Gustamargos::XANDAO13BR::Acho que a melhor forma de tratar este caso é considerar que aquela ativação ela tem que se realizar completamente, ou seja, não pode se realizar uma parte e a outra não. Se ela se realiza completamente, você clica nela. Mas se ela não se realiza completamente, você tem que clicar na outra, que aí sim vai dar uma outra ativação que irá se realizar completamente. Do jeito que você estava jogando, e confesso que na minha primeira partida também joguei assim, você acaba por ativar o monstro duas vezes, o que não está correto.
Show, Muito obrigado pela ajuda de todos aqui!!
Pera gente, vcs estão confundido um monte de coisa rsrsrs.
Primeiro, quando o app determina que o monstro se mova e ataque um investigador em
alcance (conforme a definição das regras), quer dizer que se um investigador estiver a três espaços de distancia, sem nenhuma porta ou parede impedindo, o monstro se movimenta e ataca, caso contrário nada acontece.
Conforme a definição do livro de referência de regras:
Alcance (range):
o alcance dos efeitos que usam a expressão "ao (seu) alcance é de até três espaços de distância.
O alcance não pode ser contado através de paredes ou portas, a menos que um efeito o permita explicidamente.
O alcance pode ser contado através de delimitações intransponiveis
é exatamente essa dúvida que é sanada no faq oficial:
- If the app instructions say "Monster moves toward an investigator WITHIN RANGE", and there are no investigators in range, then the monster DOES NOT MOVE. (An investigator on the other side of a door is NOT considered within range, because range is not calculated through doors).
Quer dizer, que se caso a instrução for para o monstro se movimentar atrás de um investigador
no alcance e não haja ninguém que esteja dentro destas condições (3 espaços de distancia, sem nenhuma porta ou parede interrompendo o caminho), o monstro não se movimenta.
Esta bem claro no exemplo do faq que caso o investigador estiver do outro lado de uma porta, ele não é considerado em alcance, porque o alcance não é calculado através de portas e portanto o monstro não se movimenta.
Não é a mesma coisa quando o app diz que o monstro deve se movimentar atrás do investigador
mais próximo.
É só ver o exemplo do manual:
Primeira frase - o monstro se move 2 espaços em direção ao investigador mais proximo. Segunda frase -
em seguida, ele ataca o investigador que tenha sofrido mais dano (veja, é bem claro o comando, e um não exclui o outro).
O app te da 2 opcoes: 1) o monstro ataca 2) não há investigadores no espaço.
Ou seja, vc cumpre o primeiro parâmetro da ativação (o monstro se movimenta dois espaços, se necessário) para depois cumprir o segundo (ataca o investigador com mais dano).
Se houver um investigador no espaço depois que o monstro se movimenta (ou já existe um investigador no mesmo espaço que o monstro), vc escolhe a primeira opção (o monstro ataca), caso contrario, vc ativa a segunda opção (não há investigadores no espaço) e segue o comando da segunda opção.
Basicamente cada monstro tem duas ativações sim (é variavel), uma para movimento, outra para ataque. Se ele não usa uma das ativações, ele segue o comando da segunda opção do app, que normalmente instrui para movimentar o monstro mais uma vez (não é regra, o app pode instruir o monstro a não fazer nada por exemplo, pois cada monstro tem características próprias de ativação).
Outro exemplo: o app instrui o monstro para se mover 2 espaços em direção ao investigador mais próximo e atacar , mas o caminho está bloqueado por uma barricada. Caso o monstro não consiga passar pela barricada, ele interrompe o movimento, e não cumpre a segunda parte da instrução, que é atacar. Logo, como não há um investigador no espaço, vc ativa a segunda opção do app. Se o app mandar o monstro se mover novamente 2 espaços atrás do investigador mais próximo, ele vai tentar passar pela barreira mais uma vez.