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  2. Análises
  3. Tannhäuser
  4. Breve relato - Tannhauser

Breve relato - Tannhauser

Tannhäuser
  • avatar
    utamir22/01/15 13:09
    avatar
    utamir
    22/01/15 13:09
    222 mensagens MD

    Olá amigos, conforme prometido, joguei minha primeira partida de Tannhauser e estou aqui relatando minha experiência. Infelizmente tenho que avisar que tive problemas na leitura de meu cartão SD e por isso não consegui postar aqui as várias fotos da partida, que foi EMOCIONANTE!

    Vamos lá....

    Eu estava pensando em jogar uma partida Capture the Flag, pra tentar evitar um confronto direto já que todo mundo aqui vivia falando da enorme força das peças da Union sobre as do Reinch, mas depois de um conselho nós optamos por jogar uma partida bem básica, justamente pra termos mais facilidade com as regras. Então jogamos o tradicional Deathmatch com as peças do starter básico, sem expansões.

    Eu joguei com o Reich e meu irmão com a Union. Logo no começo resolvi separar minha equipe em dois grupos, um composto por Zermann e Strosstruppen e outro com Eva, Schocktruppen e Hans (Herman Von Heizinger) em um tipo de meio termo pra dar suporte as equipes com o Hermetica Occulta. Logo de começo avancei com o primeiro grupo pelo flanco direito onde pude detonar um dos heróis de meu irmão, queria aproveitar o máximo o fato de ser o primeiro contato dele com o jogo e ter alguma noção a mais que ele. Até então, eu imaginava que logo que ele se adaptasse mais as peças eu teria muita dificuldade, mas nem precisei esperar muito....

    https://www.ludopedia.com.br/uploads/01/717/yxusvu.jpghttps://www.ludopedia.com.br/uploads/01/027/5rynpn.jpg

    Meu irmão se aproximou com uma infantaria (um Comando) e a Tala para revidar, como eu estava com meu time inteiro fui imprudente em encará-lo pra uma troca de tiros que foi definida com a arma mais apelona do jogo: o Explosivo TNT da Tala. Meus queridos...  quando aquele troço explodiu no meio ao Zermann e o Strosstruppen o tabuleiro tremeu! o céu ficou nublado e o tempo parou de ventar...   me lembrei de todas aquelas, até então, lendas sobre o poder de fogo da Union e a Eva que estava próxima correu com 2 "pontos" de vida. Foi uma cena apocalíptica!

    https://www.ludopedia.com.br/uploads/01/754/dawvpy.jpg

    Depois desse banho de água fria eu tomei um gole de água e botei o Hans pra trabalhar! Usei logo de cara a arma mais polêmica dele, o Amuleto de Patmos! Até agora não sei como vocês não conseguiram gostar dessa belezura da engenharia "macumbística", facilmente o Hans dominou o Barry "tank" que fulminou a Tala (afastem as crianças da sala para verem a imagem)



    https://www.ludopedia.com.br/uploads/01/186/o7zna9.jpg

    Pois bem, com 2 Heróis da Union a menos tudo estava ficando mais fácil, principalmente porque descobri a Cruz de Ferro da Eva e trouxe de volta do além minha infantaria (Strosssqualquercoisa...) eram 3 contra 4.

    Corri...  quer dizer, recuei para um melhor posicionamento estratégico minhas unidades e comecei a usar oc pontos de comando pra curá-las, ao mesmo tempo que bolava uma "armadilha" montando um posicionamento em que poderia atacar as peças de meu irmão com vários ataques de prontidão e contra ataque juntos. O que mais me ajudou foram dois fatores: o esgotamento do armamento de meu irmão, que se esqueceu de catar itens mais bem adequados e o combo: prontidão+contra ataque+Amuleto de Patmos.

    Essa tática me permitiu usar todas as granadas que me restavam pra causar o maior número de dano certo possível, uma infantaria caiu e as duas unidades que restaram estavam quase mortas, quando usei o Hans que controlou a única unidade do meu irmão com algum armamento disponível contra a outra, pense numa morgada!

