faonictor::Lexicos1973:: olá, @faonictor.
Bom, basicamente, não vai dar para jogar com o Core set e a Millennium só. Explico:
A caixa básica vem uma X-Wing e duas Tie Fighters. O jogo é construído ao redor das frotas montadas por cada jogador. Cada expansão trás pilotos específicos para aquela nave e algumas cartas de melhoria que podem ser equipadas. Cada piloto tem no canto inferior direito, um valor numérico. Quando as esquadras são montadas, são esses números que são avaliados.
Em campeonatos, o número (valor) da esquadra, com pilotos e melhorias, não pode passar de 100. Não importa quantas naves você use, desde que os pilotos e melhorias somados, não ultrapassem esse valor. Isso trás equilíbrio para os jogadores. Pode acontecer coisas malucas, como uma Millennium sozinha, enfrentando 5 ou 6 Tie Fighters. Desde que os jogadores respeitem esse valor de esquadra, em teoria, o jogo fica equilibrado.
Voltando à sua configuração, o Core set permite apenas uma esquadra de cerca de 36 pontos para cada lado (só o Luke, sozinho, sem cartas de melhoria, vale 28 pontos). Se colocar a Millennium em jogo, você não terá pontos suficientes nas naves imperiais para equilibrar isso. Uma opção mais barata, seria comprar uma Tie Advanced, que traz o Darth Vader. Ele tem pontuação mínima de 29 pontos. Com ele, você poderia por exemplo, usar a Millennium com o piloto genérico contrabandista, que tem pontuação de 27.
Como eu escrevi, o jogo fica equilibrado quando você consegue colocar na mesa, dois times com a mesma pontuação final. Não importando muito se estão na mesa 60, 80, 100 ou 150 pontos para cada. Desde que sejam iguais, já dá para divertir.
Espero ter ajudado.
Cara, eu entendi sua ótima explicação. Na hora de comprar, o preço da millennium estava tão bom que nem me lembrei da questão das pontuações. Eu só teria limite disponível pra comprar no submarino, e nele não achei a tie Advancer. Lá tem a Tie Defender, Tie Bomber, Tie Phantom e Tie interceptor apenas. Devo esperar mesmo pra comprar a Tie advancer?
e mais uma vez, Obrigado!
Por nada, cara! É sempre bom ajudar quem está começando, para animar ainda mais. Quem gosta disso é Fantasy Flight e a Galápagos, mas a gente se diverte de montão! kkkkk
Eu mencionei o velho Darth porque ele não pode ficar de fora de nenhum bom combate de Star Wars! rsrsrsrs
Se ele não está disponível para você agora, tranquilo. Praticamente, em qualquer da naves que você mencionou, é possível colocar na mesa e equilibrar em pontos, isso se você usar o melhor piloto que vem naquela expansão. O "problema" principal com a Millennium contra uma nave pequena do Império é que ela tem muito escudo, mesmo com o piloto genérico contrabandista (ele tem ataque 2 e escudo 4). O Chewbacca tem ataque 3 e escudo 5, valendo 42 pontos, sem nenhuma carta de melhoria.
Então, para ter algo divertido e que consiga equiparar esse alto poder defensivo, seria bom ter uma nave com bom poder ofensivo.
Por exemplo:
Tie Defender
piloto Rexler Brath - habilidade 8 - ataque 3 - casco 3 - escudo 3 - 37 pontos, utiliza até 3 melhorias
Tie Bomber
piloto Major Rhymer -habilidade 7 - ataque 2 - casco 6 - escudo 0 - 26 pontos, utiliza até 6 cartas de melhoria
Tie Phantom
piloto "Whisper" - habilidade 7 - ataque 4 - casco 2 - escudo 2 - 32 pontos, utiliza até 3 melhorias
Tie Interceptor
piloto Soontir Fel - habilidade 9 - ataque 3 - casco 3 - escudo 0 - 27 pontos, utiliza uma carta de melhoria
Dentro das opções acima, a Bomber e a Phantom seriam minhas escolhas para dar versatilidade e mais equilíbrio às partidas, mas só na prática para ver se funciona. Com meu irmão (ele compra Rebeldes e eu Império), temos a Lambda e a Slave I para isso.
Como você tem o trabalho de trazer seus amigos para o hobby, provavelmente terá que montar as duas esquadras da melhor maneira possível até que um amigo seu queira começar. Seja como for, com um pouco de paciência, dá para equilibrar sim. Não vai ter Han Solo no cockpit por enquanto, mas dá atirar muuuito!
Abraço!