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  4. Ativação dos Monstros.

Ativação dos Monstros.

Mansions of Madness (2ª Edição)
  • Kraisto
    170 mensagens MD
    avatar
    Kraisto08/06/17 11:00
    Kraisto » 08/06/17 11:00

    Gustamargos::
    XANDAO13BR::
    Tes-Hahn:: Primeiro você movimenta o monstro a quantidade de espaços que o app informou (ou menos, caso chegue a um espaço com algum jogador), e só então verifica se ele chegou a algum jogador. Se não chegou a nenhum jogador é que você seleciona a opção de que não tem jogador. Nesse momento ele pode instruir a mover o monstro de novo, para chegar mais perto, mas aí não ataca, mesmo se alcançar algum jogador.


    Não está correta esta resposta acima.

    Se a primeira condição não puder ser cumprida, como mover o monstro em direção ao investigador ao seu alcance, e não há investigadores ao alcance, ou mover o monstro para ele ficar ao alcance ou adjacente a um ou mais investigadores e não houver investigadores pertos o suficiente para que isto ocorra, o monstro NÃO se movimenta. Neste caso você terá que selecionar a segunda opção para que o aplicativo informe qual será a ativação do monstro em questão.

    Isto está bem esclarecido no FAQ neste link FAQ Mansions of Madness 2nd ed, o qual faço a colagem da parte em referência abaixo: 


    3) MONSTER MOVEMENT & SPAWNS
    - If the app instructions say "Monster moves up to X spaces toward the nearest investigator" and the monster reaches the investigator in fewer than X moves (or is ALREADY in the same space as the investigator) then the monster stops moving/ doesn't move at all.

    - If the app instructions say "Monster moves toward an investigator WITHIN RANGE", and there are no investigators in range, then the monster DOES NOT MOVE. (An investigator on the other side of a door is NOT considered within range, because range is not calculated through doors).

    - If the app instructions say the Monster moves toward or attacks the investigator with the Most/Least of anything, and there is a tie between multiple investigators, THE PLAYERS DECIDE WHO GETS TARGETED.

    - If the app instructions say a Monster moves to be in range of an investigator OR adjacent to an investigator for the purpose of attacking, and there are no investigators close enough for the monster to be within range OR adjacent, then the monster DOES NOT MOVE. After selecting the option "No investigators in range/adjacent" in the app, the monster will normally be given additional move instructions.

    - If a monster SPAWNS in a room from an entrance that is barricaded, the barricade is IGNORED (it does not get destroyed, but does not block the SPAWN either).

    Então, caso seleciono a segunda opção e o App não mostra mais nada, o monstro fica inativo?. Vou dar um exemplo. Estávamos jogando e surgiram 3 criaturas. Nos trancados duas delas obstruindo a passagem, e enquanto íamos jogando, essas criaturas estavam fora de alcance, ai selecionada a segunda opção e o App não mandava elas andarem, dessa forma eles ficaram parados o tempo todo. 
    Seria isso mesmo? 
    E obrigado pela ajuda. 

    Cara, é bom prestar bastante atenção no comando do app. São bem poucas as vezes que o app instrui os monstros para se movimentarem conforme o alcance, talvez vcs estejam fazendo um pouco de confusão quanto ao comando do app. Como o Xandão falou, é muito raro os monstros ficarem parados sem fazer nada.

    0
  • Gustamargos
    17 mensagens MD
    avatar
    Gustamargos08/06/17 11:45
    Gustamargos » 08/06/17 11:45

    Kraisto::
    Gustamargos::
    XANDAO13BR::
    Tes-Hahn:: Primeiro você movimenta o monstro a quantidade de espaços que o app informou (ou menos, caso chegue a um espaço com algum jogador), e só então verifica se ele chegou a algum jogador. Se não chegou a nenhum jogador é que você seleciona a opção de que não tem jogador. Nesse momento ele pode instruir a mover o monstro de novo, para chegar mais perto, mas aí não ataca, mesmo se alcançar algum jogador.


    Não está correta esta resposta acima.

