Eu gosto muito desse jogo, um dos meus favoritos e até agora foi só sucesso nas mesas. Como não tem nenhum material escrito dele, resolvi traduzir esse review, espero que gostem! Segue o link original:
- Designer: Martin Wallace
- Editora: Space Cowboys
- Jogadores: 1 - 4
- Idades: 12 e acima
- Tempo: 30 a 60 minutos
- Vezes jogado: > 5
Hit Z Road é um jogo de tabuleiro de horror com temática Zombie sobre uma viagem de Chicago a Los Angeles. Você ganhará recursos ao atravessar o país, mas você precisa ter cuidado ao gastá-los, pois eles são necessários para sobreviver às hordas de zumbis mortos-vivos que você encontra ao longo do caminho.
Hit Z Road fez sua estréia no Gen Con 2016, e foi um dos meus jogos favoritos da convenção. Não deixe o tema e a ênfase na rolagem de dados te enganar: há elementos fortes de um Eurogame do estilo do Martin Wallace aqui.
E o tema do jogo é excelente. A idéia é que Hit Z Road foi feita por um filho chamado Martin, que sobreviveu ao apocalipse zumbi. Ele fez o jogo para comemorar sua própria viagem pelo país. Os "componentes" do jogo são "reciclagem" de partes de outros jogos e objetos domésticos. É por isso que a caixa parece um jogo antigo com novas informações rabiscadas através dele. Alguns dos cartões no jogo são reciclados de Ticket to Ride e Dixit, e outros componentes do jogo são feitos de tampas de garrafa ou mesmo de chaves antigas.
Gameplay
Cada jogador assume o lider sobrevivente de sua cor, quatro sobreviventes adicionais e quatro de cada um dos três recursos: Adrenalina, Munição e Gasolina.
O jogo é jogado ao longo de oito rodadas. Para ganhar, você precisa ter pelo menos um sobrevivente até a costa oeste, durando as oito rodadas; Entre os jogadores que sobreviverem, o jogador com mais pontos ganha. O jogo se torna mais desafiador a cada rodada: as duas primeiras rodadas usam cartas de nível I, relativamente fácil, então há três rodadas com aa cartas de Nível II, de desafio moderado e as três últimas rodadas usam as difíceis cartas de Nível III.
Cada rodada começa com a "fase de planejamento" na qual são tiradas 8 cartas do deck e colocadas viradas para cima na mesa em quatro linhas de duas cartas cada. Estas representam os quatro "caminhos" que os jogadores podem seguir.
Os jogadores examinam os caminhos, então um leilão começa. Os jogadores se revezam oferecendo recursos - os próprios recursos que precisam para escapar dos zumbis - para determinar a ordem em que eles escolhem um caminho. Aplicam-se as seguintes regras de leilão:
- Se optar por dar lance, um jogador deve mover seu marcador para um espaço maior que seu espaço atual.
- Ele pode passar, mas ele pode oferecer mais tarde, desde que os outros jogadores também não tenham passado.
- Exceto no espaço "0", apenas um jogador pode estar em um determinado espaço.
- Quando todos os jogadores passam em seguida, o leilão termina.
- Os jogadores obtêm uma "iniciativa" (ou seja, marcador de ordem de turno) com base em seus resultados. Se vários jogadores ainda estiverem em "0", sua ordem de turno permanece da rodada anterior.
O leilão é crítico: com quatro jogadores, existem quatro caminhos disponíveis. Cada caminho tem um número variável de recursos que um jogador recebe, uma série de zumbis para derrotar e / ou uma série de pontos de vitória para ganhar. O primeiro jogador obtém naturalmente a melhor escolha, o que geralmente lhes dá um caminho mais fácil (ou, no mínimo, um caminho com mais pontos de vitória ou recursos). O último jogador obterá o que quer que seja restante (ou seja, o caminho mais difícil ou caminho com o menor número de recompensas).
Os caminhos têm duas cartas, que são resolvidas de esquerda para a direita. O canto superior esquerdo é a ação de vasculhar, ou os recursos que um jogador recebe. Então, se houver texto na carta, esse evento acontece. Finalmente, há uma luta em que um jogador deve derrotar todos os zumbis na carta. (Algumas cartas também dão tokens, o que pode afetar nos caminhos.)
