Oi pessoal, essa publicação é pra mostrar como ficou o meu insert do Mansions of Madness 2a. edição. O projeto foi feito para criar um insert prático que tornasse o setup rápido por conta das inúmeras cartas e dezenas de miniaturas que aleatoriamente entram em jogo.
Antes de tudo minha primeira ação foi trocar as horríveis e enormes bases pretas que ocupam um enorme espaço na caixa e fica feia no tabuleiro. Troquei por acrílico vendidas na Printcut, que veio já furadas e inclusive das duas expansões nacionais.

A caixa então é praticamente feita de papel paraná de 2.8mm, praticamente um cubo, fiz de uma maneira que harmonizasse na minha estante junto com os outros jogos, e criei uma textura de madeira.
Comprei em uma loja de artesanado essa fechadura de mentira e respinguei uma tinta simulando sangue pra dar uma dramatizada.

Aqui está a caixa na mesa, os seus lados possuem 30cm, e no topo coloquei uma logo que achei na internet do cthulhu

O tampo da caixa é removível, presa com velcro e no seu interior as minis e as peças ficam em bandejas.

As bandejas já fazem parte do setup do jogo. Elas podem ficar empilhadas em um canto da mesa, quando é solicitado um monstro é só pegar a miniatura correspondente e o tile que está junto nas divisórias.
No momento que eu tiro todas as bandejas do cubo e coloco na mesa, o setup está pronto, só falta os jogadores escolherem seus investigadores e os itens comuns e começar a partida.

Algumas divisórias estão vazias, mas já é pensando nas duas expansões que ainda não foram lançadas aqui que tem mais monstros.


Criei duas bandejas para dispor as cartas, fichas do investigadores, peças, tudo de uma maneira organizada e a vista pra agilizar a partida e não bagunçar a mesa.


Então esse é o insert que criei basicamente pra organizar os monstros e as peças do jogo. Na caixa do jogo base ficou os manuais, os tiles dos cenários e as miniaturas dos investigadores.
Todo o insert foi feito com Papel paraná, as gavetas dos monstros, bandejas, divisórias eu pintei com spray. A caixa foi texturizada com betume e aguaraz, e na seqüência um verniz fosco.
Lembrando que essa idéia você pode adaptar pra qualquer jogo que tenha muitas miniaturas. E o interessante é que esse cubo harmoniza com o ambiente e pode ser uma peça de enfeite na sua estante ou prateleira.
Se você quer aprender essa técnica de criar caixas e outras coisas com papel paraná, tem muita coisa no youtube, basta procurar por cartonagem. Todas as etapas desse insert foram filmadas e se você faz parte do curso online de insert, vai poder conferir todo o processo de criação desse projeto do Mansions of Madness em algumas semanas, inclusive o insert das miniaturas dos investigadores que vai na caixa base, que ainda não está pronto.
Então é isso. Bom artesanato para vocês.