    Se a primeira condição não puder ser cumprida, como mover o monstro em direção ao investigador ao seu alcance, e não há investigadores ao alcance, ou mover o monstro para ele ficar ao alcance ou adjacente a um ou mais investigadores e não houver investigadores pertos o suficiente para que isto ocorra, o monstro NÃO se movimenta. Neste caso você terá que selecionar a segunda opção para que o aplicativo informe qual será a ativação do monstro em questão.

    Isto está bem esclarecido no FAQ neste link FAQ Mansions of Madness 2nd ed, o qual faço a colagem da parte em referência abaixo: 


    3) MONSTER MOVEMENT & SPAWNS
    - If the app instructions say "Monster moves up to X spaces toward the nearest investigator" and the monster reaches the investigator in fewer than X moves (or is ALREADY in the same space as the investigator) then the monster stops moving/ doesn't move at all.

    - If the app instructions say "Monster moves toward an investigator WITHIN RANGE", and there are no investigators in range, then the monster DOES NOT MOVE. (An investigator on the other side of a door is NOT considered within range, because range is not calculated through doors).

    - If the app instructions say the Monster moves toward or attacks the investigator with the Most/Least of anything, and there is a tie between multiple investigators, THE PLAYERS DECIDE WHO GETS TARGETED.

    - If the app instructions say a Monster moves to be in range of an investigator OR adjacent to an investigator for the purpose of attacking, and there are no investigators close enough for the monster to be within range OR adjacent, then the monster DOES NOT MOVE. After selecting the option "No investigators in range/adjacent" in the app, the monster will normally be given additional move instructions.

    - If a monster SPAWNS in a room from an entrance that is barricaded, the barricade is IGNORED (it does not get destroyed, but does not block the SPAWN either).

    Então, caso seleciono a segunda opção e o App não mostra mais nada, o monstro fica inativo?. Vou dar um exemplo. Estávamos jogando e surgiram 3 criaturas. Nos trancados duas delas obstruindo a passagem, e enquanto íamos jogando, essas criaturas estavam fora de alcance, ai selecionada a segunda opção e o App não mandava elas andarem, dessa forma eles ficaram parados o tempo todo. 
    Seria isso mesmo? 
    E obrigado pela ajuda. 

    Cara, é bom prestar bastante atenção no comando do app. São bem poucas as vezes que o app instrui os monstros para se movimentarem conforme o alcance, talvez vcs estejam fazendo um pouco de confusão quanto ao comando do app. Como o Xandão falou, é muito raro os monstros ficarem parados sem fazer nada.

     A questão é a seguinte (exemplo): 
    1 - o app ordena que o monstro se movimente dois espaços até o personagem mais próximo e o ataque. Aí temos duas opções de resposta: a) ele ataca; b) ele não ataca. nesse caso eu sempre movimentava o monstro e selecionava a opção de acordo com a situação. Mas aí, supomos que não tem nenhum personagem próximo, ai, após movimentar o monstro eu seleciono a segunda opção.
    2 - na maioria das vezes, ao fazer isso, o app me orienta a movimentar o monstro 2 espaços na direção do personagem mais próximo. Outras vezes (na minha última partida) ele não orienta nada e muda para outro monstro. 
    Então surgiu a dúvida: eu sempre faço a primeira opção, e depois faço a segunda? Se sim, um monstro poderia movimentar duas vezes, um total de 4 espaços.
    E não é raro ele orientar andar até o alcance não. Toda hora ele orienta isso: "Movimente ele dois espaços em direção ao jogador mais próximo e ataque o jogador com força (exemplo)"
    Mas pelo que entendi da explicação do Xandão, só faço a primeira movimentação se o monstro for finalizar em um ataque, caso contrário aperto segunda opção e faço o que o app orientar. Se não orientar nada, o monstro ficaria parado.

    0
  • XANDAO13BR
    908 mensagens MD
    avatar
    XANDAO13BR08/06/17 11:58
    XANDAO13BR » 08/06/17 11:58

    Acho que a melhor forma de tratar este caso é considerar que aquela ativação ela tem que se realizar completamente, ou seja, não pode se realizar uma parte e a outra não. Se ela se realiza completamente, você clica nela. Mas se ela não se realiza completamente, você tem que clicar na outra, que aí sim vai dar uma outra ativação que irá se realizar completamente. Do jeito que você estava jogando, e confesso que na minha primeira partida também joguei assim, você acaba por ativar o monstro duas vezes, o que não está correto.