    A meu irmão só restou uma unidade contra 4 minhas. Ele rendeu-se e eu aceitei a sua rendição (afinal, é meu irmão  ;)).

    https://www.ludopedia.com.br/uploads/01/891/lgsdw3.jpghttps://www.ludopedia.com.br/uploads/01/668/e9gbac.jpg

    Encerrando. Minhas impressões:

    1. Hans e Eva são peças muito boas, principalmente o Hans que tem um ataque com o amuleto que é praticamente impossível de se errar, só protegê-lo e deixar ele agir, muito bom mesmo, além de atuar passivamente dando bônus para as unidades próximas;
    2. Os heróis da Union causam um dano imenso, como já foi comentado pelos colegas, mas é preciso ser cuidadoso pra não se gastar em alvos fracos ou perder a peça antes de usá-la;
    3. A TNT e o amuleto me pareceram as melhores armas do jogo, com uma vantagem para o amuleto por poder reutilizá-lo;
    4. Use bem as caixas encontradas no mapa e os pontos de comando, são muito úteis.

    PS.: pessoal, uma dúvida:
    A está em prontidão, B se aproxima para atacar A. Antes que B ataque, A realizará seu ataque de prontidão contra B e só depois B completará seu ataque contra A. Nessa situação, posso realizar contra-ataques? em quais momentos?

    Obrigado gente, espero ter saco pra postar minha opinião sobre duas peças que o colega pediu.
    Até mais.



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  • Urick Lins
    565 mensagens MD
    avatar
    Urick Lins22/01/15 13:28
    Urick Lins » 22/01/15 13:28

    Perfeito relato dessa partida épica,  meu nobre brother! Mas lembresse que perdi apenas uma batalha e não a guerra....kkkkkkk;)

    Pois bem pessoal,  tannhauser é um excelente jogo e suas regras são fáceis (apesar de ainda estarem em inglês). Pra quem gosta do tema, bem como da mecânica,  tannhauser é recomendo.

    Abraço a todos. 

    1
  • bruno ferreira
    97 mensagens MD
    avatar
    bruno ferreira22/01/15 14:16
    bruno ferreira » 22/01/15 14:16

    Ótimo relato ! Realmente tannhauser é um jogo fantástico bem divertido p quem gosta do tema e da mecanica.

    Uma dúvida vc disse que usava comand points p se curar 
    mas ate onde sei vc so pode se curar na hora em q recebe o dano nao ?

    1
  • utamir
    222 mensagens MD
    avatar
    utamir22/01/15 14:28
    utamir » 22/01/15 14:28

    Olá Bruno, se este é o caso, vamos corrigir na próxima partida. Mas não tem problema não, ambos usamos da mesma forma, embora que errado.

    Reich RULEZ!!!

    1
  • Descolado
    815 mensagens MD
    avatar
    Descolado22/01/15 17:17
    Descolado » 22/01/15 17:17

    O REICH venceu??? Incrivel!!! [risos]. Ainda bem que tem fotos! [HUAHUA]. Ok, mas pera aí... vamos ter que rever se essa vitória foi sob circunstâncias... legais! [risos]

    Os comandos são uma das melhores coisas do jogo mas é preciso atentar para seu uso. 
    - Você não pode CURAR ninguém usando comandos. O que pode ser feito no tocante a recuperar energia é: melhorar seu atributo de STAMINA quando for atacado (para melhorar suas chances de não tomar tanto tiro) ou cancelar um ferimento (e apenas um) quando seu oponente atingi-lo naquele turno. 
    - Não é possível melhorar o mesmo atributo 2 vezes com eles, por exemplo, você não pode melhorar sua STAMINA em +2 ou seu MOVIMENTO em +2, pode apenas melhorar +1 gastando 1 comando.
    - Colocar alguém em PRONTIDÃO ou CONTRA-ATACAR gasta comandos, salvo se algum equipamento permitir fazê-lo.

    Esse lance de controlar uma peça adversária que o VON HEZINGER é sua melhor arma sem dúvida, por isso ele é o PRINCIPAL ALVO da UNION e é o primeiro que precisa ser morto (todo mundo pra cima dele!!!). Tenho que averiguar uma coisa importante a respeito do uso desta arma... posto a resposta por aqui mais tarde, só preciso confirmar.
    O BARRY é obviamente o primeiro alvo do VON, só que normalmente o dono da UNION deixa-o isolado, longe do alcance de seus amigos justamente para ele não atingi-los caso seja controlado. 

    A tal HERMÉTICA OCULTA, se é que foi esta arma mesmo que usou, serve apenas para proteger o VON de ser atacado à distância, estou certo? Para que alguém possa alvejar o VON será preciso vencer um Duelo Mental contra ele, o que o torna bem difícil de ser alvejado (uma granada ou a TNT da TALA pode fazer o serviço). 

