Tudo bem pessoal?
Devido a inúmeras dúvidas de regras e problemas com as traduções da versão nacional, resolvi juntar as informações que pesquisei para facilitar. Muita coisa pesquisei no BGG até com respostas do próprio criador.
Até agora acho que todos os "erros" são contornáveis com entendimento das regras e sem precisar de guias/erratas/etc. Até por que conhecendo as regras e seguindo a temática quando em dúvida se consegue evitar muitos erros.
DIVERGÊNCIA DE TEXTO X ICONOGRAFIA
Algumas cartas apresentam divergências entre o texto que, não faz nada mais do que descreve os ícones. Muitas vezes estão errados ou até mesmo incompletos.
Solução: Siga pelos ícones. Esqueça os textos que apenas descrevem os ícones que somente irão gerar confusão.
*** EXCEÇÃO (CONTRATO DE ZELADOR)
Nessa sim algumas informações estão faltando na carta. O texto que descreve a ação está correto (os custos e exigências).
COMPRAR CARTAS
Algumas cartas darão cartas gratuitamente. Estas cartas contém o ÍCONE DE CARTA (novamente,ajuda bastante seguir por aqui em dúvida). Tiles colocados nessas áreas do tabuleiro também se incluem.
A Corporação Inventrix mostra 3 ícones de carta, ou seja, você começa com 3 cartas grátis na mão. Tanto que traduziram como "PEGUE".
Quando uma carta de AÇÃO falar pra comprar uma carta, ai sim você DEVE PAGAR 3$ CRÉDITOS. Normalmente te dá a opção de descartar também (afinal se fosse gratuita não faria sentido jogar fora).
**** CONTATO DE NEGÓCIOS
Esta não contém a iconografia e seguindo a lógica da tradução usaram "PEGUE" que significa pegar as cartas de graça mesmo. Ou seja, olhe 4 cartas do baralho e fique com 2 sem pagar.
***** POTENCIADORES VIRAIS
O que esta carta faz, basicamente, quando baixa uma carta você pode colocar recursos na carta que baixou, do tipo apropriado conforme os ícones dessa carta baixada. Lembrando que nas regras você não pode colocar recursos em cartas que não façam uso de recursos.
CLARIFICAÇÕES SOBRE REGRAS:
- Se qualquer indicador geral (Oxigênio, Temperatura ou Mar) estiver no máximo você NÃO ganha IT por cartas que façam aumentar.
- Se uma carta instruir a colocar um Tile e você não puder colocar, você NÃO pode jogar a carta. (EXCEÇÃO: Se todos os tiles de oceanos já estiverem em jogo por exemplo).
- Cartas só podem reunir recursos se forem capaz de usar (micróbios, animais, etc). Normalmente para pagar recursos na ação devem ser usados os mesmos da carta que está fazendo a ação (A menos que especificado na carta).
- Efeitos que reduzem geração (energia, plantas, etc) ou fazem perder algo, você DEVE ter a quantia que vai diminuir para jogar a carta.
- Cartas com Tiles de Cidade você coloca uma cidade MAS não ganha o aumento de geração de créditos (que só funciona quando usa o projeto de colocar cidades por 25$).
- Coloca-se Tiles de vegetação apenas adjacentes aos SEUS tiles, de qualquer tipo. Os outros tiles não precisam seguir essas regras mas verificar outras limitações.
Essas são apenas algumas coisas, espero que possa ajudar um pouco quem quer desfrutar desse jogão, realmente valeu a pena para mim independente desses problemas. Conforme forem surgindo mais dúvidas e respostas/clarificações vou adicionando.
Att