Cartas + Richard Garfield + tema cyberpunk = Sucesso
Aviso de antemão se você jogador que curti ou curtiu Magic, Yu-Gi-Oh ou Pokemon card game, esse é um jogo que você deveria conferir.
Eu realmente gostaria de terminar essa review com essas poucas palavras mas talvez isso não faça jus à esse jogo incrível.
Quero começar falando um pouco da história desse jogo.
Netrunner é um CCG (Collectible card game) criado pro Richard Garfield (criador de magic the gathering) em 1996. Netrunner é um jogo de cartas assimétrico (ou seja, voce nao joga da mesma forma que seu oponente como seria no Football, ou seja o jogo pode ser comparado com Baseball) mas Netrunner, por mais aclamado que seja, não emplacou... E em 2012, muitos anos depois da criação do Netrunner, o Garfield e a produtora FFG (Fantasy Flight Games) formaram uma parceria para lançar uma nova versão do Netrunner que se chama Android:Netrunner.
A principal mudança do Netrunner para o novo Android:Netrunner é que agora o jogo é um LCG (Living card game), ou seja, você não compra boosters aleatórios, e sim expansões onde todos recebem as mesmas cartas.
Chegar de historia, vamos falar do jogo!!!
No jogo você é uma grande Corporation enfrentando um Runner (pode se dizer Hacker) ou vice-versa. Durante o jogo a Corp esta tentando proteger os seus servidores do runner, enquanto tenta pontuar suas Agendas (já vou falar mais disso) e/ou tenta 'eliminar' o Runner. E o Runner está tentando roubar as agendas da corporação ou acabar com o 'deck' da Corp.
No deck da Corp existe uma quantidade x de cartas onde algumas delas são Agendas (informações secretas que podem valer de 1 - 3 pontos e a Corp tenta pontuar essas agendas. A Corp eventualmente irá proteger os servidores com barreiras (pode se dizer firewalls) e o runner quer invadir os servidores e eventualmente utiliza programas para poder passar por essas barreiras.
Condições de vitória
Corp - Se a corp pontuar 7 Agenda Points ou mais
Corp - Se ela causar mais dano do que o Runner tem cartas na mão
Runner - Se ele roubar um total de 7 Agenda Points ou mais
Runner - Se o Deck da Corp acabar
O jogo é essencialmente isso, mas assim como Magic e alguns outros jogos, o jogo não soa tão simples até você entender as cartas, os timings e as possibilidades, certo?! E com Netrunner não é diferente, atualmente há MUITAS expansões e a FFG esta muito longe de parar de lançar coisas novas pois o jogo realmente emplacou.
Mesmo com esse texto extenso, não fui capaz de esclarecer o quão INCRÍVEL é esse jogo. Quanto mais você joga, mais você quer jogar. É incrivelmente viciante, e pelo seu formato LCG tira muito da dependência econômica que alguns card games possuem. E existem diferentes Runners e Corps, pode se dizer que cada um é um personagem diferente com uma habilidade diferente dessa forma moldando muito como você montaria o seu deck e a variedade de combinações que você pode executar.
1) Componentes : Excelentes. Cartas de altíssima qualidade e tokens no mesmo padrão (tokens usados para identificar economia e alguns outros elementos do jogo)
2) Mecânica : GENIAL!!! Nunca tinha visto nada igual e isso junto com todos os outros fatores tornam o jogo 10/10
3) Tema: 10/10 CYBERPUNK!!! O jogo transborda tema em toda carta, em toda jogada, em tudo. E já existem alguns livros com mais coisas desse universo incrível para aqueles que gostam de mergulhar no universo do jogo.
4) É divertido? Palavras não conseguem expressar o quão divertido esse jogo é.
A FFG lançou um tutorial muito didático do jogo, recomendo que assistam também. (link abaixo)
http://www.youtube.com/watch?v=VAslVfZ9p-Y
Egon 'Ryusora' Carvalho