
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