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  4. High Frontier - Relato de sessao solo (cenario: CEO)

High Frontier - Relato de sessao solo (cenario: CEO)

High Frontier (3rd edition)
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    Victor08/07/17 21:13
    avatar
    Victor
    08/07/17 21:13
    2517 mensagens MD

    Introdução: Resolvi fazer o relato de uma sessão-solo de High Frontier para ilustrar algumas características do jogo, para atiçar a curiosidade dos interessados. Além do jogo-padrão, que pode ter complexidades diferentes de acordo com quantos módulos opcionais você utilizar, o jogo tem diversos cenários que alteram as regras em maior ou menor escala. Neste caso, utilizei o cenário CEO, que eu criei exclusivamente para jogo-solo e foi um dos cenários publicados na 3a edição. 

    Objetivo: Você representa o líder do programa de exploração do sistema solar de uma das agências espaciais do jogo e sua missão visa viajar para asteroides, planetas, cometas e luas com o intuito de clamá-los, estabelecer indústrias extraterrestres ou mesmo apenas explorá-los brevemente e retornar para a Terra e obter glória. Estes feitos concederão pontos de vitória necessários, pois a mesa da diretoria da sua agência espacial vai checar o seu progresso em uma reunião a cada 12 rodadas e estabelecerá uma meta para a próxima reunião. A primeira reunião não exige pontos de vitória, mas determina que na próxima reunião (ou seja, 24 rodadas após o início do jogo) você obtenha um mínimo de 10 pontos de vitória. Se não conseguiu, o programa espacial será cancelado e fim de jogo para você. Toda reunião subsequente aumentará o mínimo de pontos de vitória em 10, logo a 3a reunião da diretoria na 36a rodada exigirá 20 pontos de vitória, por exemplo. O cenário pode ser vencido se o jogador completar um Futuro, um progresso revolucionário que prova definitivamente o sucesso do programa espacial.

    Aviso: Eu vou ilustrar o progresso do jogo com fotos das cartas utilizadas e locais específicos do mapa do sistema solar. De forma alguma esse resumo ensinará como jogar e muitas das regras eu sequer comentarei. Nao detalharei a logística do movimento do foguete, nem entrarei em detalhes sobre eventos, política ou combate, dentre outros. A ideia visa dar um “gostinho” do High Frontier.

    Preparacao: Para essa partida, escolhi jogar com a facção laranja, que hoje está representada pela agência espacial privada Space X. Confira abaixo a carta da tripulação da agência:

    https://c1.staticflickr.com/5/4286/35636759722_9d58f7b4c3_b.jpg
    Esta carta permite que realize uma OPERAÇÃO por rodada, podendo ser ação de ciência, engenharia ou finanças. A carta possui 1 ponto de MASSA quando você acopla-la a um foguete ou estação espacial (quanto menor a massa, melhor). Toda carta que tiver um TRIÂNGULO com números na parte inferior significa que ela possui um PROPULSOR. Quanto MAIOR o 1o número, mais rápida será sua propulsão, além de conseguir pousar e decolar de sites maiores. Quanto MENOR for o segundo numero, melhor a economia de combustível do foguete e mais longe pode se deslocar antes de precisar se reabastecer. Finalmente, se a carta tiver uma caixa de texto preto com a sigla ISRU, significa que tem capacidade de explorar a viabilidade de sites, de acordo com a disponibilidade de água presente. Quanto MENOR ISRU, mais capaz a carta será de explorar os locais mais secos.

    Cada facção também começa com uma estação espacial orbitando proxima da Terra, chamada BERNAL.Os bernais sao importantes pois permitem você lançar seu foguete a partir delas ao invés da órbita baixa da Terra (chamada LEO - Low Earth Orbit), além de eventualmente permitir que abriguem tripulações adicionais de colonos, que lhe concederao ações extras a cada rodada.

    https://c1.staticflickr.com/5/4232/35636758972_510d4ae140_b.jpg
    Esta estação de pesquisa espacial começa o jogo assim, tendo 10 pontos de massa e com sua posição inicial indicada no tabuleiro. Uma vez que consiga promover o bernal com um reator, a carta será virada para o outro lado, concedendo outros benefícios.

    Agora, o seu jogo será alavancado pelas cartas que sao divididas em nove baralhos, sendo que nesta partida focarei em sete deles. A minha primeira prioridade será obter um colono, que uma vez em órbita poderá conceder uma operação extra a cada rodada. Então realizo uma operação de RECRUTAMENTO do baralho dos colonos, pago o custo e obtenho a seguinte tripulação:

    https://c1.staticflickr.com/5/4259/35765232606_29621b7587_b.jpg
    Procure por “preppers” na internet e verao que nao sao as pessoas mais equilibradas. Mas essa carta fornece uma acao de engenharia, não tem muita massa e te poupa de alguns incômodos.

    Uma vez recrutada e posteriormente lançada para o seu bernal (que também exige uma ação), toda rodada terei uma operação adicional de engenharia, mas por enquanto não poderei recrutar mais colonos. Enquanto isso, já planejo a minha primeira missão, pois apesar da primeira reunião da diretoria que ocorrerá não exigir resultados, a seguinte terá um requisito de 10 VP. Logo, quanto mais rapido partir com um foguete para “demonstrar serviço”, melhor.

    Por enquanto, a meta será realizar missões fáceis, sem se preocupar com industrialização de sites. Nesse caso, enviarei um foguete tripulado para certos sites e depois retornarei para a Terra, o que me recompensará com glória. Essas missões de glória concedem 3 VP cada e decido planejar uma viagem de ida e volta para Marte e também para um site científico. Para fazer isso, precisarei de um propulsor mais econômico que o da minha carta da Space X, pois apesar de ser muito potente, ele consome combustível demais.

