Fonte: Fantasy Flight Games
Fantasy Flight Games anunciou a publicação de Tigris & Euphrates, um jogo premiado de colocação de tiles, criado por Reiner Knizia, em que 2-4 jogadores assumem os papéis dos governantes que constroem civilizações na antiga Mesopotâmia.
Esta edição de Tigris & Euphrates mantém a mecânica original do jogo, dando-lhe uma aparência atualizada com base na arte da antiga Suméria e Babilônia. Ele também possui todos os componentes necessários para reproduzir variações avançadas, a partir de um tabuleiro de jogo de dupla face e edifícios de civilização até peças de Maravilha a uma telha admira e ídolos de acompanhamento.
Civilizações Emergentes
Tigris & Euphrates leva os jogadores de volta no tempo, há milhares de anos até o momento em que os seres humanos começaram a construir assentamentos permanentes. Como governante em meio ao caos deste rápido crescimento urbano, você tem a chance de estabelecer uma civilização que irá perdurar por séculos. Mas Mesopotâmia é uma região estreita, uma ilha de terra arável inestimável rodeada por vastos desertos, com apenas espaço suficiente para uma dinastia florescer. Se você quiser fazer uma marca na história, você deve subjugar seus adversários e desenvolver a mais forte e a mais magnífica civilização da região. Apenas um governante pode dominar a parte fértil!


Você começa a sua civilização, colocando um líder e uma telha - uma fazenda azul, templo vermelho, mercado verde, ou assentamento preto no tabuleiro para formar um reino. Cada tipo de telha tem uma ficha líder da mesma cor, e quando você coloca uma telha no mesmo reino com o seu líder correspondente, você ganha um ponto de vitória.
Seu objetivo não é apenas construir a maior civilização, mas também a mais saudável com um equilíbrio entre comércio, agricultura, habitação e religião. Todas as quatro esferas da civilização estão entrelaçadas e são necessárias. Mercados sem assentamentos próximos ficarão vazios. Sem fazendas, a cidade vai morrer de fome. Sem templos, as pessoas não podem satisfazer os deuses. A força da civilização de um jogador é medida em pontos de vitória, e ganha quem tiver mais pontos na sua esfera mais fraca.
Competindo Dinastias e Monumentos duráveis
Crescimento gera conflito. Dinastias podem coexistir pacificamente por um tempo, mas logo os recursos limitados da região irão definir desacordos com aliados prometidos. Outro líder da dinastia pode tentar enfraquecê-lo por incitar a rebelião entre o teu povo e forçá-lo a lutar no seu próprio território. Qualquer que seja o líder que tiver o apoio divino - o maior número de templos - controla a rebelião na área. Guerras ocorrem quando dois reinos estão unidos sob a liderança da mesma cor, e as guerras são travadas usando as telhas desta cor. Se ao colocar uma telha você unir dois reinos com líderes azuis, por exemplo, você deve reunir mais peças de fazenda do que o seu adversário, a fim de ganhar a guerra.

À medida que sua civilização desenvolve e sua dinastia persiste, você pode erguer um monumento à sua grandeza, um edifício de tijolo e pedra de quatro telhas que seus povos irão se orgulhar. Você pode construir um edifício de civilização para o seu povo, como uma biblioteca, celeiro ou palácio, ou até mesmo construir uma enorme maravilha de cinco telhas com um ídolo visível a quilômetros de distância. As guerras e rebeliões podem arruinar e destruir fazendas, assentamentos e mercados próximos, mas não podem destruir monumentos. Eles podem, no entanto, ser tomados por outro governante, e a construção de um monumento pode torná-lo alvo de um vizinho invejoso buscando melhorar seu próprio poder.
Comece sua Civilização
A Mesopotâmia já foi um deserto inquieto, seu solo longe do arado, sua paisagem livre de casas e ziggurats. Uma vez que a sua riqueza foi descoberta, não apenas fazendas e casas, mas cidades inteiras apareceram e se expandiram rapidamente. Enquanto a população cresce, a região torna-se densamente povoada com monarcas concorrentes, cada um tentando governar tanto território quanto possível. Gerações em guerra se seguiram, até que uma dinastia saiu vitoriosa e governou a região durante séculos. Você tem a liderança e habilidade estratégica para criar uma civilização equilibrada, derrotar seus oponentes, e encontrar uma dinastia que dure?
A luta para dominar a parte fértil começa no segundo trimestre de 2015.