    0
  • Gustamargos
    17 mensagens MD
    avatar
    Gustamargos08/06/17 12:00
    Gustamargos » 08/06/17 12:00

    XANDAO13BR::Acho que a melhor forma de tratar este caso é considerar que aquela ativação ela tem que se realizar completamente, ou seja, não pode se realizar uma parte e a outra não. Se ela se realiza completamente, você clica nela. Mas se ela não se realiza completamente, você tem que clicar na outra, que aí sim vai dar uma outra ativação que irá se realizar completamente. Do jeito que você estava jogando, e confesso que na minha primeira partida também joguei assim, você acaba por ativar o monstro duas vezes, o que não está correto.

    Show, Muito obrigado pela ajuda de todos aqui!!

    0
  • Kraisto
    170 mensagens MD
    avatar
    Kraisto08/06/17 13:27
    Kraisto » 08/06/17 13:27

    Gustamargos::
    XANDAO13BR::Acho que a melhor forma de tratar este caso é considerar que aquela ativação ela tem que se realizar completamente, ou seja, não pode se realizar uma parte e a outra não. Se ela se realiza completamente, você clica nela. Mas se ela não se realiza completamente, você tem que clicar na outra, que aí sim vai dar uma outra ativação que irá se realizar completamente. Do jeito que você estava jogando, e confesso que na minha primeira partida também joguei assim, você acaba por ativar o monstro duas vezes, o que não está correto.

    Show, Muito obrigado pela ajuda de todos aqui!!

    Pera gente, vcs estão confundido um monte de coisa rsrsrs. 

    Primeiro, quando o app determina que o monstro se mova e ataque um investigador em alcance (conforme a definição das regras), quer dizer que se um investigador estiver a três espaços de distancia, sem nenhuma porta ou parede impedindo, o monstro se movimenta e ataca, caso contrário nada acontece.
     
    Conforme a definição do livro de referência de regras:

    Alcance (range):
    o alcance dos efeitos que usam a expressão "ao (seu) alcance é de até três espaços de distância.
    O alcance não pode ser contado através de paredes ou portas, a menos que um efeito o permita explicidamente.
    O alcance pode ser contado através de delimitações intransponiveis

    é exatamente essa dúvida que é sanada no faq oficial:

    - If the app instructions say "Monster moves toward an investigator WITHIN RANGE", and there are no investigators in range, then the monster DOES NOT MOVE. (An investigator on the other side of a door is NOT considered within range, because range is not calculated through doors).


    Quer dizer, que se caso a instrução for para o monstro se movimentar atrás de um investigador no alcance e não haja ninguém que esteja dentro destas condições (3 espaços de distancia, sem nenhuma porta ou parede interrompendo o caminho), o monstro não se movimenta.

    Esta bem claro no exemplo do faq que  caso o investigador estiver do outro lado de uma porta, ele não é considerado em alcance, porque o alcance não é calculado através de portas e portanto o monstro não se movimenta.

    Não é a mesma coisa quando o app diz que o monstro deve se movimentar atrás do investigador mais próximo.

    É só ver o exemplo do manual: 

    Primeira frase - o monstro se move 2 espaços em direção ao investigador mais proximo. Segunda frase - em seguida, ele ataca o investigador que tenha sofrido mais dano (veja, é bem claro o comando, e um não exclui o outro).

    O app te da 2 opcoes: 1) o monstro ataca 2) não há investigadores no espaço.

    Ou seja, vc cumpre o primeiro parâmetro da ativação (o monstro se movimenta dois espaços, se necessário) para depois cumprir o segundo (ataca o investigador com mais dano). 

    Se houver um investigador no espaço depois que o monstro se movimenta (ou já existe um investigador no mesmo espaço que o monstro), vc escolhe a primeira opção (o monstro ataca), caso contrario, vc ativa a segunda opção (não há investigadores no espaço) e segue o comando da segunda opção.