    Olhando o topo do baralho dos propulsores, resolvi realizar uma operação de ciência e PESQUISAR a carta do topo, pagando o custo. Os propulsores deste baralho sao mais eficientes, mas geralmente requerem material de suporte (geradores, reatores e/ou radiadores) para funcionar. Cada um dos três tipos de suporte tem um baralho próprio.  Consegui então pesquisar uma configuração interessante:

    https://c1.staticflickr.com/5/4229/35765231706_029961e3bb_b.jpg
    Este será o meu primeiro foguete, tripulado pela carta da Space X, que está a direita de um propulsor de massa desprezível (por isso tem valor zero), mas requer um reator para funcionar, posicionado abaixo, possuindo 1 ponto de massa, totalizando um foguete de massa 2 (muito leve),. Agora compare os valores do novo propulsor em relação ao propulsor da Space X, observando os números dentro de cada triângulo. O primeiro valor refere-se a propulsão básica, então o propulsor Space X consegue se deslocar muito mais rápido do que o novo propulsor (10 contra 5). O segundo numero refere-se ao consumo de combustível, por isso em contrapartida o novo propulsor consome muito menos que o Space X (2 contra 8).

     Um dado final sobre os suportes: além de serem necessários, eles podem modificar a propulsão de um foguete. Neste caso, o reator adiciona 1 no deslocamento do novo propulsor, além de ter o símbolo de um sol dentro de seu triângulo. O que isso significa? Que ele usa energia solar e esta influenciará positivamente ou negativamente na propulsão, na medida em que o foguete estiver mais próximo ou mais afastado do Sol no tabuleiro (Helio Zones).

    https://c1.staticflickr.com/5/4257/35765277076_00e4979ee3_b.jpg
    As zonas solares mais afastadas dificultam ou até inviabilizam o uso de equipamentos que necessitam deste tipo de energia.

    Agora, estas três cartas precisam ser LANÇADAS da Terra, pois por enquanto elas sao apenas projetos. Excetuando as cartas de facção, todas as cartas do jogo podem ter em cada um de seus lados uma das seguintes cores: branca (só pode ser lançada da Terra para ser produzida), preta (só pode ser fabricada em uma indústria extraterrestre) e roxa (para ser virada deste lado, precisa ser PROMOVIDA, e isso apenas ocorre em certas condições). O meu próximo passo então será lançar o foguete da Terra (e isto requer uma operação de engenharia), podendo este iniciar sua viagem a partir da posição inicial da minha estação espacial ou da órbita baixa da Terra (LEO). Decido então colocar o foguete ao lado do meu bernal, este último representado no tabuleiro por um cilindro laranja.

    https://c1.staticflickr.com/5/4257/34965408874_3a0ce934c7_b.jpg
    A Terra e suas imediações. Os dois sites próximos do bernal e foguete representam áreas da Lua, que não é utilizada fora do jogo básico

    Uma vez lançado, carrego o meu foguete com o combustível/propelente necessário para a viagem e inicio sua trajetória em direção a um site científico, a primeira parada em minha busca pela glória, antes de retornar a Terra. Neste caso, escolho um cometa na área do cinturão de asteroides. Cometas sao valiosos, mas sao perigosos de se aproximar e geralmente só podem ser visitados em certas rodadas do jogo, visto seu deslocamento.

    https://c1.staticflickr.com/5/4237/35636556202_955408c69e_b.jpg
    Todo site tem informações básicas: seu tamanho (representado por um número, varia de 1 a 11), o seu tipo de composição (uma das 5 letras: S(stony), C(arbonaceous), D(ark), V(estoid) , M(etallic) ) e sua hidratação (0 a 4 gotas de água) . O site pode ter informações extras. Neste caso, o ícone do microscópio indica que é um site científico e a moldura amarela define que o Cometa Borrelly só pode ser adentrado durante as rodadas amarelas (as doze rodadas cíclicas do High Frontier remetem ao período de atividade solar, divididos em azul, amarelo e vermelho)

    O tamanho e a hidratação de um site sao cruciais para determinar sua viabilidade para criar uma indústria.Considero a operação de PROSPECTAR um site a mais importante do jogo, mas isto apenas pode ser feito com uma carta que acesse o local e possua uma caixa de texto com a sigla ISRU (in situ resource realization) e com um número associado (0 a 4, quanto menor melhor). As cartas com esta capacidade sao as cartas de facção, a maioria das cartas de colono e... robonautas. Robonautas sao equipamentos robotizados capazes de prospectar sites e caso tenham sucesso, permitem o jogador clama-lo, colocando um disco de sua cor sobre ele. Para isto acontecer, há um pré-requisito e uma chance de sucesso.

    Pré-requisito: O ISRU utilizado tem que ser MENOR OU IGUAL a hidratação do site. Ou seja, uma carta de ISRU 4 só consegue acessar água de locais onde esta encontra-se mais abundante. Se o ISRU não for baixo o suficiente, não é possível a prospecção.

    Chance de sucesso: Cumprido o requisito, rola-se um dado. Se o valor do dado for MENOR OU IGUAL ao tamanho do site (no caso deste cometa, valor 1), a prospecção teve sucesso. Caso contrário, o site está inviabilizado e não pode ser industrializado naquela partida. Quando eu cheguei ao cometa, tentei fazer uma prospecção (já que a minha carta da tripulação permitia). Porém, precisava rolar “1” no dado e isto não ocorreu. Se estivesse em um site de tamanho 6 ou superior, a chance de sucesso era garantida, desde que respeitasse o pré-requisito da hidratação.

