Por Richard Garfield
Somente depois de algum tempo que eu descobri que a nova versão de Robo Rally (Robo Rally (2016 Edition)) estava lançada. Eu estava tão fora do mercado que foi uma surpresa completa - eu escrevi um email para a Hasbro perguntando porque eu não havia sido avisado - e nunca recebi uma resposta.
Eu tropecei no jogo na parte de trás de uma loja de jogos local. Olhando para o pacote, eu nem sabia que era a nova versão. Eu li o texto e olhei para a foto, procurando um sinal de que era a nova versão - eventualmente eu vi os componentes, que eram novos - e, assim, concluí que estava de fato olhando para a nova versão do jogo.
Edição de 1994 e edição de 2016
É claro que este jogo deve ter uma ficha separada (no BGG e na Ludopedia). É um jogo diferente. É tão diferente que tencionava publicá-lo com um nome diferente quando não recebi nenhuma resposta da Hasbro. Mas as pessoas que o comparam com o velho RoboRally não são inteiramente culpadas - a Hasbro aparentemente ficou no caminho para se certificar de que parecia o antigo RoboRally em todos os sentidos. É por essa razão que estou escrevendo essas notas, sinto que o jogador deve encontrar uma descrição das diferenças e seus motivos de uma fonte semi oficial.
Eu não quero que as pessoas que gostam do
RoboRally original obtenham esta versão e depois se decepcionam porque não é o que eles esperam. Então, deixe-me dizer-lhe como designer o que eu estava tentando fazer e por quê. Nas notas a seguir, eu me referirei ao antigo Roborally como RR Clássico e novo Roborally como RR Novo.
A Origem
Koni, minha esposa, lamentava o fato de que raramente jogamos os meus jogos, exceto quando eles estão em desenvolvimento. Isso ocorre porque quando eu jogo jogos com os quais terminei o design, eu me sinto mal sempre que vejo uma falha. Geralmente, quando eu me forço a jogar, eu me divirto, mas essa é a minha natureza. Quando jogamos o RoboRally clássico, eu realmente tive problemas com as falhas, em parte porque é um dos meus primeiros projetos e em segundo lugar que eu me importo com isso. Ela sugeriu que eu o redesenhasse usando meus 25 anos extra de experiência em design. Quanto mais eu pensava sobre isso, mais eu gostava dessa ideia, então eu comecei a pensar sobre uma reinicialização do RoboRally.
O Baralho
A maior mudança foi que os jogadores tivessem seu próprio baralho de cartas de programação. Isso ajudou com pelo menos dois dos meus problemas. Primeiro, aplanou a distribuição para que as chances de obter uma mão útil fossem muito maiores. Isso me matava, ouvindo os jogadores se queixarem de não pegar os movimentos que precisavam. Com os baralhos individuais, você ainda pode obter mãos incríveis ou terríveis - mas os jogadores quase sempre têm algo útil. Em segundo lugar, odiava distribuir as cartas. O cara que distribuía as cartas do RR classic tem que lidar com diferentes tamanhos de grupos, o que é um pequeno mas omnipresente aborrecimento. Se você tiver uma pessoa designada a distribuir as cartas, poderá sentir-se ótimo - mas, como eu que era responsável no meu grupo, achei cansativo - e fiquei espantado com o quanto as coisas ficaram mais rápidas quando os jogadores mantém o controle de seus próprios baralhos.
Cada jogador possui seu próprio baralho com cartas de sua cor
Isso não foi pensado para ser um jogo de construção de decks, e sim para acelerar a reposição de carta com os baralhos individuais.
Dano
Enquanto alguém pode ficar desapontado, o jogo não é realmente um construção de deck, e sim um jogo de destruição de deck. Os baralhos pessoais me permitiram renovar o sistema de danos. No RR Novo, o dano é representado pela adição de bugs em seus baralhos pessoais, que são cartas em branco. Ao invés de desligar para se livrar de seus erros - você deve programá-los, gerando um movimento aleatório, mas depois desaparecem.