    Pra mim o JOHN MCNEIL joga sozinho pela Union. Seu pack de combate é muito bom: sua arma MK lança 5 dados de ataque e se rolar um 10, pode rolar +2 (ou seja, rola 7 dados!!!) e como se isso não bastasse, ainda pode REROLAR seus 2 piores resultados... Ou seja, quando esse cara ataca alguém, ou ele MATA ou ele ALEIJA... Por isso, se você acha que o BARRY ou a TALA são perigosos, refaça sua opinião porque assim que seu parceiro de jogo aprender a usar esses caras...

    O que ocorre é que a galera parece não estar se debruçando sobre o TANNHAUSER como deveria (ou já descobriram o macete mas não compartilham com os amigos [risos]). Estamos apenas "jogando", um tanto perdidos em meio a imensa quantidade de armas de cada personagem aliados a combinação de seus PACKs.
    Eu havia comentado que a escolha errada de um PACK não tem tanta influencia assim durante um combate. Eu estava errado. 
    Para um personagem em questão pode até ser que um pack errado não influencie uma vez que duas armas (mais fortes) são sempre mantidas - a principal e uma arma básica de ataque. No entanto as outras duas armas escolhidas podem afetar TODOS OS DEMAIS jogadores e aqui reside o pulo do gato do TANNHAUSER. 
    Estou querendo dizer que o TANNHAUSER permite fazer COMBOS com outros personagens.

    O REICH tem um combo interessante:
    - Escolha o pack de COMBATE de VON HEIZINGER.
    - Escolha o pack de COMBATE de OZO;
    - Escolha alguém com kit médico;

    OZO com este pack ataca com 5 dados usando sua arma "aniquiladora" e se conseguir mantê-lo até 6 círculos de VON HEIZINGER, OZO recebe +1 dado de ataque. 
    Mantenha também EVA KRAMER por perto já que seu chicote usa 5 dados e recebe +1 do VON HEIZINGER. 
    O kit médico é para salvar o VON HEIZINGER.

    A UNION não tem equipamentos que afetem os demais soldados de sua facção por isso nada de combo para eles. Mas acho que eles nem precisam. 

    E qual seria um combo "destruidor" para a MATRIARCA?
    - Escolha o pack de stamina da IRINA, que dá +1 de stamina a todos os personagens (exceto Voivodes).
    - Escolha o pack de stamina da IRISHKA, que permite a ela carregar um SMIJAN COIL.
    - Coloque 2 Voivodes colados em ZORKA e os outros 2 configure para atacar.

    Pronto. Com isso temos ZORKA praticamente indestrutível usando 2 Voivodes + IRISHKA para realizar seus ataques MAGNIFIER em todo o campo de batalha.

    A Shogunate não tem nenhum combo de destaque. IROH até que pode fornecer +1 dado de ataque mas os demais soldados tem que compartilhar o mesmo path com ele, mas pra mim é muito fraco. Se servir como consolo, IROH tem um dos ataques corpo a corpo mais fulminantes do TANNHAUSER em seu pack de combate (se não cuidar ele mata com uma única porrada - essas katanas são terríveis) e a MIZU KAGE também tem uma ótima defesa.

    2
  • Groo
    488 mensagens MD
    avatar
    Groo22/01/15 19:47
    Groo » 22/01/15 19:47

    Urick Lins::Pois bem pessoal,  tannhauser é um excelente jogo e suas regras são fáceis (apesar de ainda estarem em inglês).


    Tem as regras traduzidinhas aqui mesmo na Ludopedia, lá na ficha do jogo. ;)

    2
  • Urick Lins
    565 mensagens MD
    avatar
    Urick Lins22/01/15 20:30
    Urick Lins » 22/01/15 20:30

    Groo::
    Urick Lins::Pois bem pessoal,  tannhauser é um excelente jogo e suas regras são fáceis (apesar de ainda estarem em inglês).


    Tem as regras traduzidinhas aqui mesmo na Ludopedia, lá na ficha do jogo. ;)

    Pois é Groo, tem sim e foi de lá que peguei.  Mas bem melhor se o próprio jogo já fosse todo traduzido né.  ;) Pois é um tanto que chatinho ficar procurando a tradução de uma carta e tal, principalmente para aqueles que não sabem nada de inglês. 
    Mesmo assim, valeu pela observação. 
    Abraço pra tu. 

