De acordo com post sobre mecânicas aqui da Ludopedia:
30. Point to Point Movement [Movimento Ponto a Ponto]: Esta mecânica tem haver com o formato do tabuleiro, consiste em unir um ponto do tabuleiro a outro por meio de rotas, sobre estas estão localizados em interseções ou não, círculos, quadrados que tem uma representação específica de acordo com as regras do jogo pode ser apenas um cruzamentos de estradas ou então cidades, localidades.
Muito aplicado em jogos de guerra. Confere ao jogo forte ênfase estratégica, o jogador facilmente percebe os pontos importantes a dominar e defender ou então conquistar, pois é sobre estas rotas que as unidades (peças) podem ser movidas. Ex: Friedrich, Pandemic, Dogs, Arkham Horror, Eldrich Horror.
Ou seja, aparentemente não tem nada a ver com mancala, porém a definição incorporada à própria Ludopedia:
A mecânica de Movimento Ponto a Ponto consiste em jogos onde alguns pontos no tabuleiro que podem ser ocupados por personagens ou marcadores (ex: Cidades em um mapa). Esses pontos são conectados por linhas e movimentos entre pontos geralmente só podem ser executados por essas linhas.
O que já chega mais perto, mas ainda é um pouco distante. Bom, vou ver se procuro mais a respeito, afinal todas as fontes/links do post já quebraram...