Amigos, mais um review em video e texto pra vocês. Dessa vez falando sobre o Tzolk'in.
Lembrando que esse texto é apenas um roteiro que uso como base pra gravação do vídeo. Como sei que alguns preferem texto, comecei com esse formato desde o último review. Aos poucos vou melhorando com fotos e outras informações. Coloquem nos comentários o que vocês gostam de ver em reviews de texto.
Tzolk'in: The Mayan Calendar
Ano: 2012
Designer: Simone Luciani e Daniele Tascini
Editora: CGE (Czech Games Edition)
Jogadores: 2-4
Tzolkin é muito conhecido pela atenção que seu tabuleiro chama ao ser colocado na mesa. As engrenagens movendo durante o jogo além de muito criativas são um charme a mais na partida até pra quem assiste.
Mas ele não é apenas um jogo bonito. É um worker placement de muito planejamento futuro, marcação e otimização de ações.
Assim que você começa a jogar te da uma sensação de não saber por onde começar e qual caminho seguir, pois são muitas informações no tabuleiro. Você não sabe direito como uma coisa conversa com a outra além de ter que prever quando você vai retirar seus trabalhadores pra realizar a ação que você quer.
Nesse sentido ele é um jogo muito rico em estratégia, planejamento e possibilidade de jogadas que você pode fazer dependendo do seu conhecimento do jogo.
Por outro lado, ele pode assustar muita gente que acha que ele é um worker placement como outro qualquer. Isso pode frustrar nas primeiras partidas, pois a curva de aprendizado dele é de umas 3 partidas.
Ele já tem um expansão (Tzolk'in: The Mayan Calendar - Tribes & Prophecies) que adiciona poderes aos jogadores, tornando o jogo assimétrico, além de catástrofes que forçam os jogadores a desviarem suas estratégias pra evitar perdas enormes de pontos ou até mesmo fazer pontos extras.
Ele está disponível no board game arena onde você pode explorar bastante as possibilidades de jogadas.
É um jogo que funciona muito bem para qualquer número de jogadores e com a expansão você consegue incluir um 5o jogador, o que eu não recomendo por conta do tempo de partida e down time.
Então se você curte worker placement, gosta de planejar a médio/longo prazo e marcar seu amiguinho ferozmente, esse jogo é pra você.
Esse é um dos meus jogos favoritos e um dos mais criativos que eu já vi no uso da mecânica de worker placement.
Foi um dos primeiros euros que joguei ao entrar no hobby. Pela falta de prática, foi uma partida muito confusa para mim, e sai com uma impressão negativa do jogo. Hoje percebo que muito possivelmente foi culpa da minha falta de maturidade com os jogos modernos... Preciso jogar novamente para rever minha impressão.