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  3. Eldritch Horror
  4. O quanto aproveitamos do Eldritch Horror?

O quanto aproveitamos do Eldritch Horror?

Eldritch Horror
  • avatar
    dbraga200005/06/17 08:53
    avatar
    dbraga2000
    05/06/17 08:53
    81 mensagens MD

    A alguns dias escrevi um tópico sobre o personagem Rex Murphy (clique aqui e confira). Neste tópico conversamos sobre a utilização do personagem e sua utilidade no jogo. Mas isto me levou a outro questionamento: O quanto aproveitamos do Eldritch Horror?

    Cada jogo traz uma proposta e ela se encontra em muitas partes como enredo, mecânicas, estratégias e elementos do jogo. No caso dos elementos podemos citar personagens, magias, itens normais e especiais, artefatos, anciões e até mesmo no tabuleiro. O Eldritch Horror neste ponto é um jogo riquíssimo no que tange os elementos do jogo. Sejam cartas ou tabuleiros eles existem no jogo e estão ali apenas esperado serem usados.

    https://images-cdn.fantasyflightgames.com/filer_public/e6/ab/e6ab1974-12c5-4984-9f74-1fc494705ad9/eh07_sample.png


    A duas partidas começamos a entender a extensão do poder das cartas Promessas de Poder (Promises of Power) que antes não dávamos muita atenção e claro, ficamos surpresos!

    http://vignette4.wikia.nocookie.net/eldritchhorrorgame/images/4/4d/Promise_of_Power.png/revision/latest?cb=20160911212801


    Estas cartas, assim como muitos elementos do jogo, trazem em si interessantíssimos elementos para a história da partida. Mas este é apenas um exemplo entre vários. Mesmo as terríveis condições do jogo carregam uma trágica cena no jogo nos dando a real ideia do quanto insignificantes somos perante os perigos indizíveis do mundo (o que faz o tema ficar bastante aderente ao jogo).

    No meu grupo fazemos esta variação de personagens buscando usar todos. Entendemos que através dos personagens teremos acesso a cada faceta do jogo e assim buscamos aproveitar cada ponto dentro da proposta dos designers Corey Konieczka e Nikki Valens.

    https://pbs.twimg.com/profile_images/760861016963985408/i4vlTvOj.jpg


    E vocês, o quanto aproveitam do Eldritch Horror? Vocês jogam simplesmente rolando os dados ou aproveitam cada texto de cada carta? O que significa para vocês aproveitar este jogo?

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  • rodrigozouss
    142 mensagens MD
    avatar
    rodrigozouss05/06/17 09:36
    rodrigozouss » 05/06/17 09:36

    Você levantou uma questão interessante. Vejo muita gente reclamando que esse jogo é pura sorte, e que é punitivo ao extremo. Pessoalmente acho que o nível de dificuldade reflete bem as condições dos contos do Lovecraft. Apesar de raramente vencermos nesse jogo, considero sempre interessante as experiências narrativas que ele proporciona. 

    8
  • dbraga2000
    81 mensagens MD
    avatar
    dbraga200005/06/17 09:51
    dbraga2000 » 05/06/17 09:51

    rodrigozouss::Você levantou uma questão interessante. Vejo muita gente reclamando que esse jogo é pura sorte, e que é punitivo ao extremo. Pessoalmente acho que o nível de dificuldade reflete bem as condições dos contos do Lovecraft. Apesar de raramente vencermos nesse jogo, considero sempre interessante as experiências narrativas que ele proporciona. 

    Penso exatamente neste sentido. O jogo é aderente ao tema exatamente porque nos contos lovecraftnianos os investigadores são pessoas normais (como qualquer um de nós) que são levados ao extremo. É uma experiência traumática no mínimo e mortal ou insana.
    A busca de itens visa diminuir este fator de sorte do jogo e uma estratégia que sempre tentamos fazer é conseguir o máximo de itens possível fazendo a reserva estar sempre atualizada. Nem sempre conseguimos mas tentamos bastante.
    Um ponto que vejo negligenciado são os textos. Cada carta de encontro vem com uma quantidade legal de textos que devem ser lidos pois vão montando uma história bem legal e permitem uma imersão na história. Não é raro ouvirmos comentários como "O jogo é vivo" ou "O jogo escuta o que você fala" dentro outros. Sem dúvida alguma uma das melhores ambientações de um tema para um tabuleiro. Com a imersão, o tempo de jogo que é longo torna-se menos sensível.
    Jogar Eldritch sem ler as cartas é perder o melhor do jogo!

    8
  • rodrigozouss
    142 mensagens MD
    avatar
    rodrigozouss05/06/17 10:12
    rodrigozouss » 05/06/17 10:12

    dbraga2000::
    rodrigozouss::Você levantou uma questão interessante. Vejo muita gente reclamando que esse jogo é pura sorte, e que é punitivo ao extremo. Pessoalmente acho que o nível de dificuldade reflete bem as condições dos contos do Lovecraft. Apesar de raramente vencermos nesse jogo, considero sempre interessante as experiências narrativas que ele proporciona. 

