FIRST CLASS
Todos a bordo do Expresso Oriente!
Seja um empreendedor no ramo das Ferrovias. Construa suas ferrovias, melhore seus vagões, amplie sua rota, e atenda o melhor possível, para atrair mais e mais passageiros da Primeira Classe.
Este é o FIRST CLASS, um inteligente e desafiante jogo de Helmut Ohley, criado do aclamado RUSSIAN RAILROAD.
Neste, as cartas dominam o jogo. Sua ação principal é escolher e executar uma das 18 cartas abertas na mesa.
O jogo tem 6 rodadas, e de duas em duas rodadas tem uma fase de pontuação, e no fim do jogo se pontua as CARTAS DE FIM DE JOGO.
É de 2 a 4 jogadores e tempo de jogo de aproximadamente 60 minutos. Excelente, desafiante e instigante. Leva um certo tempo para os jogadores sentirem firmes no que deva fazer para ampliar seus pontos de vitória. Mas assim que se encaixa as idéias, o jogo sobe e muito de cotação.
O SETUP
Cada jogador começa com seu tabuleiro individual, aonde ele vai colocando as cartas que escolher. Também cada jogador começa com:
- 2 CONDUTORES (meeple de madeira) que são responsáveis por se mover ao longo dos Vagões de suas 2 composições (fileiras de cartas de Vagões). Na fase de Pontuação que ocorrem sempre nas rodadas pares (2ª, 4ª, e 6ª rodada), somente os Vagões que ele passou e aonde está serão pontuados. O 3º meeple do CONDUTOR é colocado no tabuleiro de Pontuação, no espaço "0", para marcar seus pontos de vitória no decorrer do jogo.
- 4 MARCADORES DE PONTUAÇÃO (cubos de madeira) que servem apenas para indicar que você ultrapassou a casa dos 50 pontos. Eles são colocados próximo ao tabuleiro de PONTUAÇÃO.
- Uma LOCOMOTIVA (token de madeira), que vai se mover pela rota do Expresso Oriente. No tabuleiro já tem o início da rota em Paris, na parte superior direita, com 3 Estações/Paradas. Dependendo de onde se encontra sua LOCOMOTIVA, você receberá: ou AÇÃO BÔNUS (somente na fase de Pontuação), ou PONTOS DE VITÓRIA (no exato momento em que passar ou parar na Estação correspondente). Durante o jogo você vai acrescentando CARTAS DE ROTAS para ganhar mais e mais bônus. Da mesma forma dos CONDUTORES, na fase de PONTUAÇÃO (na 2ª, 4ª e 6ª rodadas) dependendo aonde está sua locomotiva ela ativa todas as ESTAÇÕES DE AÇÃO BÔNUS que ela passou ou está sobre.
- 2 Cartas de VAGÃO valor "0”, que são colocadas do lado direito de seu Tabuleiro, iniciando suas 2 composições de Vagões (e cada uma com seu CONDUTOR). Durante o jogo você vai acrescentando mais vagões e/ou melhorando os já existentes (vai subindo de nível: 0 - 1 - 2 - 4 - 7 - 12).
- 4 Cartas de VAGÕES DE MALOTES DE CORRESPONDÊNCIA. Que só entrarão em jogo assim que você construir o 5º VAGÃO, e você terá que escolher uma entre as 4 cartas de MALOTES DE CORRESPONDÊNCIAS, para colocar na 6ª posição em sua composição. A mesma coisa para sua segunda composição, caso atinja o tamanho de 5 vagões, automaticamente, pega outra Carta de MALOTES DE CORRESPONDÊNCIA e acrescenta em sua composição.
- As cartas de FIM DE JOGO são embaralhadas e se abrem na mesa uma quantidade de cartas igual ao número de jogadores + 1 (exemplo, com 4 jogadores, se abre 5 cartas na mesa). E no sentido anti-horário, a começar pelo jogador a direita do Primeiro jogador, escolhe uma das CARTAS DE FIM DE JOGO, e distribui aleatoriamente 1 carta de FIM DE JOGO para cada jogador que a coloca de face para baixo, numa pilha na parte inferior esquerda de seu tabuleiro. A carta que sobrar será embaralhada de volta no deck das CARTAS DE FIM DE JOGO, e será feito um monte de face para baixo, e em seguida se abrem na mesa 4 cartas. Essas cartas poderão ser compradas por qualquer jogador, em seu turno, por $ 4 moedas, cada carta.
(continua no próximo Post....)