XANDAO13BR::Tes-Hahn:: Primeiro você movimenta o monstro a quantidade de espaços que o app informou (ou menos, caso chegue a um espaço com algum jogador), e só então verifica se ele chegou a algum jogador. Se não chegou a nenhum jogador é que você seleciona a opção de que não tem jogador. Nesse momento ele pode instruir a mover o monstro de novo, para chegar mais perto, mas aí não ataca, mesmo se alcançar algum jogador.
Não está correta esta resposta acima.
Se a primeira condição não puder ser cumprida, como mover o monstro em direção ao investigador ao seu alcance, e não há investigadores ao alcance, ou mover o monstro para ele ficar ao alcance ou adjacente a um ou mais investigadores e não houver investigadores pertos o suficiente para que isto ocorra, o monstro NÃO se movimenta. Neste caso você terá que selecionar a segunda opção para que o aplicativo informe qual será a ativação do monstro em questão.
Isto está bem esclarecido no FAQ neste link FAQ Mansions of Madness 2nd ed, o qual faço a colagem da parte em referência abaixo:
3) MONSTER MOVEMENT & SPAWNS
- If the app instructions say "Monster moves up to X spaces toward the nearest investigator" and the monster reaches the investigator in fewer than X moves (or is ALREADY in the same space as the investigator) then the monster stops moving/ doesn't move at all.
- If the app instructions say "Monster moves toward an investigator WITHIN RANGE", and there are no investigators in range, then the monster DOES NOT MOVE. (An investigator on the other side of a door is NOT considered within range, because range is not calculated through doors).
- If the app instructions say the Monster moves toward or attacks the investigator with the Most/Least of anything, and there is a tie between multiple investigators, THE PLAYERS DECIDE WHO GETS TARGETED.
- If the app instructions say a Monster moves to be in range of an investigator OR adjacent to an investigator for the purpose of attacking, and there are no investigators close enough for the monster to be within range OR adjacent, then the monster DOES NOT MOVE. After selecting the option "No investigators in range/adjacent" in the app, the monster will normally be given additional move instructions.
- If a monster SPAWNS in a room from an entrance that is barricaded, the barricade is IGNORED (it does not get destroyed, but does not block the SPAWN either).
É assim como vejo também, porém, só ressaltando que o tópico não é um FAQ oficial, o FAQ oficial (1.0), que inclusive está linkado no tópico, contém pouquíssimas respostas.