rmeloni::Depois de ler tudo, me interesso mais ainda em jogar HF, mas como astronauta de primeira viajem o fracasso é iminente!
Percebi que é importante conhecer as cartas, com base no que planeja para suas missões.
Além de conhecer os sites no tabuleiro, não tentar clamar qualquer um.
E jogar algumas vezes faz melhorar a experiência e o retorno que o jogo proporciona.
Não desistir depois do primeiro fracasso!
Sábias palavras, Meloni, todas corretas. E olha que mostrei pouco mais do que 50% do jogo. Por exemplo, nao descrevi, entre outras coisas:
- A economia do High Frontier. Como pagar pelas operacoes que executa e como ganhar mais.
- A politica do jogo. Entre jogadores experientes, a negociação toma um aspecto forte em partidas de 3+ participantes. Sem falar na disputa pelas eleicoes, a criacao de estado de guerra e anarquia. O que pode ser feito contra um oponente no espaco.
- A mecanica da movimentacao de suas pecas no tabuleiro: foguetes, bernais e cargueiros. Como é o consumo de propelente, como pode ficar preso no mapa por esse problema ou até por nao conseguir eecapar da gravidade planetaria (Marte pode ser uma grande armadilha para novatos!)
- Os eventos que ocorrem a cada duas rodadas. Foguete nao-tripulado? Um bug arruinou um componente do foguete. Esta passando perto de Mercúrio e surgiu uma tempestade solar? Coitado.
- Baralhos que nao citei: Cargueiros (High Frontier é um jogo onde a logística é importantíssima e cargueiros podem ajudar) e os propulsores Gigawatt/terawatt (os propulsores que citei no relato sao na escala ds megawatts)
- Operacoes nao descritas: venda de tecnologias, emancipacao robotica (existem colonos-robos e um jogador pode declara-los livres e com direitos pessoais), apossar de colonos de outros jogadores, etc
Sim, High Frontier é um jogo que é preciso jogar várias vezes para entender melhor as suas nuances.