    Enquanto a missão progredia, fiz uma operação de pesquisa para obter um novo reator, com o objetivo de lançá-lo para o meu bernal e PROMOVER a estação espacial, que exigia exatamente este tipo de suporte. Para que promove-lo? Primeiro, porque há eventos cruéis no jogo como tempestades solares e explosões que podem destruir seu equipamento e matar colonos, mas um bernal promovido pode impedir estas fatalidades. Segundo , certos bernais conferem benefícios após serem promovidos. Terceiro, bernais promovidos adquirem propulsores e podem ser deslocados de sua órbita inicial. Quarto, um bernal que se desloque até ficar adjacente a uma indústria pode aumentar seu valor maximo de colonos lançados ao espaço, e pretendo realizar exatamente isto futuramente.

    https://c1.staticflickr.com/5/4256/35636756382_b94e591358_b.jpg
    Pesquisei um reator de hidrogênio metálico e lancei-o para que fosse acoplado ao bernal. 



    Com uma operação de ciências, promovi minha estação de pesquisas espaciais em um bernal corporativo.

    https://c1.staticflickr.com/5/4216/35673693831_edba319d3a_b.jpg
    Note que agora ele possui um propulsor e a caixa de texto laranja avisa: número máximo de colonos igual a metade da hidratação de sites industrializados que estejam adjacentes ao bernal. Por enquanto, não tenho nenhuma indústria feita, muito menos o bernal está adjacente, logo consigo apenas manter aquela carta de colono.

    Enquanto a estação espacial recebe um upgrade, realizei operações de REABASTECIMENTO do meu foguete, extraindo água do cometa. Isto porque o foguete precisa de propelente para se mover e a água serve como um fluido ideal para isto. Se o seu foguete ficou sem tanques de água, melhor que pouse em um site e reabasteça, pois não há teleporte de água em High Frontier e um foguete parado pode significar o fracasso de uma missão. Assim como a prospecção, o reabastecimento depende da existência de uma carta que tenha ISRU e que seja MENOR OU IGUAL a hidratação do site. Tendo sucesso, o foguete decolou do cometa em direção a Terra, com apenas uma parada no caminho: Marte.

    https://c1.staticflickr.com/5/4279/35417193050_87ed8ebfc4_b.jpg
    Marte está representado por três sites no tabuleiro e o foguete optou pela rota mais curta e perigosa, mas com melhor hidratação.


    Com ISRU 4, a carta da tripulação Space X do foguete pode clamar o site em que se encontra, pois este tem hidratação 4. Possuindo tamanho 10, o sucesso torna-se automático em 1d6.

    https://c1.staticflickr.com/5/4263/35417187730_3b0fcb0d10_b.jpg
    Cada site clamado confere 1 ponto de vitoria para o jogador.


    O grande problema de Marte consiste em sair do planeta. Possuindo tamanho 10, será necessário uma propulsão de 11 para sair do planeta. Felizmente, o foguete possui um propulsor poderoso além do econômico, que após certos modificadores, consegui alcançar o valor necessário, com grande gasto de propelente.

    https://c1.staticflickr.com/5/4289/35636541522_f1940fd21b_b.jpg
    Uma vez em órbita, o foguete pode voltar a usar o propulsor mais econômico na próxima rodada.


    O retorno para a Terra basta para concluir a missão e obter a glória desejada. E o jogo sequer teve sua primeira reunião da diretoria.  

    https://c1.staticflickr.com/5/4265/35765012736_d804405c74_b.jpg
    Chegando na órbita baixa da Terra, removo a carta de tripulação do foguete para que os corajosos astronautas cheguem à Terra.

    Com isto, pude realizar dois feitos de glória de uma vez, cada um recompensando 3 pontos de vitória.

    https://c1.staticflickr.com/5/4209/35417176280_9a9c1f567d_b.jpg
    Uma das cartas veio com defeito de impressão, mas nada que um paste-up não resolva.]

    Com isso, concluo o primeiro ciclo solar (12 rodadas), com uma reunião da diretoria fixando uma meta de 10 VP no final do próximo ciclo, sendo 7 pontos ja foram obtidos (6 pontos por duas glórias e 1 ponto por clamar um site - Hellas basin buried glaciers)

    Na próxima atualizacao, partirei para a primeira industrialização marciana e a producao de tecnologias inovadoras, a migração do bernal para a órbita de Marte e o recrutamento de um colono adicional que será crucial para o planejamento do futuro da Space X.

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    Comentários:

  • luish
    122 mensagens MD
    avatar
    luish09/07/17 08:21
    luish » 09/07/17 08:21

    objetivo atingido!
    Vai voltar pra mesa depois de um tempão! Valeu demais pelo texto, Victor, e aguardo a continuação.

    0
  • Kylrad
    16 mensagens MD
    avatar
    Kylrad09/07/17 12:49
    Kylrad » 09/07/17 12:49

    Fantástico! Pena parecer difícil adquirir uma cópia dessa belezinha.

    0
  • Victor
    2517 mensagens MD
    avatar
    Victor09/07/17 18:14
    Victor » 09/07/17 18:14

    Valeu, gente. Tomara que o tópico incentive mais jogadores a conhecerem e jogarem HF :)

    PARTE 2

    A partir de agora, todas as reuniões da diretoria envolvem cumprir metas ou a eliminação do jogo. As próximas doze rodadas foram as mais arriscadas, pois apesar de precisar de apenas 10 VP e já ter obtido 7, o meu interesse era montar a primeira indústria e ter as cartas mais adequadas. A busca por cartas interessantes em cada baralho atrasou a minha estratégia, visto que apenas poderia comprar a carta do topo e ficava a espera de certos eventos “girarem” os baralhos mais rapidamente.

