Peço licença aos amigos para divulgar isto, creio ser possível. Se não for, entenderei.
Algumas palavras na estreia de nosso novo site: http://onboardbgg.com/
Há dez meses não éramos ninguém! Obviamente, falo isso no contexto do mundo virtual, a segunda vida que se integra com a vivência "real". Alguns amigos aqui, outros ali, em uma região tao pequena quanto a da Grande Florianópolis e, mesmo assim, espalhados.
Foi quando começaram as conversas de integração nos pequenos grupos, às vezes, em duplas, inicialmente muito informais, depois tomando ar mais sério, pelo menos no sentido da possibilidade de materialização, porque o humor nunca nos abandona. Logo depois os planos, mais tarde o trabalho e, consequentemente, as realizações.
Mas não quero falar de 2014 e dos primeiros dez meses de vida do On Board. Se você não conhece e almeja saber mais sugiro esta leitura. Quero falar de 2015. Como perceberam estamos de casa nova. A mudança, idealizada há uns poucos meses, tornou-se não apenas desejo, mas necessidade. Muito do que fazíamos teve de ficar restrito às redes sociais, pois o formato blogger não era a melhor opção. Ao mesmo tempo, foi graças a ele que nossa opinião ficou conhecida e, mais importante, respeitada e até admirada. Portas se abriram, oportunidades e amizades surgiram. Em tempos de velocidade da informação, e sempre questiono até que grau essa informação é retida, manter um veículo focado na palavra é desafiador.
E aqui estamos de volta! Nosso recesso de três semanas foi para podermos idealizar esta e outras novidades. Um esforço que exigiu comprometimento financeiro e intelectual. Seções foram reformuladas para melhor navegação, alguns ajustes talvez ainda sejam necessários, mas não queríamos atrasar mais a novidade. Temos a seção Top Board com as famosas listas dos melhores jogos para tal coisa ou de tal tipo, a Sound Board com as dicas de trilha sonora para ambientar suas seções de jogo, porém, mais importante ainda, com esta nova plataforma podemos dar visibilidade a trabalhos excepcionais que ficavam injustamente escondidos ou consumidos pelas constantes atualizações como o artigo de Fabian Antunes sobre Vlaada Chvátil ou a extensa lista de Fillipe Vieira com sugestões de canais brasileiros sobre jogos de tabuleiro e, permitam-me minha autoinclusão, as regras de etiqueta na mesa de jogo, nosso artigo mais lido em todo tempo no blogger. Fora os dezenas de reviews de todas as sextas-feiras que agora ficarão mais simples de encontrar e mais atrativos visualmente.
Falando em jogos, todas os reviews receberam ao final links para a Ludopedia e para o BoardGameGeek que apontam diretamente para as páginas do jogo em questão e em todos os artigos do site, todos os jogos que foram citados pelo menos uma vez receberam links para a Ludopedia, a ferramenta fundamental e indispensável para o board gamer brasileiro. Inclusive, estamos lá também enquanto grupo e contribuindo com conteúdo.
Temos agora espaços próprios para os Eventos e Torneios já que ativamente atuamos nestas áreas, uma outra seção para materiais de jogo, que nasceu agora, mas trará coisas interessantes ao longo dos meses. A Meeple Talk que tantas alegrias nos deu quando virávamos mais tietes do que entrevistadores terá boas novidades.
Peço desculpas se não colocamos muito material novo nesta estreia, mas o trabalho em transferir e arrumar o conteúdo de uma plataforma para outra foi prioritário, mas já começamos com a resenha de Ramon Diedrich de A Batalha dos Cinco Exércitos que está em nossa primeira página e o playmat que fizemos para MARVEL Dice Masters disponível para download neste momento, o mesmo que você verá o grande Jack, o Explicador utilizando em um de seus futuros vídeos.
Fora do site, vamos efetivamente colocar nosso canal do YouTube para funcionar, com programas próprios e vocês precisam ver a seleção de jogos que separamos para a primeira temporada de um deles, nosso twitter servirá como fonte de notícias rápidas e já está em operação, você pode ver abaixo, uma rede social que mal utilizamos em 2014. Enfim, muitas coisas...
Sintam-se à vontade, naveguem, curtam, inscrevam-se, compartilhem e pratiquem todos estes outros verbos da vida virtual, mas também falem conosco, opinem, critiquem e leiam ao longo deste 2015 os materiais que prepararemos para vocês com muito carinho e dedicação.
Feliz 2015 e abraços analógicos!
Lucas Andrade
Um jogador de tabuleiro