Olá amigos, mais um review pra vocês com opção de texto e vídeo. =)
Dessa vez falando sobre o Alien Frontiers.
Quando eu ouvi falar do Alien Frontiers pela primeira vez jogaram minha expectativa lá em cima. O papo era de que se tratava de um dos melhores dice placements já feitos. Expectativa alta nunca é bom, mas corri atrás do jogo. Tarefa bem difícil já que esse jogo foi lançado pelo kickstarter e sempre estava esgotado nas lojas. Foram feitas outros financiamentos de novas versões e maiores versões.
É um jogo que não chamou muita atenção pelas artes nem componentes, mas bem interessante a forma como eles guardam os componentes em caixinhas por jogador. Isso torna o set up bem fácil, se não fosse pelo manual que achei mal organizado.
Falando sobre o jogo, é um dice placement que você depende muito pouco de rolagem de dados já que você sempre vai ter ações pra fazer independente da sua rolagem. As boas rolagens te ajudam a fazer ações mais fortes, mas em compensasão usam mais dados. Então ele meio que se equilibra nesse sentido. Além disso, pegar os poderes de controle de área e das cartas de tecnologia podem te dar muita vantagem em relação ao seus oponentes. Então acho o jogo muito bem balanceado.
A mecânica dice placement é uma variação de worker placement e nesse jogo ela é combinada com area control no domínio das regiões do mapa. Isso faz com que ele seja um jogo mais conflituoso do que um worker placement normal onde você basicamente marca ações do seu adversário. No Alien Frontiers você só vai marcar algumas das ações, enquanto que outras sempre estarão disponíveis pro seus adversários. A marcação mesmo acontece nas regiões dos planetas.
Geralmente eu não gosto de area control, mas nesse jogo achei interessante como eles mesclaram essas duas mecanicas e se tornou um jogo mais leve do que geralmente são os controles de area.
Então se você gosta de dice placements, area control e uma corrida por pontos, esse jogo é pra você.