    O meu próximo passo era a industrialização de um site. Para INDUSTRIALIZAR, precisa-se já ter clamado um site (no caso, clamei uma área de Marte - Hellas basin buried glaciers) e levar até o local uma REFINARIA e um ROBONAUTA, além de seus suportes, que serão consumidos (ou seja, voltarao para sua mão, como projetos). Refinarias e robonautas possuem seus próprios baralhos, então precisarei pesquisar este equipamento e depois lançar em órbita.

    https://c1.staticflickr.com/5/4261/35435224660_8b7396dc4b_b.jpg
    A refinaria tem o propósito único de industrializar. Já o robonauta pode também prospectar e clamar sites, este no caso possuindo ISRU 3. Há três tipos de robonauta, cada um com uma habilidade diferente, mas não entrarei nesse nível de detalhe aqui.

    Como podem ver no campo superior direito das cartas, tanto a refinaria quanto o robonauta requerem um gerador para funcionarem, sendo que o mesmo gerador pode servir de suporte para os dois equipamentos. Pesquisei então a turbina Brayton:


    https://c1.staticflickr.com/5/4290/35435222630_6a30d35df7_b.jpg
    Note que o gerador para funcionar requer um reator (que já possuía antes, lembram?) e um radiador capaz de resfriar duas unidades térmicas. Porém, existe uma exceção para isto: apenas para a operação de industrializar, você pode ignorar a necessidade de resfriamento (ou seja, não precisa de radiador), pois você usará o próprio site previamente clamado para dissipar o calor. Mas se eu quisesse utilizar o robonauta acima para prospectar outro site, ele não funcionaria porque ele superaqueceria.

    Agora que tenho todo o equipamento necessário, chegou a hora de lançá-lo em órbita, junto com a minha carta de tripulação Space X e o outro propulsor. Nas vésperas da reunião, consegui pousar no site marciano e industrializa-lo.


    https://c1.staticflickr.com/5/4208/35823637015_4a37958c94_b.jpg
    O cubo laranja significa a indústria. E essa cúpula laranja? Representa uma colônia. Quando eu tiver uma carta de tripulação da facção ou carta de colono em um site industrializado, eu posso gastá-la e adicionar uma colônia (a carta de tripulação volta para a mão, os colonos vão para o fundo do respectivo baralho). Cada indústria pode ter apenas uma colônia, mas enquanto o cubo da indústria confere 1 VP, cada colônia confere 2 VP.

    Como já comentei na operação de prospecção, existem 5 tipos de sites, classificados por sua composição e sao representados por letras: C (carbonáceos), S (silicatos), V (vestoides), D (escuros) e M (metálicos). Mecanicamente, esta divisão tem dois impactos. Primeiro, o jogo tem uma trilha de exploração de cada tipo de material com marcadores de pontos de vitória. Toda vez que constroi-se uma indústria, o marcador rebaixa quantos pontos de vitória CADA indústria vale, sendo que quantos mais indústrias daquele tipo existir, menos valiosas serão. Em um cenário ideal de maximização de VP, o jogador almeja ter uma indústria de cada tipo.


    https://c1.staticflickr.com/5/4210/35691356941_b72659af1e_b.jpg
    O site marciano tem composição carbonácea e a primeira indústria faz com que rebaixe o marcador da coluna C de sua posição inicial para o valor de 10 VP.

    O segundo impacto e o benefício estratégico mais importante das indústrias se deve a capacidade de produzirem tecnologias superiores às produzidas na Terra. A operação PRODUÇÃO EXTRATERRESTRE permite que você produza cartas pretas que sao versoes superiores às cartas brancas, produzidas e lançadas da Terra. Toda carta branca possui um lado preto que pode ser produzido em uma indústria, DESDE QUE a indústria seja do mesmo tipo da carta. Veja o robonauta que utilizei para industrializar e no momento encontra-se na minha mão, como projeto:


    https://c1.staticflickr.com/5/4214/35783254266_e074bf6968_b.jpg
    No centro e acima da carta tem a descrição “Flip side = C” . Significa que você pode virar a carta para o seu lado preto e produzi-la em um site C industrializado.


    Com a minha indústria marciana do tipo C, posso fazer virar esta carta e fazer a produção de sua contraparte preta:

    https://c1.staticflickr.com/5/4214/35691353201_878a4a1e70_b.jpg
    Esta carta representa um enxame de nanorobôs, sendo mais leve que o robonauta anterior (massa zero) e pode re-rolar uma prospecção se por acaso não conseguir clamar o site de primeira. E para melhorar, este robonauta nem precisa de um gerador para funcionar.

    Por enquanto, ainda não produzirei nada, por um motivo que verão mais adiante. Com a industrialização, totalizei 20 VP: 6 VP pelas duas glórias + 1 VP por 1 site clamado + 1 VP pelo cubo de indústria + 2 VP pela colônia + 10 VP pela primeira indústria C no mapa. A reunião da diretoria requereu 10 VP e agora tenho pontos de vitória suficientes para cumprir a próxima reunião também. Isto significa que terei mais folga durante as próximas 12 rodadas para poder planejar.