    Basicamente cada monstro tem duas ativações sim (é variavel), uma para movimento, outra para ataque. Se ele não usa uma das ativações, ele segue o comando da segunda opção do app, que normalmente instrui para movimentar o monstro mais uma vez (não é regra, o app pode instruir o monstro a não fazer nada por exemplo, pois cada monstro tem características próprias de ativação).

    Outro exemplo: o app instrui o monstro para se mover 2 espaços em direção ao investigador mais próximo e atacar , mas o caminho está bloqueado por uma barricada. Caso o monstro não consiga passar pela barricada, ele interrompe o movimento, e não cumpre a segunda parte da instrução, que é atacar. Logo, como não há um investigador no espaço, vc ativa a segunda opção do app. Se o app mandar o monstro se mover novamente 2 espaços atrás do investigador mais próximo, ele vai tentar passar pela barreira mais uma vez.

    6
  • Claudiofernando
    405 mensagens MD
    avatar
    Claudiofernando08/06/17 14:55
    Claudiofernando » 08/06/17 14:55

    Acompanhando aqui  , isso muito me interessa

    0
  • Heroum
    12 mensagens MD
    avatar
    Heroum08/06/17 18:30
    Heroum » 08/06/17 18:30

    Kraisto::
    Gustamargos::
    XANDAO13BR::Acho que a melhor forma de tratar este caso é considerar que aquela ativação ela tem que se realizar completamente, ou seja, não pode se realizar uma parte e a outra não. Se ela se realiza completamente, você clica nela. Mas se ela não se realiza completamente, você tem que clicar na outra, que aí sim vai dar uma outra ativação que irá se realizar completamente. Do jeito que você estava jogando, e confesso que na minha primeira partida também joguei assim, você acaba por ativar o monstro duas vezes, o que não está correto.

    Show, Muito obrigado pela ajuda de todos aqui!!

    Pera gente, vcs estão confundido um monte de coisa rsrsrs. 

    Primeiro, quando o app determina que o monstro se mova e ataque um investigador em alcance (conforme a definição das regras), quer dizer que se um investigador estiver a três espaços de distancia, sem nenhuma porta ou parede impedindo, o monstro se movimenta e ataca, caso contrário nada acontece.
     
    Conforme a definição do livro de referência de regras:

    Alcance (range):
    o alcance dos efeitos que usam a expressão "ao (seu) alcance é de até três espaços de distância.
    O alcance não pode ser contado através de paredes ou portas, a menos que um efeito o permita explicidamente.
    O alcance pode ser contado através de delimitações intransponiveis

    é exatamente essa dúvida que é sanada no faq oficial:

    - If the app instructions say "Monster moves toward an investigator WITHIN RANGE", and there are no investigators in range, then the monster DOES NOT MOVE. (An investigator on the other side of a door is NOT considered within range, because range is not calculated through doors).


    Quer dizer, que se caso a instrução for para o monstro se movimentar atrás de um investigador no alcance e não haja ninguém que esteja dentro destas condições (3 espaços de distancia, sem nenhuma porta ou parede interrompendo o caminho), o monstro não se movimenta.

    Esta bem claro no exemplo do faq que  caso o investigador estiver do outro lado de uma porta, ele não é considerado em alcance, porque o alcance não é calculado através de portas e portanto o monstro não se movimenta.

    Não é a mesma coisa quando o app diz que o monstro deve se movimentar atrás do investigador mais próximo.

    É só ver o exemplo do manual: 

    Primeira frase - o monstro se move 2 espaços em direção ao investigador mais proximo. Segunda frase - em seguida, ele ataca o investigador que tenha sofrido mais dano (veja, é bem claro o comando, e um não exclui o outro).

    O app te da 2 opcoes: 1) o monstro ataca 2) não há investigadores no espaço.

    Ou seja, vc cumpre o primeiro parâmetro da ativação (o monstro se movimenta dois espaços, se necessário) para depois cumprir o segundo (ataca o investigador com mais dano). 

