Jovenzinhos, hoje finalmente chegou o meu Castles of Burgundy Grow Edition.
Então, chegou a hora de REALMENTE comparar as edições, lado a lado, como prometido em outro tópico.
De um lado, a versão mais pura e original possível: Die Burgen Von Burgund, alemã, direto da fonte, da Alea/Ravensburger.
De outro, a edição brazuka The Castles of Burgundy, da queridona Grow (isso mesmo, a Grow não traduziu o título do jogo, o que pra mim foi uma excelente sacada!).
(Este não é um artigo do nível dos mestres Butilheiro, Rodrigo Deus, Victor... e as fotos não tem 1% da qualidade das do Butilheiro!)
Let's go!!!
Caixa/capa
* Exatamente o mesmo tamanho (graças a deus nada daqueles devaneios de mudar o modelo da caixa, como fizeram com Puerto Rico ou Istanbul)
* O papelão utilizado é DIFERENTE! A versão Grow tem um papelão com micro-bolinhas parecendo braile, que dão um aspecto de maior resistência do que a versão gringa
* O único logo é da Grow (no love for Alea or Ravensburger!)
* Exatamente mesma arte, mas mais espichada, com uma borda mais estreita (perfurmaria, não muda a vida de ninguém!)



Interior da caixa (first layer)
* Aqui as notícias continuam boas: a cor do interior da caixa é um cinza escuro, diferente da cor de papelão da versão gringa
* O aspecto também é de maior resistência, e foge do comum (mais perfumaria, de fato)
* O tabuleiro vem - surpresa! - protegido por um plástico, como lacre de jogo, dentro da caixa. Esse é um cuidado que nem a versão americana e nem a alemã tiveram... ponto pra Grow!

Board comunitário (onde tudo acontece)
* E quem diria que, num primeiro momento, a surpresa seria boa? Removendo o plástico, o board da Grow tem cores muito mais vibrantes, é mais bonito na mesa e diferencia melhor os slots para os tiles... ponto pra Grow!
* Mas..... ah, meu amiguinho, sempre tem um mas... essas cores mais vibrantes vem a um preço alto, e que tenho certeza que nenhum eurogamer que se preze estaria disposto a pagar... o tabuleiro DE FATO É MAIS FINO. Sim, jovem... não bastasse a qualidade abaixo da mediana da versão origina, a Grow foi lá e chineleou a espessura do tabuleiro: veja foto mais abaixo... (sim, o de cima é Alea e o de baixo nosso estimado Grow)


Playerboards
* Sim, da mesma forma que o tabuleiro comunitário (deve ter um nome mais bonitão pra isso!) os tabuleiros do jogador também tem cores muito mais vibrantes!
* E sim, jovem... lá vem mais um "mas"... os playerboards TAMBÉM foram afinados, pra economizar alguns décimos de centavo "já que o público brasileiro não se importa com esses detalhes". Vai ser difícil de perceber na foto, mas com os dois na mão dá pra perceber com clareza!!!!

Precisão nas impressões e cortes
* Não vou investir energia em descrever aqui o que quero dizer. Veja a foto... pessoal da Mamute Jogos (jogue Swords & Bagpipes!) aqui do Sul tá imprimindo e cortando com muito mais maestria do que a consagrada Grow (veja as bordas)

Mas e o insert, heim!?
* Sim, eu comprei essa jóia só por causa do insert
* Sim, CABE TUDO NO INSERT. Pra quem diz que não cabe, ou não percebeu que alguns slots são maiores que os outros, ou não conhece o jogo suficiente pra saber que alguns tiles tem maior quantidade, e devem ir nos slots maiores, outros de menor quantidade, nos slots menores (duh!)
* Quer dizer que o insert é genial? Não, não é! Infelizmente não é!!! Por um simples motivo... ONDE QUE EU ENFIO AS MINHAS MINI-EXPANSÕES!? (não me venham com desaforo!)
* E o motivo de não ser genial é o que mais frustra: os caras NÃO USARAM TODA A PROFUNDIDADE DA CAIXA. Que poha é essa!?!?!!? Tinha profundidade de sobra, e os caras resolveram não usar. Pq? Pra economizar plástico? Pra deixar mais vento dentro da caixa? Sério... quem é o gerente de projeto dessa jóia?
* Mas... sim, o jogo fica bonitão demais no insert novo. Chega a dar vontade de jogar fora as mini-expansões, e ficar só com o jogo base. Mas quer saber se eu vou fazer isso? Não, não vou. Pq os meus queridos tilezinhos das mini-x foram pensados pelo Gran-Mestre Stefan Feld, e o insert bonitão foi pensado pelo gerente de projeto que pra economizar 2 centavos na produção não aproveitou todo o espaço da caixa

Mas e o resto?
* O resto é o resto...
* Os dados são idênticos
* Os tiles são idênticos (não, não tem cores mais vibrantes...)
* Os tokens são idênticos
E qual o veredito?
* O veredito é que a Grow ainda é uma empresa que faz jogos utilizando profissionais que não são colecionadores, ou jogadores, ou que entendam do nosso hobby. Sabe aquela companhia que faz um insert lindão, e esquece que as cartas tem que caber ali com o sleeve? Multiplique por MIL e vc chega no nível de ignorância - não no sentido da ofensa, mas no de desconhecer mesmo! - dos profissionais envolvidos nesse tipo de projeto. Os caras não entendem que tem que ter espaço pra enfiar o dedo pra pegar os tokens. Os caras não entendem que o tabuleiro tem um touch-and-feel esperado pelo jogador/colecionador. Não entendem que ninguém quer se preocupar se aquela "folhinha" que é o playerboard vai aguentar os adversários mais desastrados... pq, afinal de contas, esse jogador/colecionador NÃO É o público alvo da Grow.
Quer uma prova disso!? Então toma... !