    1
  • utamir
    222 mensagens MD
    avatar
    utamir22/01/15 20:31
    utamir » 22/01/15 20:31

    Descolado::O REICH venceu??? Incrivel!!! [risos]. Ainda bem que tem fotos! [HUAHUA]. Ok, mas pera aí... vamos ter que rever se essa vitória foi sob circunstâncias... legais! [risos]

    Os comandos são uma das melhores coisas do jogo mas é preciso atentar para seu uso. 
    - Você não pode CURAR ninguém usando comandos. O que pode ser feito no tocante a recuperar energia é: melhorar seu atributo de STAMINA quando for atacado (para melhorar suas chances de não tomar tanto tiro) ou cancelar um ferimento (e apenas um) quando seu oponente atingi-lo naquele turno. 
    - Não é possível melhorar o mesmo atributo 2 vezes com eles, por exemplo, você não pode melhorar sua STAMINA em +2 ou seu MOVIMENTO em +2, pode apenas melhorar +1 gastando 1 comando.
    - Colocar alguém em PRONTIDÃO ou CONTRA-ATACAR gasta comandos, salvo se algum equipamento permitir fazê-lo.

    Esse lance de controlar uma peça adversária que o VON HEZINGER é sua melhor arma sem dúvida, por isso ele é o PRINCIPAL ALVO da UNION e é o primeiro que precisa ser morto (todo mundo pra cima dele!!!). Tenho que averiguar uma coisa importante a respeito do uso desta arma... posto a resposta por aqui mais tarde, só preciso confirmar.
    O BARRY é obviamente o primeiro alvo do VON, só que normalmente o dono da UNION deixa-o isolado, longe do alcance de seus amigos justamente para ele não atingi-los caso seja controlado. 

    A tal HERMÉTICA OCULTA, se é que foi esta arma mesmo que usou, serve apenas para proteger o VON de ser atacado à distância, estou certo? Para que alguém possa alvejar o VON será preciso vencer um Duelo Mental contra ele, o que o torna bem difícil de ser alvejado (uma granada ou a TNT da TALA pode fazer o serviço). 

    Pra mim o JOHN MCNEIL joga sozinho pela Union. Seu pack de combate é muito bom: sua arma MK lança 5 dados de ataque e se rolar um 10, pode rolar +2 (ou seja, rola 7 dados!!!) e como se isso não bastasse, ainda pode REROLAR seus 2 piores resultados... Ou seja, quando esse cara ataca alguém, ou ele MATA ou ele ALEIJA... Por isso, se você acha que o BARRY ou a TALA são perigosos, refaça sua opinião porque assim que seu parceiro de jogo aprender a usar esses caras...

    O que ocorre é que a galera parece não estar se debruçando sobre o TANNHAUSER como deveria (ou já descobriram o macete mas não compartilham com os amigos [risos]). Estamos apenas "jogando", um tanto perdidos em meio a imensa quantidade de armas de cada personagem aliados a combinação de seus PACKs.
    Eu havia comentado que a escolha errada de um PACK não tem tanta influencia assim durante um combate. Eu estava errado. 
    Para um personagem em questão pode até ser que um pack errado não influencie uma vez que duas armas (mais fortes) são sempre mantidas - a principal e uma arma básica de ataque. No entanto as outras duas armas escolhidas podem afetar TODOS OS DEMAIS jogadores e aqui reside o pulo do gato do TANNHAUSER. 
    Estou querendo dizer que o TANNHAUSER permite fazer COMBOS com outros personagens.

    O REICH tem um combo interessante:
    - Escolha o pack de COMBATE de VON HEIZINGER.
    - Escolha o pack de COMBATE de OZO;
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    OZO com este pack ataca com 5 dados usando sua arma "aniquiladora" e se conseguir mantê-lo até 6 círculos de VON HEIZINGER, OZO recebe +1 dado de ataque. 
    Mantenha também EVA KRAMER por perto já que seu chicote usa 5 dados e recebe +1 do VON HEIZINGER. 
    O kit médico é para salvar o VON HEIZINGER.

    A UNION não tem equipamentos que afetem os demais soldados de sua facção por isso nada de combo para eles. Mas acho que eles nem precisam. 

    E qual seria um combo "destruidor" para a MATRIARCA?
    - Escolha o pack de stamina da IRINA, que dá +1 de stamina a todos os personagens (exceto Voivodes).
    - Escolha o pack de stamina da IRISHKA, que permite a ela carregar um SMIJAN COIL.
    - Coloque 2 Voivodes colados em ZORKA e os outros 2 configure para atacar.

    Pronto. Com isso temos ZORKA praticamente indestrutível usando 2 Voivodes + IRISHKA para realizar seus ataques MAGNIFIER em todo o campo de batalha.