    A primeira coisa que farei será mover meu bernal para orbitar a minha indústria em Marte. Um conceito muito importante em High Frontier chama-se “DIRTSIDE FACTORY”: significa que o bernal está adjacente a um ou mais sites industrializados. Os benefícios de “dirtside factory” sao varios:

    - O limite de colonos deixa de ser 1; some a hidratação de todos os sites industrializados que estejam adjacentes ao bernal e divida por 2. Esse será o novo limite.
    - Em vez de produzir cartas no site, a indústria pode produzir diretamente no bernal.
    - Em operações de abastecimento, a indústria pode enviar a água extraída do solo marciano diretamente para o bernal ao invés de um foguete ter que pousar em Marte para fazer isso.

    https://c1.staticflickr.com/5/4229/35654466792_7eeb1807c6_b.jpg
    Com hidratação 4, o site industrializado agora permite que eu tenha dois colonos no espaço ao invés de apenas um. E diga adeus a necessidade custosa de ter que pousar e decolar de Marte.


    Uma vez orbitando Marte, estou livre para fazer uma nova operação de recrutamento, e decido contratar essa tripulação de colonos cientistas:

    https://c1.staticflickr.com/5/4260/35783251796_fd1281239f_b.jpg
    Estes colonos oferecem uma operação extra de ciências por rodada, mas sua maior habilidade se refere a facilidade de criar um LABORATÓRIO.

    Laboratórios formam o objetivo de longo prazo mais importante neste cenário de High Frontier. Sao neles que se pode promover cartas que possuem um lado roxo (promover Bernal sendo a única exceção). E a maioria destas cartas roxas possuem um FUTURO, um progresso extraordinário da humanidade que exige fortes requisitos para que possa cumpri-lo. E como se obtém um laboratório? De três formas:

    - Industrialize um site científico e transporte seu bernal até lá, criando um “dirtside factory”. Marte não se classifica como site científico e não tenho interesse de mover o bernal novamente.
    - Industrialize um site científico transnetuniano (TNO). Sao sites, como o nome diz, muito muito distantes.
    - Consiga uma carta que torne mais fácil a construção de um laboratório.

    O colono que recrutei oferece a terceira alternativa. Se eu conseguir industrializar um site científico e criar uma colônia lá, este site será um laboratório, desde que haja um colono qualquer lá e este colono científico fique alojado no meu bernal, orbitando Marte.

    No próxima atualização, lançarei em órbita um novo foguete contendo este colono, a tripulação Space X, aquele propulsor econômico e seu reator solar, além de uma refinaria. A missão será primeiro entregar este novo colono para o bernal. Na estação espacial produzirei cartas pretas que complementarão o meu foguete para que de lá possa procurar um site científico para industrializar e colonizar, criando então o precioso laboratório.

    2
  • rafaelolg
    61 mensagens MD
    avatar
    rafaelolg09/07/17 20:15
    rafaelolg » 09/07/17 20:15

    Três pontos;
    1) obrigado pelo texto.
    2) apaga logo, ta fazendo inveja esse troço. ô jogo dificil de achar pra sequer botar os olhos nele, quanto mais jogá-lo :-P

    1
  • rmeloni
    179 mensagens MD
    avatar
    rmeloni09/07/17 21:37
    rmeloni » 09/07/17 21:37

    Excelente texto!

    Estou só furando, mas está muito corrido não tenho conseguido jogar nada!

    1
  • laucion
    128 mensagens MD
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    laucion10/07/17 17:22
    laucion » 10/07/17 17:22

    Mano... Foi VOCÊ quem criou o modo CEO?! Ganhou um fã! =D \o/

    1
  • Victor
    2517 mensagens MD
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    Victor10/07/17 20:02
    Victor » 10/07/17 20:02

    Rafaelolg, por curiosidade, qual seria o terceiro ponto? rsrs

    Meloni, valeu, me avise quando melhorar sua disponibilidade, ok?

    Laucion: eu mesmo que criei esse cenario publicado, obrigado XD

    Parte 3

    O terceiro ciclo solar de 12 rodadas da partida foi de intensa preparação. Primeiro, desloquei o meu bernal para a órbita de Marte. Feito isso, recrutei uma carta de colonos cientistas. A terceira parte foi lançar este colono em órbita, além da tripulação da agência Space X, junto com o propulsor eficiente, um reator de suporte e uma refinaria. O primeiro objetivo será entregar o colono ao bernal e realizar algumas produções extraterrestres para obter um robonauta melhor e até um gerador, que a minha refinaria exige para industrializar.

    https://c1.staticflickr.com/5/4212/35036334463_8dbea60153_b.jpg
    Agora basta acoplar ao meu foguete o novo equipamento fabricado em Marte e entregue no bernal.


    Confira como ficou o foguete, pronto para uma nova missão de prospecção e industrialização, pouco depois da 30a rodada.

    https://c1.staticflickr.com/5/4280/35805391076_795eff75dc_b.jpg
    Um foguete com apenas 6 pontos de massa, capaz de tentar novamente a prospecção caso falhe e transportando duas tripulações: Space X e os engenheiros que recrutei no início do jogo.


    Relembrando: o meu próximo objetivo será a industrialização e colonização de um site científico, para que possa criar um laboratório. Uma das razões que demorei para fazer uma nova missão de industrialização foi observar e esperar que aparecessem cartas interessantes nos baralhos de tecnologias. A minha primeira industrialização teve o objetivo de ganhar rapidamente os pontos de vitória que precisava e poder aumentar a minha capacidade de colonos no espaço. Relativamente, uma indústria em Marte fica bem próximo da Terra. Como pretendo explorar locais mais distantes, quero me certificar de que a nova indústria produza tecnologias que eu possa produzir e equipar o meu foguete em seguida, ao invés de voltar para a Terra e recomeçar do zero.

