Pensando um pouco…
Quinta-feira, 29 de junho de 2017, aqui no Rio Grande do Norte, feriado estadual. Oba!
O que eu fiz? Decidi aprender as regras do jogo mais pesado comprado este ano! O The Colonists.
Da leva dos novos jogos que chegaram, dentre eles Terraforming Mars, A Feast for Odin, Lorenzo il Magnifico, Yokohama, Mansion of Madness, esse ganha em volume de regras e tempo de jogo. O mais próximo dele é o Feast for Odin.
Um manual de regras de 24 páginas, um Apêndice com 12 páginas, e um suplemento Introdutório de 20 páginas. Tudo isso para ler, interpretar, montar na mesa, testar.
Só o trabalho de separar e classificar os mais de 300 componentes não está sendo fácil. Quem já passou ou passa por isso sabe.
Fazemos tudo isso com muita paixão e zelo, com intuito de aprender e nos divertir, a nós mesmos e a todos que convidamos à mesa para jogar.
E aí, que me surgiu um pensamento…Depois de todo esse trabalho, de se recriar o jogo na mesa, fluido, organizado, e jogável, para que os outros jogadores desfrutem o melhor que o jogo oferece (incluindo aí os erros e omissões que normalmente acontecem nas primeiras jogadas), ainda tem alguns jogadores que sentam à mesa e criticam e desvalorizam o trabalho do explicador/responsável do jogo.
Quero apenas alertar aos que sentam à mesa, para jogar qualquer jogo: Respeitem e ajudem a pessoa que está te passando as regras, a história do jogo; Contribua ajudando a organizar as peças, tokens e tiles; Preste atenção no que está sendo dito; Demonstre que aprendeu, fazendo perguntas pertinentes ao aprendizado; Façam críticas que ajudem a elevar a partida, o momento, caso contrário, deixe para criticar num momento pós partida; Não menosprezem quem está de boa vontade tentando explicar, a até mesmo aprender junto com todos os jogadores, e saibam aceitar os erros que irão aparecer.
Como se diz, o ato de jogar é um ato voluntário e prazeroso, além de desafiante e um poderoso exercício social.
E entre uma página e outra de manuais, entre um meeple que deve estar num tile específico, me pego pensando…
Quando vamos jogar?