    A Shogunate não tem nenhum combo de destaque. IROH até que pode fornecer +1 dado de ataque mas os demais soldados tem que compartilhar o mesmo path com ele, mas pra mim é muito fraco. Se servir como consolo, IROH tem um dos ataques corpo a corpo mais fulminantes do TANNHAUSER em seu pack de combate (se não cuidar ele mata com uma única porrada - essas katanas são terríveis) e a MIZU KAGE também tem uma ótima defesa.


    Ok, vamos por partes amigo:

    1. o erro sobre o uso de comand points já foi percebido e não deve atrapalhar tanto uma vez que ambos usaram esse recurso, não houve um só que se beneficiou disso, é o mesmo que acontece quando há uma house rules, que altera as regras originais mas não torna o jogo nulo por isso e todos se beneficiam. O mesmo vale para o caso de por em prontidão e contra-atacar (porque pensávamos que o contra-ataque não custava comand point), fora isso, não houve qualquer situação consciente em que gastássemos mais de 1 CP por personagem;

    2. O item que vc estava se referindo se chama Amuleto de Patmos, o melhor uso é mover-se para a área de alcance, usá-la, e depois afastar-se, o Von não é uma peça de combate direto nem conhecido pela sua resistência e é claro que nesse domínio de mente, vc também pode mover a peça adversária, de forma a afastá-la ainda mais do Von. Foi assim que ele atacou o Barry, pôs iscas e depois dominou, não é tão difícil;

    3. O item que usei sobre as demais peças da Obscura Corps foi HERMETICA UMBRA, foi uma pequena confusão somente, todas as minhas peças usaram o kit de combate;

    4. Como eu falei desde o começo, a equipe da Union é muito forte, uma grande vantagem que tive foi de conhecer um pouco mais as regras, mas todos os heróis fazem um estrago grande e, sabendo posicioná-los bem, já garante 60% da vitória, o que não era o caso numa partida em que ambos jogavam pela primeira vez. Com certeza se este fosse nosso único jogo teríamos mais zelo e cuidado com regras e combos mas não vou parar de jogar Wow, Battlestar Galactica, Carcassone e tantos outros ótimos jogos.
    O objetivo não é destronar a Union ou tirar sua invencibilidade, desconsiderem o resultado da partida e considerem somente que gostamos muito, mesmo errando algumas coisas.

    1
  • Urick Lins
    565 mensagens MD
    avatar
    Urick Lins22/01/15 20:44
    Urick Lins » 22/01/15 20:44

    Grande Descolado,  valeu pelas dicas e observações,  com certeza iremos rever cada um desses pontos para a próxima batalha! Como meu brother falou no começo do relato, o problema foi apenas o fato desta ter sido a nossa primeira batalha, bem como eu tive que aprender toda a regra em poucos minutos devido o avançar das horas. 

    Mas é um baita jogo. 

    STAY UNION.

    1
  • Descolado
    815 mensagens MD
    avatar
    Descolado22/01/15 21:40
    Descolado » 22/01/15 21:40

    Beleza utamir, vamos continuar jogando então para ver como está o EQUILIBRIO destas duas facções. Ainda tenho comigo que a UNION é mais forte mas preciso PROVAR isso, aliás nem preciso, isso vai se provar sozinho se for o caso. Aí não tem jeito, dá-lhe house rules para corrigir eventuais "problemas". Nas poucas partidas que jogamos "dominando as regras" o REICH levou bomba, mas enfim, é preciso variar os objetivos e fazer o cenário ter mais influência no combate - só ficar espancando não tem tanta graça.

    Também apanhamos muito nas primeiras partidas, é super normal errarmos porque é muita coisa para gerenciar, aliás até em nossa ultima partida de MATRIARCA vs SHOGUNATE cometemos nossos vacilos, mas deu para entender que um combate entre essas duas facções eu acho que vai requerer ajuste. TANNHAUSER requer um mini "guia do usuário", coisa de uma folha A4 para evitar ficar correndo ao manual.
    Por exemplo, CONTRA-ATAQUES só podem ser feitos usando o MENOR VALOR DE COMBATE. Nem lembramos disso quando jogamos. :blink:

    Eu tenho todas as Equipment Cards traduzidas, só preciso por em ordem antes de postar aqui porque fiz para mim e não para os outros por isso tá meio bagunçado, assim que der eu posto todas.

    Ah, em tempo: Esse PATMOS AMULETO aí... ele diz que você pode tentar controlar "UM ALVO" mas não especifica que tem que ser um inimigo. Será que eu posso controlar um de meus soldados QUE JÁ FOI ATIVADO para realizar um novo ataque ou movimento com ele? :devil:
     



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Tannhäuser - Breve relato - Tannhauser
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