    Eu fiquei observando que cartas dos baralhos apareciam, pois como cada carta preta apenas pode ser produzida em um tipo de site, as tecnologias que me interessassem iriam influenciar qual site seria mais conveniente. Acabei pesquisando uma refinaria, um radiador e um gerador, todos com a legenda “Flip side = D”, indicando que em um site D poderia produzir o lado preto dessas cartas:

    https://c1.staticflickr.com/5/4253/35036323933_59147d3e06_b.jpg
    Se eu industrializar um site D, poderei produzir lá a versão melhorada desta refinaria e poupar uma viagem para a Terra. Mas vocês verão posteriormente que a refinaria preta precisará de um gerador. O gerador da ilustração também poderá ser produzido no site, em seu lado preto. Esse gerador preto, entretanto, exigirá um reator (o requisito aparece no outro lado desta carta). Mas para a minha sorte, o meu velho propulsor econômico que utilizei nos foguetes anteriores já tem um reator acoplado e este *também* pode ser melhorado em indústrias D. Contudo, verão mais adiante que o reator preto esquenta muito e será preciso pelo menos um radiador para resfriá-lo. Como podem ver na ilustração acima, este radiador também pode ser produzido no site D.

    O caminho escolhido então será prospectar um site D científico.  Infelizmente, os sites mais próximos que se enquadram nessa categoria sao os cometas e poucos asteroides. Todos estes sites sao difíceis de se aproximar e duros de clamar, pois tem tamanho 1 (ou seja, clamo apenas rolando “1” em 1d6). Felizmente, o robonauta que trago a bordo aumenta a chance de prospecção, já que tenho direito a uma re-rolagem.

    Da órbita baixa de Marte parti para o Cometa Encke, mas não tive sucesso em prospecta-lo. Tentei então o asteroide Phaeton, resultando em fracasso novamente. Foi na metade do 4o ciclo solar (lembrando que tenho 20 VP dos 30 VP necessários para a reunião da diretoria na rodada 48) que consegui enfim clamar um site, o Cometa Hartlley 2:

    https://c1.staticflickr.com/5/4217/35805396156_d52497ffed_b.jpg
    O pouso no turbulento Cometa Hartlley 2, um site científico D.

    Fiz duas operações sucessivas. Primeiro, uma operação de ciências para tentar clamar o cometa (rolei “1” de primeira) e depois uma operação de engenharia para industrializar. Finalmente, removi a minha carta da tripulação Space X para criar uma colônia, mantendo os meus colonos engenheiros “Heavy Water Survivalists” no Cometa. Mas vamos olhar rapidamente para o bernal financeiro tripulado pelos colonos cientistas, orbitando Marte:

    https://c1.staticflickr.com/5/4286/35805388776_52f70b41d0_b.jpg
    Veja os cientistas. Estão no bernal? Checado. Tenho uma colônia em um site de científico? Checado. Tenho algum colono humano presente lá? Os engenheiros, checado.


    Sendo assim, habemus laboratorium! No espaço ninguém consegue ouvir meu latim mequetrefe, muito menos pode criticar.

    https://c1.staticflickr.com/5/4241/35805393096_e6b8ec6d0c_b.jpg
    Essa foto tem um erro. Ao tirá-la , esqueci de colocar a cúpula laranja que representa uma colônia e que confere 2 VP de bonus.


    Como esta será a minha primeira indústria D, abaixarei o marcador da trilha de exploração da coluna D para o valor de 10 VP:

    https://c1.staticflickr.com/5/4215/35845902785_4005286a89_b.jpg
    Acabo de ganhar 1 VP pelo site clamado, 1 VP pelo cubo da indústria, 2 VP pela colônia e 10 VP pela primeira indústria D. Somados aos 20 VP acumulados, cheguei a 34 VP e a próxima reunião da diretoria não assusta mais.


    Antes de fazer uso do laboratório, realizarei algumas produções extraterrestres e alocar no foguete as cartas que tem lado preto e podem ser construídas em uma indústria D.  

    https://c1.staticflickr.com/5/4208/35005804344_437108dc7c_b.jpg
    O robonauta e o gerador preto solar (ambas cartas C) foram consumidos na industrialização e não podem ser produzidos aqui. O meu antigo reator solar D ficou mais respeitável ao adicionar na propulsão do foguete E reduzir pela metade o consumo do meu propulsor. O único porém reside em sua necessidade de resfriar 3 unidades térmicas, mas já tenho um radiador acoplado que pode resfriar duas unidades térmicas. Produzi também uma refinaria e um gerador como seu suporte (note que o próprio gerador tem necessidade de um reator como suporte).

    Uma palhinha rápida sobre radiadores: toda vez que você os constrói, precisa decidir qual versão irá construir. Cada carta de radiador tem duas orientações. Entre outros detalhes, o lado de menor massa resfria menos enquanto o lado de maior massa resfria mais. O foguete acima não pode se deslocar devido ao superaquecimento de uma unidade térmica que não foi compensada. Porém, mas há um recurso que muitos propulsores do jogo possuem e permite resfriar exatamente uma unidade térmica: o afterburn. Observem o triângulo azul de valor 5*2 que está na carta do propulsor. Estão vendo perto do topo do triângulo o ícone de uma chama com número “2”? Esse valor se refere a um gasto de água extra que o foguete pode expelir para realizar o efeito de afterburn: por uma rodada obtém-se o resfriamento de uma unidade térmica e aumenta temporariamente a propulsão do foguete em 1. Enquanto não obter um segundo radiador, este foguete se deslocara expelindo água extra cada rodada, mas neste caso vale a pena.

    Notem que me livrei de qualquer dependência de energia solar na configuração do meu foguete, o que serve bem para meus propósitos. As missões mais avançadas exigem a exploração mais distante do sistema solar e conforme vimos naquela ilustração das zonas solares (Helio Zones - primeira mensagem deste tópico), uma expedição para Netuno em diante inviabiliza a energia solar.