    Se houver um investigador no espaço depois que o monstro se movimenta (ou já existe um investigador no mesmo espaço que o monstro), vc escolhe a primeira opção (o monstro ataca), caso contrario, vc ativa a segunda opção (não há investigadores no espaço) e segue o comando da segunda opção.

    Basicamente cada monstro tem duas ativações sim (é variavel), uma para movimento, outra para ataque. Se ele não usa uma das ativações, ele segue o comando da segunda opção do app, que normalmente instrui para movimentar o monstro mais uma vez (não é regra, o app pode instruir o monstro a não fazer nada por exemplo, pois cada monstro tem características próprias de ativação).

    Outro exemplo: o app instrui o monstro para se mover 2 espaços em direção ao investigador mais próximo e atacar , mas o caminho está bloqueado por uma barricada. Caso o monstro não consiga passar pela barricada, ele interrompe o movimento, e não cumpre a segunda parte da instrução, que é atacar. Logo, como não há um investigador no espaço, vc ativa a segunda opção do app. Se o app mandar o monstro se mover novamente 2 espaços atrás do investigador mais próximo, ele vai tentar passar pela barreira mais uma vez.


    Eu compreendi e joguei exatamente dessa forma e concordo com a explicação! Perfeito!

    1
  • Tes-Hahn
    222 mensagens MD
    avatar
    Tes-Hahn08/06/17 23:47
    Tes-Hahn » 08/06/17 23:47

    Heroum::
    Kraisto::
    Gustamargos::
    XANDAO13BR::Acho que a melhor forma de tratar este caso é considerar que aquela ativação ela tem que se realizar completamente, ou seja, não pode se realizar uma parte e a outra não. Se ela se realiza completamente, você clica nela. Mas se ela não se realiza completamente, você tem que clicar na outra, que aí sim vai dar uma outra ativação que irá se realizar completamente. Do jeito que você estava jogando, e confesso que na minha primeira partida também joguei assim, você acaba por ativar o monstro duas vezes, o que não está correto.

    Show, Muito obrigado pela ajuda de todos aqui!!

    Pera gente, vcs estão confundido um monte de coisa rsrsrs. 

    Primeiro, quando o app determina que o monstro se mova e ataque um investigador em alcance (conforme a definição das regras), quer dizer que se um investigador estiver a três espaços de distancia, sem nenhuma porta ou parede impedindo, o monstro se movimenta e ataca, caso contrário nada acontece.
     
    Conforme a definição do livro de referência de regras:

    Alcance (range):
    o alcance dos efeitos que usam a expressão "ao (seu) alcance é de até três espaços de distância.
    O alcance não pode ser contado através de paredes ou portas, a menos que um efeito o permita explicidamente.
    O alcance pode ser contado através de delimitações intransponiveis

    é exatamente essa dúvida que é sanada no faq oficial:

    - If the app instructions say "Monster moves toward an investigator WITHIN RANGE", and there are no investigators in range, then the monster DOES NOT MOVE. (An investigator on the other side of a door is NOT considered within range, because range is not calculated through doors).


    Quer dizer, que se caso a instrução for para o monstro se movimentar atrás de um investigador no alcance e não haja ninguém que esteja dentro destas condições (3 espaços de distancia, sem nenhuma porta ou parede interrompendo o caminho), o monstro não se movimenta.

    Esta bem claro no exemplo do faq que  caso o investigador estiver do outro lado de uma porta, ele não é considerado em alcance, porque o alcance não é calculado através de portas e portanto o monstro não se movimenta.

    Não é a mesma coisa quando o app diz que o monstro deve se movimentar atrás do investigador mais próximo.

    É só ver o exemplo do manual: 

    Primeira frase - o monstro se move 2 espaços em direção ao investigador mais proximo. Segunda frase - em seguida, ele ataca o investigador que tenha sofrido mais dano (veja, é bem claro o comando, e um não exclui o outro).

    O app te da 2 opcoes: 1) o monstro ataca 2) não há investigadores no espaço.

    Ou seja, vc cumpre o primeiro parâmetro da ativação (o monstro se movimenta dois espaços, se necessário) para depois cumprir o segundo (ataca o investigador com mais dano). 