Quando os jogadores começam a lutar contra os zumbis, eles podem primeiro gastar balas para fazer um ataque à distância, rolando dois dados por token de munição usada. A mira é igual a um acerto, e esse tantos de zumbis são removidos. O resto do combate se resume a corpo-a-corpo ou escapar. Para corpo a corpo, os jogadores rolam dados igual ao número de personagens na sua equipe. A face com o símbolo da mira mata os zumbis, mas os zumbis também podem matar os personagens do jogador com o símbolo de crânio, a menos que um jogador gaste adrenalina para evitar isso. (Algumas cartas exigem que um ou mais dados da horda vermelha sejam rolados, e estes têm crânios que não podem ser cancelados gastando adrenalina.) Um jogador pode escapar gastando dois tokens de gasolina, mas nem sempre é o melhor caminho pois o jogador não fica com a carta, que às vezes contém pontos de vitória.
Se um jogador for atingido durante o corpo-a-corpo e não tem adrenalina para gastar - ou não quer gastá-lo - ele perde um dos seus sobreviventes. E isso é devastador, já que esse jogador rola menos dados em futuras batalhas corpo-a-corpo.
Os jogadores podem ser - e freqüentemente são - eliminados do jogo. Se isso acontecer, uma das chaves é colocada ao lado da linha inferior de cartas na próxima rodada. Os jogadores devem gastar dois recursos extras para seguir esse caminho. Se dois jogadores forem eliminados, duas chaves - uma que requer dois recursos, a outra que requer quatro - são colocadas nas duas linhas inferiores.
Se mais de um jogador sobrevive até o fim, os pontos serão computados para determinar o vencedor. Os jogadores somam os pontos de suas cartas, além das cartas de "epílogo", que valem três pontos cada. Os cartas de epílogo vão para o jogador com (1) a maioria de adrenalina, (2) a maioria das munições, (3) a maioria ds gasolinas e (4) a maioria dos sobreviventes.
O vencedor é o jogador que chegou a Los Angeles com a maioria dos pontos. Ou então, o vencedor é aquele que sobreviver caso todos os outros morram.
Minha opinião sobre o jogo...
Martin Wallace lançou dois jogos na Gen Con 2016: Via Nebula e Hit Z Road. Ambos são excelentes e mostram a amplitude genial do design de jogos de Wallace. Não esperava gostar do Hit Z Road mais do que Via Nebula, mas acho que sim. Hit Z Road é um jogo de gerenciamento de recursos simples, mas eficaz, com um uso inteligente e exclusivo do tema Zumbis.
À primeira vista, este não é um jogo que eu esperaria gostar. Desprezo o uso do tema zumbi nos jogos - com franqueza, não entendo toda essa mania de zumbi - mas funciona bem neste caso, e isso parece uma Road Trip com um tema zumbi. Fazer com que o jogo reutilize objetos domésticos e componentes de outros jogos foi brilhante, a todos eu mostro a caixa para dizer o quão legal é essa ideia. Eu também não sou normalmente fã de dados, mas também funciona bem em Hit Z Road.
Não deixe o tema e a ênfase na rolagem de dados enganá-lo: existem alguns elementos fortes de um Eurogame do estilo Wallace aqui. O leilão é essencial: pode ser bom aproveitar o melhor caminho (devido a uma baixa contagem de zumbis ou bons recursos), mas a que custo? O overbid no leilão pode ser fatal, e enquanto a Hit Z Road é simples de aprender, pode ser bem punitivo para um mal gerenciamento de recursos. Esta é uma ótima introdução à ênfase de Wallace no bom planejamento.
O jogo é melhor com quatro jogadores: torna o leilão mais interessante, e é divertido quando alguém deve resolver cada um dos quatro caminhos. Nessa contagem do jogador, o jogo leva cerca de 45 minutos. Claro, Hit Z Road tem eliminação do jogador, mas para um jogo tão curto e simples, não vejo tanto problema.
O jogo é tenso. Ainda não tive um jogo em que todos sobreviveram até a Costa Oeste, e nos provocamos uns aos outros sobre quem será o primeiro a morrer. Parece, pelo menos com baseado em minhas jogadas, que alguém vai ser eliminado.Você precisa saber quando economizar recursos e saber quando gastá-los, e enquanto Hit Z Road é fácil de aprender, leva alguns jogos para encontrar o equilíbrio certo. E um pouco de sorte na rolagem de dados também ajuda.
No geral, acho que Hit Z Road é um dos melhores títulos da Gen Con 2016, e fico feliz por ter pegado uma cópia. Este jogo tem um pouco de tudo: um tema legal, a tensão que só os dados podem fornecer e o gerenciamento inteligente de recursos. Este foi um grande sucesso com o meu grupo de jogos, e se você é um fã de Martin Wallace, acho que você vai gostar do que ele fez com um jogo mais leve.