    Agora que pude atualizar a tecnologia do meu foguete, vamos utilizar o laboratório. Um laboratório pode PROMOVER qualquer carta que possua um lado roxo (exceto bernais). Uma grande parte destas cartas roxas possuem um FUTURO que posso realizar se cumprir seus rigorosos requisitos. Relembrando: para vencer este cenário não basta paparicar a mesa da diretoria com pontos de vitória, precisa atingir um futuro. A única carta que está na local e que possui um lado roxo sao aqueles colonos engenheiros. Vejam o que acontece com a carta ao promovê-la:

    https://c1.staticflickr.com/5/4232/35005800754_e1728436e4_b.jpg
    A sua tripulação de colonos engenheiros foi substituída por revolucionários financistas que querem o separatismo! Abaixo a tirania da Terra! Se fosse um jogo contra outros participantes, todos podem ter atacar e você pode atacá-los. Em adição, toda operação de lançamento de tecnologia da Terra custa o dobro.

    Agora, como completar o Futuro Revolucionário? Existem três requisitos:

    - Primeiro, preciso ter três colonos no espaço. No momento tenho dois, pois o meu bernal está adjacente a apenas uma indústria com hidratação 4 (relembrando: some a hidratação de todos os sites industrializados adjacentes a um bernal e divida por dois; este será o máximo de colonos que poderá ter no espaço). Felizmente, há um site marciano adjacente ao bernal que posso industrializar e aumentar o limite para três colonos.

    - Segundo, será preciso declarar Guerra, mas essa condição não existe neste cenário-solo. Como detalhei no livro de regras que contém este cenário, este requisito será cumprido ao gastar uma quantidade significativa de recursos para simular o custo armamentista. Este requisito não será um problema.

    - Terceiro, o símbolo da caveira descrito no texto significa que será necessário executar uma EPIC HAZARD OPERATION. Essas operações, como o nome diz, sao bem perigosas. A boa notícia é que neste cenário, a operação tem sucesso em 1-5 em 6. A má notícia é que este rolamento só pode ser feito após ter industrializado um site transnetuniano (que também serve como laboratório). Então precisarei fazer uma missão para o extremo do sistema solar.

    A próxima atualização será a parte final deste relato: a busca pela nova industrialização de Marte, o terceiro colono e a missão definitiva: para além de Netuno.

    3
  • Victor
    2517 mensagens MD
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    Victor11/07/17 00:31
    Victor » 11/07/17 00:31

    Parte 4 (Final)

    Antes de mais nada, estou mudando o titulo do topico de “Resumo de sessão solo” para “Relato de sessão solo” . Não tenho coragem de adereçar esse texto todo como resumo, lol.

    Esta parte final visa buscar e completar um Futuro para concluir o jogo com vitória. No momento, a partida está para terminar seu quarto ciclo solar (necessitando de 30 VP, acumulei 34) e o meu foguete está no Cometa Hartlley 2, com material quase completo para industrializar, faltando apenas um robonauta.

    O primeiro passo para a realização do Futuro Revolucionário será clamar e industrializar mais um site de Marte adjacente ao bernal que está orbitando o planeta. Neste caso, o site em questão e’ Arsia Mons Caves. Primeiro, decolo o meu foguete do cometa e este se desloca até o bernal. Enquanto o foguete cruza o espaço, o bernal faz a produção extraterrestre de duas cartas pretas: o robonauta que já produzi previamente e um radiador para complementar aquele resfriamento que o reator do foguete precisava. Não haverá mais necessidade de afterburn. Feito isto, basta um pouso rápido no solo marciano para clamar o site e industrializa-lo.

    https://c1.staticflickr.com/5/4284/35717872771_61f8eafd6c_b.jpg
    Agora dois sites industrializados com hidratação total de 7 estão adjacentes ao bernal. O meu limite de colonos no espaço foi elevado para 3.

    Tudo pronto para lançar ao espaço o terceiro colono e cumprir o primeiro requisito do Futuro Revolucionário: possuir 3 colonos no tabuleiro. Mas antes disto, uma atualização dos pontos de vitória:

    https://c1.staticflickr.com/5/4280/35849753775_cfdfac87d2_b.jpg
    A segunda indústria C faz com que o valor de cada indústria seja rebaixado para 8 VP cada. Considerando apenas o valor destas indústrias, passei de 10 VP para 16 VP. No momento, acúmulo 42 VP, incluindo os dois pontos provenientes pelo disco + cubo por ter clamado e industrializado o novo site (desta vez não foi fundada uma colônia).

    O próximo passo foi retornar para a órbita baixa da Terra (uma audácia destes revolucionários que querem independência!) e lançar em órbita o terceiro colono. Porém, o custo foi muito caro, tanto pela massa alta do novo colono quanto pelo custo dobrado de lançar material em órbita devido aos separatistas, o que drenou as minhas finanças e atrasou o próximo estágio da missão. Este atraso não me preocupou muito, pois apesar da última reunião da diretoria já ter passado há um tempo e agora o mínimo necessário era o acumulo de 40 VP, já tinha cumprido esta meta.

    Com o colono em órbita, o foguete pode trazê-lo para o bernal marciano e deixá-lo na estação, junto com os meus cientistas e a tripulação da Space X.

    https://c1.staticflickr.com/5/4205/35849687245_9c234c4d58_b.jpg
    Não haverá mais alterações neste bernal. O meu foguete agora será tripulado apenas pelos separatistas, partindo da estação com uma nova produção daquele robonauta que foi responsável pelas duas últimas industrializações.

