Olá pessoal,
Como vi que tem bastante RPGista aqui no fórum, vou compartilhar uma ideia que tenho adotado em minhas histórias e pedir a ajuda de vocês.
Estou narrando uma campanha de 13a Era (pra quem não conhece, é muito similar ao Dungeons and Dragons) e tenho criado em pelo menos uma das batalhas da sessão novas mecânicas para ambientar e dinamizar a batalha, a fim de não cair na mesmice de simplesmente rolar um monte de dados.
Para a primeira sessão, eles estavam defendendo uma fronteira contra vormes gigantes e o comandante da fronteira morreu no meio da batalha, fazendo com que o grupo tivesse que se dividir e comandar diferentes tropas. A mecânica era bem simples, onde a cada turno eles faziam um teste para "conseguir trabalhadores" que pudessem usar na batalha, onde havia quatro tipos diferentes: guerreiro, clérigo, mago e arqueiro. Para os magos e clérigos, eles tinham que gastar 3 trabalhadores para comprar uma carta de magia (usei as cartas do Pathfinder Card Game), enquanto os guerreiros e arqueiros permitiam ataques extras contra os vormes.
Na segunda sessão, enquanto dois personagens tentavam decriptografar uma mensagem para selar um portal (com um tempo predeterminado), os outros dois personagens tinham que protegê-los dos ataques sofridos pelos esqueletos que saíam de dentro do portal.
Agora pra terceira sessão, eles terão que fazer um cerco e tomar uma cidade rebelde. Para isso, pretendo usar a mecânica de algum jogo de guerra ou controle de área para simplificar o processo e deixar a dinâmica clara para os jogadores. Vocês já usaram algum jogo de tabuleiro como base para uma situação similar em uma sessão? Quais jogos vocês recomendam que eu use?