    Se houver um investigador no espaço depois que o monstro se movimenta (ou já existe um investigador no mesmo espaço que o monstro), vc escolhe a primeira opção (o monstro ataca), caso contrario, vc ativa a segunda opção (não há investigadores no espaço) e segue o comando da segunda opção.

    Basicamente cada monstro tem duas ativações sim (é variavel), uma para movimento, outra para ataque. Se ele não usa uma das ativações, ele segue o comando da segunda opção do app, que normalmente instrui para movimentar o monstro mais uma vez (não é regra, o app pode instruir o monstro a não fazer nada por exemplo, pois cada monstro tem características próprias de ativação).

    Outro exemplo: o app instrui o monstro para se mover 2 espaços em direção ao investigador mais próximo e atacar , mas o caminho está bloqueado por uma barricada. Caso o monstro não consiga passar pela barricada, ele interrompe o movimento, e não cumpre a segunda parte da instrução, que é atacar. Logo, como não há um investigador no espaço, vc ativa a segunda opção do app. Se o app mandar o monstro se mover novamente 2 espaços atrás do investigador mais próximo, ele vai tentar passar pela barreira mais uma vez.


    Eu compreendi e joguei exatamente dessa forma e concordo com a explicação! Perfeito!

    Exatamente dessa forma que eu havia entendido e tentado explicar tb. Não me lembro das vezes em que o app instruiu para movimentar o monstro peli alcance, a maioria das vezes era para mover o monstro 2 espaços em direção ao mais próximo.
    Valeu pela exemplificação, lerei novamente os manuais e o faq antes de jogar a próxima partida. 

    0
  • Kraisto
    170 mensagens MD
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    Kraisto09/06/17 00:12
    Kraisto » 09/06/17 00:12

    Tes-Hahn::
    Exatamente dessa forma que eu havia entendido e tentado explicar tb. Não me lembro das vezes em que o app instruiu para movimentar o monstro peli alcance, a maioria das vezes era para mover o monstro 2 espaços em direção ao mais próximo.
    Valeu pela exemplificação, lerei novamente os manuais e o faq antes de jogar a próxima partida. 


    Tranquilo, só tentei dar uma boa explicada pq é algo que realmente pode confundir.


    Um exemplo de ativação com alcance e proximidade:

    Ativação do Horror Caçador

    O horror caçador se move 3 espaços em direção ao investigador ao alcance que tenha mais vida. Em seguida ele ataca esse investigador.

    Opção 1) o monstro ataca Opção 2) não há investigadores ao alcance.

    Se não houver investigadores ao alcance, ele sequer se move (como explicado no faq) e vc ativa a opção 2) - o app instrui para mover o horror caçador 3 espaços em direção ao investigador mais próximo.



    3
  • Gustamargos
    17 mensagens MD
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    Gustamargos09/06/17 23:27
    Gustamargos » 09/06/17 23:27

    Kraisto::
    Tes-Hahn::
    Exatamente dessa forma que eu havia entendido e tentado explicar tb. Não me lembro das vezes em que o app instruiu para movimentar o monstro peli alcance, a maioria das vezes era para mover o monstro 2 espaços em direção ao mais próximo.
    Valeu pela exemplificação, lerei novamente os manuais e o faq antes de jogar a próxima partida. 


    Tranquilo, só tentei dar uma boa explicada pq é algo que realmente pode confundir.


    Um exemplo de ativação com alcance e proximidade:

    Ativação do Horror Caçador

    O horror caçador se move 3 espaços em direção ao investigador ao alcance que tenha mais vida. Em seguida ele ataca esse investigador.

    Opção 1) o monstro ataca Opção 2) não há investigadores ao alcance.

    Se não houver investigadores ao alcance, ele sequer se move (como explicado no faq) e vc ativa a opção 2) - o app instrui para mover o horror caçador 3 espaços em direção ao investigador mais próximo.




    Valeu. Ajudou muito a esclarecer esta duvida. 

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Mansions of Madness (2ª Edição) - Ativação dos Monstros.
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