    Antes de sua missão final, o foguete partiu novamente em direção ao Cometa Hartlley 2, mas houve um novo contratempo: este cometa apenas pode ser adentrado em certas rodadas do ciclo solar e precisei esperar o fim do ciclo (a reunião da diretoria subiu o limite de 40 VP para 50 VP) e mais algumas rodadas para que pousasse no cometa. Uma vez lá, foi uma questão de produzir novamente aquela refinaria e geradores pretos e um reabastecimento caprichado do meu foguete, pois a sua viagem final precisaria partir com tanque cheio.

    https://c1.staticflickr.com/5/4257/35717764811_60148db775_b.jpg
    Tudo pronto para a jornada aos sites transnetunianos. Um foguete com apenas 4 de massa, de potência razoável e baixo consumo.


    Partindo do cometa, se eu conseguisse chegar a um site transnetuniano e o industrializasse, estaria elegível para cumprir o requisito final do Futuro Revolucionário: fazer o rolamento do Epic Hazard (perigo épico, realmente). A primeira etapa da viagem eu cruzei por Júpiter.

    https://c1.staticflickr.com/5/4281/35849746245_5dd3e55e56_b.jpg
    Júpiter e suas luas tem um cinturão de radiação brutal, que consegui cruzar incólume. Estão vendo o número “4” no meio de Júpiter? Quando você cruza por planetas e certas luas, você pode utilizar a gravidade deles para criar um efeito estilingue, que confere uma movimentação de bônus e sem custo para foguetes que aproveitam o impulso gravitacional.


    Em seguida, parti para as áreas mais distantes do sistema solar. Não passei por Saturno, Urano ou Netuno, mas este último pode ser visualizado na foto abaixo.

    https://c1.staticflickr.com/5/4236/35009620834_7434905f91_b.jpg
    Uma pena que Netuno e sua maior lua, Tritão, sejam de pouco interesse estratégico em High Frontier. Mais acima e à direita, pode-se visualizar o cometa Halley. Este cometa tem o símbolo de um microscópio dentro de uma estrela dourada, caracterizando-o como um site transnetuniano, mas seu tamanho pequeno torna sua prospecção arriscada demais.


    Após algumas rodadas cheguei ao destino que planejei: as órbitas de Plutão e Charon

    https://c1.staticflickr.com/5/4212/35849725795_5db7f5ce40_b.jpg
    Dois sites transnetunianos fáceis de clamar. Plutão era mais interessante por ser um site V, que não tinha industrializado ainda. Infelizmente, não tinha propulsão potente o bastante para pousar no site.

    Como ainda tinha algumas rodadas antes da próxima reunião da diretoria, fiquei em órbita por uma rodada para fazer uma prospecção ‘a distância; o robonauta que trazia pode clamar múltiplos sites de uma só vez se estes estiverem adjacentes.Infelizmente, apenas Charon e Plutão puderam ser clamados. Em seguida, o foguete pousou em Charon utilizando sua potência maxima e pode industrializa-lo.

    https://c1.staticflickr.com/5/4258/35849731015_ec3a39ca3e_b.jpg
    Após a resolução do futuro, pude criar uma colônia em Charon para aumentar a pontuação.


    Tudo o que restava agora era fazer o rolamento do Perigo Épico. Em caso de fracasso, a indústria seria perdida junto com a tripulação separatista (assuma que forças da Terra venceram a guerra) e eu teria que fazer uma missão rápida para industrializar um site próximo de Marte para não ser eliminado na próxima reunião. Felizmente, o rolamento do d6 foi "3" e pude completar o Futuro Revolucionário!

    https://c1.staticflickr.com/5/4288/35809161246_f4546f44dc_b.jpg
    O Separatismo venceu! Pude então colocar um disco sobre a estrela que vale 12 VP e termino o jogo no final da rodada.


    Pontuação Final:

    4 Sites clamados com cubo de Indústrias: 8 VP
    Arsia Mons Caves (Marte), Hellas Basin Buried Glaciers (Marte), Cometa Hartley 2, Charon

    1 site clamado, sem indústria: 1 VP
    Plutão

    3 colônias: 6 VP
    Charon, Cometa Hartley 2, Hellas Basin Buried Glaciers (Marte)

    Bônus por Site Científico Industrializado: 2 VP
    Cometa Hartley 2

    Bônus por Site científico transnetuniano industrializado: 4 VP
    Charon

    Trilhas de exploração de materiais: 28 VP
    3 sites C = 6 VP cada
    1 Site D = 10 VP cada

    Bônus por ter bernal promovido e adjacente a site industrializado (dirtside factory): 1 VP
    (só lembrei de contabilizar esse ponto no fim de jogo, mas não teve prejuizo)

    Futuro: 12 VP
    War of Independence

    Total: 62 VP

    Grau de Sucesso do programa espacial (VP total - VP requerido): 62 - 50  = 12 VP

    Checando a tabela no manual, verifica-se que 12 VP e’ considerado como “Bom” sucesso do programa espacial. Não foi a minha melhor partida, mas estava mais interessado em torna-la o mais didática possível. Espero que tenha gostado e parabéns aos que tiveram paciência para ler todo o relato!

    4
  • rmeloni
    179 mensagens MD
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    rmeloni11/07/17 10:50
    rmeloni » 11/07/17 10:50

    Depois de ler tudo, me interesso mais ainda em jogar HF, mas como astronauta de primeira viajem o fracasso é iminente!

    Percebi que é importante conhecer as cartas, com base no que planeja para suas missões.
    Além de conhecer os sites no tabuleiro, não tentar clamar qualquer um.

    E jogar algumas vezes faz melhorar a experiência e o retorno que o jogo proporciona. 
    Não desistir depois do primeiro fracasso!

    1
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