    Penso exatamente neste sentido. O jogo é aderente ao tema exatamente porque nos contos lovecraftnianos os investigadores são pessoas normais (como qualquer um de nós) que são levados ao extremo. É uma experiência traumática no mínimo e mortal ou insana.
    A busca de itens visa diminuir este fator de sorte do jogo e uma estratégia que sempre tentamos fazer é conseguir o máximo de itens possível fazendo a reserva estar sempre atualizada. Nem sempre conseguimos mas tentamos bastante.
    Um ponto que vejo negligenciado são os textos. Cada carta de encontro vem com uma quantidade legal de textos que devem ser lidos pois vão montando uma história bem legal e permitem uma imersão na história. Não é raro ouvirmos comentários como "O jogo é vivo" ou "O jogo escuta o que você fala" dentro outros. Sem dúvida alguma uma das melhores ambientações de um tema para um tabuleiro. Com a imersão, o tempo de jogo que é longo torna-se menos sensível.
    Jogar Eldritch sem ler as cartas é perder o melhor do jogo!

    Verdade. Dificilmente os humanos levam a melhor nos contos. Seria bem sem graça, se o jogo fosse mais fácil para os personagens. Daí também a importância das expansões, que adicionam mais narrativa ao jogo, com mais cartas.

    2
  • Cascor
    26 mensagens MD
    avatar
    Cascor05/06/17 10:13
    Cascor » 05/06/17 10:13

    Uma das coisas que alguns dos jogadores que não entenderam a proposta do EH é: humanos normais lutando contra seres de poderes inimagináveis. Isso é uma constante na obra do Lovecraft. O horror de que o pior vai acontecer a qualquer momento e que simplesmente podemos retardar a tragédia mas nunca acabar com a mesma.
    A narrativa do jogo é um dos pontos mais fortes (imersão no tema), mas é um pontos que faz o jogo torna-se mais demorado( não vejo problema algum nisso, mas certos jogadores evitam o jogo por causa desse detalhe).
    Em relação as cartas, Promises of Power é uma das mais positivas. Mas na mesma expansão existe uma condição ( Blight) que é praticamente a morte de um investigador( confira depois na Wiki do EH).
    Das expansões em inglês, tenho a Carcosa e adquiri na semana passada Dreamlands( que vou tentar postar fotos e mais dados sobre ela) e Strange Remmants.
    EH é o jogo preferido das mesas da minha cidade e dos meus amigos da cidade que meu pais moram.
    Sobre o aproveitamento, percebi um tempo atrás que se for jogar alguma expansão, a necessidade de ter pelo menos um investigador da mesma, é primordial para dar um equilíbrio. Exceto no caso do Yig, porque esse é um fdp mesmo... rs.

    4
  • dbraga2000
    81 mensagens MD
    avatar
    dbraga200005/06/17 10:21
    dbraga2000 » 05/06/17 10:21

    O Yig é sinistro mesmo! Ele e sua condição de Envenado que é o cão (ou a cobra)!

    https://www.fantasyflightgames.com/media/ffg_content/eldritch-horror/EH02/Announcement/EH02_Art01.jpg


    Mas optamos por usar sorteio nos personagens. Cada um sorteia o que vai jogar e segue. Se morrer, repete o sorteio e segue. Praticamente uma roleta russa!

    Outra coisa que estamos buscando mais e mais é cumprir as Expedições pois tem tido um resultado bem legal no jogo!

    2
  • JedoLar
    1450 mensagens MD
    avatar
    JedoLar05/06/17 10:46
    JedoLar » 05/06/17 10:46

    Não tenho este jogo. O meu medo é que depois de eu ler todos os textos, acabou o jogo (torando-se então apenas rolagens de dados...).

    0
  • Cascor
    26 mensagens MD
    avatar
    Cascor05/06/17 10:58
    Cascor » 05/06/17 10:58

    jevver2::Não tenho este jogo. O meu medo é que depois de eu ler todos os textos, acabou o jogo (torando-se então apenas rolagens de dados...).

    Cara, te digo que a rejogabilidade é muito alta
    .

    0
  • Cascor
    26 mensagens MD
    avatar
    Cascor05/06/17 11:00
    Cascor » 05/06/17 11:00

    dbraga2000::O Yig é sinistro mesmo! Ele e sua condição de Envenado que é o cão (ou a cobra)!


    https://www.fantasyflightgames.com/media/ffg_content/eldritch-horror/EH02/Announcement/EH02_Art01.jpg


    Mas optamos por usar sorteio nos personagens. Cada um sorteia o que vai jogar e segue. Se morrer, repete o sorteio e segue. Praticamente uma roleta russa!

    Outra coisa que estamos buscando mais e mais é cumprir as Expedições pois tem tido um resultado bem legal no jogo!

    As expedições são uma parte subutilizada no início. Mas depois que a turma aprende que pode ajudar demais, a coisa muda de figura. Sobre a escolha dos investigadores, penso a seguinte coisa: O jogo já é difícil por si só e o tempo que usamos é longo... então temos que aproveitar isso com as melhores escolhas. Uma vez que tenha se esgotado tudo( vencer todos os Anciões), o sorteio pode ser uma boa pedida.

    0
  • dbraga2000
    81 mensagens MD
    avatar
    dbraga200005/06/17 11:23
    dbraga2000 » 05/06/17 11:23

    jevver2::Não tenho este jogo. O meu medo é que depois de eu ler todos os textos, acabou o jogo (torando-se então apenas rolagens de dados...).

    Mas não deixamos de passar pelos mesmos textos a cada partida. Vira e mexe nos deparamos com algo que já tínhamos lido. Mas a questão não é cada texto isoladamente e sim eles no conjunto, criando a cada partida, uma história única.
    Já joguei o Eldritch Horror mais de trinta vezes e a cada vez que sento para jogar tenho a real impressão de ser a primeira partida!

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