Ontem por volta das 17:00 horas começamos a nossa jornada. A primeira viagem, minha e da @LeticiaNunes. Foram quase 1hora de instruções para o Módulo Básico e então... partiu! às 17:50
Fui com a Agência Espacial Chinesa (PRC); a @LetíciaNunes, com Agência Espacial Europeia (ESA); e o Capitão Renan, o nosso anfitrião, com a Agência Espacial Japonesa (Shimizu). No módulo básico, o fim do jogo é alcançado quando se constrói 6 indústrias extra-terrestres, então todos sairam loucos para a prospecção de algum asteroide que possuísse as materias primas das suas tecnologias de foguetes. Eu fui atrás dos V, @LeticiaNunes dos S; e o Capitão, dos C.
Por causa do melhor propulsor que a ESA conseguiu, e um Robonauta que podia prospectar nas adjacencias, ela conseguiu chegar nos asteroides bem primeiro. Mas a sorte não ajudou, esgotou os primeiros 3 asteroides S, sem chance de exploração. Abasteceu o foguete em um deles,e seguiu adiante para outro setor. Chegando lá, a sorte novamente, sacaneou tudo, perdeu mais 2 asteroides S, mas conseguiu um M, que não era seu objetivo. Ainda em busca do S, mudou novamente de rota e seguiu para outro setor, de Vesta, aonde a PRC estava em missão.
Durante a jornada nada bem sucedida da ESA, a PRC estava rumo a sua primeira prospecção, em Vesta, grande, tamanho 4, facilitando a sorte. Deve a ineficiencia do propulsor, e alto consumo de combustível, não partiu com uma Refinaria, apenas o Robonauta de exploração (permite uma ré-rolagem em uma prospecção mal sucedida). Chegou em Vesta, muito gasto de combustível no pouso, devido a necessidade do uso do propulsor da tripulação, e a prospecção foi bem sucedida. Deixou o robonauta no local, e decolou em direção novamente para a terra, com objetivo de levar a refinaria para Vesta. Viagem de ida e volta, sem intercorrencias. Desembarque da refinaria no local, e fundação da primeira Industria do jogo.
Shimizu enfrentou dificuldades técnicas durante toda a partida. Prospecções não bem sucedidas nos asteoides perto de Ceres, consumiu muitos recursos e um pouso em Ceres mais ainda, sendo necessário diversas manobras de liberação de modulos do foguete, troca de propulsores, reabastecimentos, sendo necesários mais de 5 anos para conseguir pousar e prospectar Ceres, e assim voltar a Terra, para levar a refinaria e então industrializa-la.
As novas industrias foram surgindo até o momento que a PRC fundou a sua 2 Industria na mesma rodada que a ESA, criando uma corrida para quem construiría a ultima. PRC, montou um Freight (Cubão) em Palrochus, com um robonauta, enquanto voltava para a Terra levando sua população para realizar uma Glória, e voltava para a região de Vesta, para industrializar seu ultimo asteroide, pegando uma refinaria em Vesta e indo para ele. Já a ESA, visava Hektor, produziu um Freight em Herlha com uma Refinaria, foi de foguete até Uilas, pegou o Robonauta, e partiu para Hektor, na sincronização de chegar todas as peças juntas e então Industrializar primeiro que a PRC.
Por diferença de 1 ano, a PRC conseguiu cumprir sua missão, industrializou seu asteroide C, e concluiu a partida. Na contagem final dos pontos, PRC venceu com 40, ESA com 32 e SHIMIZU com 10, devido as dificuldades de prospecção e deficiencia do seu propulsor durante toda a partida.
Opinião: Jogo muito interessante. Dificil? O módulo básico não considerei tão complexo assim não. Existe algum pequenos pontos que são complicadinhos de assimilar, como por exemplo: A velocidade dos foguetes, deve ser MAIOR que o tamanho do corpos celestes para conseguir pousar e decolar. A velocidade dos Propulsores possui um valor pré-fixado, mas que sofre influencia do peso do foguete, bonus solar, laser de apoio terrestre, e esse valor de "velocidade" é a quantidade de pontos de consumo de combustivel (pontos rosa) que vc pode passar durante seu trajeto. O consumo do propulsor, é quanto de combustivel é gasto, ao passar por cada ponto rosa. Os robonautas possuem 3 tipos que possuem habilidades diferentes (Buggys "re-rolagem nas prospecções", Prospecção em adjacencia, e robonautas propulsores). Os robonautas possuem o ISRU que define a quantidade de Água que deve ter num corpo celeste para que ele consiga prospectar, e interfere na quantidade de combustivel que pode ser feito em um re-abastecimento.
E ai até conseguir assimilar e conseguir fazer um planejamento pensando em tudo isso, leva um tempo. Mas após esse período, tudo fica mais fácil. Não considero tão complexo assim não. Considero o Dominant Species (embora seja outro estilo, totalmente diferente) mais complexo de se assimilar as ações e jogar.
E o Módulo Avançado: O Capitão Renan, nos explicou após a conclusão da partida, as diferenças e o que são acrescidos no módulo avançado. O jogo fica com um grau de realismo e simulação extremamente alto, verossímil ao extremo. Mas faz com o que a duração da partida, aumente consideravelmente, e inclui múltiplas variáveis que repercute de forma negativa na diversão do jogo. O Módulo Básico considerei extremamente divertido e empolgante, quanto ao Avançado, não sei se seria nem mesmo próximo (quando jogar, opinarei melhor). A opinião do Capitão Renan, já tendo jogado o módulo avançado alguns vezes, foi que introduzir as eleições seus perfis geopolíticos, as tempestades solares e as novas partes dos foguetes, mantendo as regras do Módulo Básico, torna o jogo perfeito. Agora adicionar os futuros, as cartas de colonizadores e algumas outras regras em exceções, acrescentam realismo e imersão, mas perde muita diversão.

Abraços, e qualquer opinião ou comentários são bem vindos.