Isso fez o jogo ficar muito mais louco de uma maneira que eu gostei. No RR clássico, os jogadores desligavam após alguns danos ou pressionavam a sorte. Desligar era passar um turno, que é um pouco arrasador. Por esta razão, os jogadores tendem a pressionar sua sorte mais do que deveriam - não porque fosse uma boa jogada, mas porque ficavam entediados, ignorando um turno. No RR novo, os jogadores têm mais opções ao tirar danos e geralmente ficam menos aborrecidos. Um jogador pode ignorar seus danos por um tempo, pressionando a sorte de maneira semelhante ao RR Clássico, ficando com cada vez mais pequenas mãos probabilísticas. Os jogadores agora têm a opção de jogar apenas um ou dois bugs em uma mão de uma maneira que pode não machucá-los muito, ou mesmo, se eles são inteligentes e sortudos, ajudá-los.
Carta da nova versão à esquerda e carta da versão de 94 à direita
Em RR Clássico, os jogadores conservadores pulavam entre os turnos para não arriscar demais em seu programa e ignorando as rodadas para manter essa vantagem. Em RR Novo, todos os jogadores devem lidar com o caos de um robô danificado. Um jogador conservador pode ter menos chances, mas eles estarão lançando movimentos aleatórios em algum momento e aumentando o caos do jogo.
O novo sistema de danos também permitiu novos tipos de danos. Portanto, existem cavalos de Troia que, quando programados, são removidos, mas substituídos por dois erros. Isso significa que você temporariamente faz o seu baralho piorar limpando os cavalos de troia. Os vírus quando excluídos são colocados nos baralhos dos jogadores próximos. O erro de tela azul simplesmente reinicia o seu robô, reiniciando-o como se tivesse conduzido para um poço ou fora do mapa.
Cartas de opção
Cartas de Opção
Os jogadores do RR Clássico muitas vezes sentiam que não havia cartas de opção suficientes para jogar. Isso às vezes era resolvido ao dar uma carta de opção para cada jogador no início do jogo ou com alguma customização semelhante. Eu realmente não gostei desse tipo de correção - porque as cartas de opções eram bem diferentes.
Outra coisa que não parecia certa era que, de uma maneira similar à decisão de desligar, a jogada correta nem sempre era a mais divertida. Muitas vezes, era incorreto sair do seu caminho para obter uma opção - esta é uma corrida, afinal. Os jogadores fariam isso, no entanto, porque achavam que as opções eram divertidas. Era uma boa ideia fazer uma jogada de jogo incorreta e divertida.
Então, minha solução era dar a todos os jogadores uma mão de 3 cartas de opção e alguma energia. As cartas de opção têm um custo de energia - e os jogadores podem obter energia através de seu programa ou pegar energia de certos quadrados no tabuleiro. O custo me permitiu equilibrar as opções um pouco melhor, e dar aos jogadores uma mão de opções permitiu-lhes escolher a opção que apoiava a sua peça. Se você não gostasse das suas cartas ou se você jogou todas elas, você poderia comprar novas cartas com 2 de energia, o que iria para sua mão. Os jogadores ainda podem sair do seu caminho para obter mais energia ao custo da velocidade na corrida - efetivamente obtendo mais opções - mas mesmo um jogador focado inteiramente em corridas estará recebendo opções.
Esquerda: robô da nova versão. Direita: robô da versão clássica
Prioridade
Eu brinquei com alguns métodos diferentes para determinar qual robô tinha prioridade na ordem do turno e estabeleci um transmissor fixo no tabuleiro - quem estava mais próximo tinha prioridade. Os empates eram quebrados em uma varredura no sentido horário.
Isso teve alguns efeitos menores no jogo, o que eu gostei, mas pode não ser para o gosto de todos. Quando os robôs estão em uma posição, eles podem interferir uns com os outros, e muitas vezes é fácil para o jogador com prioridade fazê-lo, de maneiras mais sutis do que antes, pois eles podem empurrar com cartas de baixa velocidade. Em meus jogos, vi que eu estava fazendo mais programas que levavam em conta a minha prioridade e o fato de que eu poderia ser empurrado e eu não sabia o quão longe - em vez de simplesmente jogar a minha carta na esperança de sair do caminho primeiro.
Conclusão
Espero que isso ajude a mostrar aos jogadores do RoboRally sobre o que é
Robo Rally (2016 Edition). Eu estava preocupado em colocar este conjunto de mecânicas realmente diferentes em um jogo que muitos jogadores gostam de como é - foi uma das razões pelas quais eu fiz uma pesquisa no BGG há 2 anos. Se você realmente gosta do RR Clássico, pode estar desapontado porque estou corrigindo problemas que para você não são problemas. Mas se algum problema relatado aqui incomodou você também, talvez você deva dar uma olhada na nova versão.
Richard Garfield