Mestre dos Dados: Resenha Champions of Midgard
Produtora: Grey Fox Games
Numero de Jogadores: 2 a 4 Jogadores
Duração da Partida: 90 Minutos
Ranking na Ludopedia: 131
Ranking na BGG: 198
Minha Nota: 7.9
Olá galera, de volta com mais uma resenha para vocês aqui no canal, e dessa vez trazendo um pouco de um tema que gosto bastante, os Vikings. Hoje vamos falar sobre Champions of Midgard, um jogo para 2 a 4 jogadores, com tempo médio de 90 minutos por partida, e como dito acima com a temática sobre vikings.
Temática
Sem uma liderança forte, seu próspero porto caiu em um estado de catástrofe. Terríveis criaturas estão sentindo essa fraqueza em Midgard e estão vindo em massa, trazendo caos e destruição consigo. Trolls atacam a cidade. Draugr aterrorizam aldeias vizinhas. Monstros estão atacando viajantes e comerciantes. As pessoas estão sofrendo e precisam de um herói.
Em Champions of Midgard os jogadores terão que derrotar monstros, viajar para terras longínquas e conquistar toda a glória e honra possível para se tornarem o novo líder de sua aldeia.
Mecânicas
Champions of Midgard possui várias mecânicas presentes na sua partida, mas as que eu acho mais relevantes são a alocação de trabalhadores, a coleção de componentes e a rolagem de dados. Devo ressaltar que a administração de recursos e soldados também é bem importante no jogo, mas vamos falar apenas dessas outras três no momento.
A alocação de trabalhadores funciona da mesma maneira que em vários jogos que possuem essa mecânica, você coloca um dos seus trabalhadores em determinados locais do tabuleiro e recebe o seu benefício pelo local. Essa mecânica, assim como em muitos outros jogos, só tem um espaço por meeple de trabalhador, logo, se alguém colocar o meeple em determinado local ninguém mais vai poder colocar trabalhadores naquele local até o próximo turno. Como sempre, é muito bom calcular quais são as suas prioridades, pois você pode deixar passar algum local que você estava precisando muito para outro jogador.
A coleção de componentes é voltada para os tipos de monstros que você vai derrotando ao longo da partida, cada um desses monstros possui um tipo descrito na sua carta, e ao final da partida cada jogador vai ganhar uma quantidade de pontos pela diversidade de criaturas que ele tenha derrotado durante toda a partida.
A rolagem de dados é outra das mecânicas mais presentes no jogo, pois em todo combate seus dados são rolados, cada dado representa seus guerreiros, e como durante uma partida você vai entrar em combate muitas vezes, a rolagem de dados vai estar bastante presente.
Objetivo
O objetivo do jogo é bem simples, ao final de 8 rodadas o jogador que tiver a maior quantidade de pontos de glória será o ganhador e novo líder da vila. Os jogadores podem acumular pontos de glória de várias maneiras: derrotando monstros, ganhando marcadores de favor, totens e missões.
Sequência de Turno
A sequência do jogo é bem simples, cada um dos jogadores, começando pelo jogador inicial, vai colocar um dos seus trabalhadores em um dos determinados locais do tabuleiro, a rodada segue nesse sentido até que todos os jogadores tenham colocado todos os seus trabalhadores no tabuleiro. Após todos os jogadores colocarem todos os seus trabalhadores, os meeples começam a ser removidos e as ações dos determinados locais onde eles estão são ativadas, dando o seu benefício ao dono do trabalhador.
No tabuleiro do jogo há várias ações possíveis, como coletar mais guerreiros, coletar recursos, comprar totens, ir para até 3 tipos diferentes de batalha, mercados e muitos outros tipos de ações. Cada um dos jogadores possui uma grande possibilidade de ações possíveis, mas como muitas delas só podem ser acessadas por um jogador de cada vez, isso traz a parte estratégica do jogo à tona.
Tabuleiro
O jogo possui um belo tabuleiro que representa a vila onde os jogadores estão tentando se tornar o novo líder, nele há todas as ações possíveis que os jogadores podem fazer durante o jogo, locais para colocar as cartas de todos os monstros e uma bela arte.
Líderes
O jogo vem com 5 líderes vikings que podem ser escolhidos aleatoriamente no início de cada partida, ou da maneira que os jogadores acharem melhor.
Cada um dos líderes do jogo possui uma habilidade única que vai lhe ajudar durante toda a partida, além de iniciar o jogo com um dado de espadachim.
Dados
Os dados no jogo representam os guerreiros que cada um dos líderes vikings possui para serem usados em combate. Os dados são de 3 cores diferentes, os vermelhos são os lanceiros, os brancos são os espadachim e os dados pretos são os berserk.
Cada um desses dados possui faces diferenciadas, possibilitando várias estratégias diferentes em combate, dependendo de qual monstro o seu líder está enfrentando.
Tiles de Mercado
No início de cada partida os jogadores devem sortear uma determinada quantidade de tiles de mercado de acordo com a quantidade de jogadores que estão presentes na partida. Esses tiles de mercado dão uma maior possibilidade de ações para o jogador, podendo facilitar o ganho de recursos e de guerreiros.
Embarcações
Era costume dos vikings viajar pelos oceanos para descobrirem e conquistar novas terras, em Champions of Midgard não é diferente; durante o jogo os jogadores vão poder alugar ou até mesmo comprar uma embarcação para enchê-la de suprimentos e guerreiros, e assim explorar os mares e enfrentar criaturas ao longo da sua viagem.
Barcos de exploração, além de possibilitarem a viagem dos guerreiros do líder, vão fornecer pontos de glória no final da partida para cada um dos que você possui.
Cartas
Champions of Midgard é um jogo repleto de cartas dos mais variados tipos, abaixo eu vou descrever brevemente todas elas e as suas funções dentro do jogo.
Cartas de Runas
As cartas de runas são como poderosos talismãs que podem ajudar o líder viking em determinados momentos da partida. Cada uma das cartas de runas tem um efeito único e ainda fornecem pontos de glória no final da partida. Os jogadores podem conseguir cartas de runa durante o jogo em troca de madeira.
Cartas de Destino
As cartas de destino são como missões que os líderes vikings recebem no começo do jogo, essas cartas possibilitam aos lideres ganhar mais pontos de glória no final da partida. Além disso, eles podem conseguir mais dessas cartas ao longo da partida.
Cartas de Barcos Mercantes
Há um total de 8 cartas de barcos mercantes, uma para cada turno de jogo. No começo de cada um dos turnos de jogo o jogador revela a carta do topo da pilha de Barcos Mercantes, essas cartas possibilitam um comércio melhor e mais fácil para o jogador que for ao local. As cartas de Barcos Mercantes também são boas para controlar o número de rodadas em que os jogadores estão.
Cartas de Viagens
As cartas de viagens são colocadas sempre acima de cada uma das cartas de monstros fora da vila, elas representam as dificuldades que os guerreiros vikings vão enfrentar para chegar até o seu destino final. Essas cartas geralmente fazem o líder perder guerreiros ou comida.
Cartas de Monstros
As cartas de monstros são as que ficam na parte de baixo do tabuleiro além da vila, elas são poderosas criaturas que os líderes vikings podem enfrentar ao longo do jogo para ganhar grandes quantidades de pontos de glória e marcadores de honra, além de fazerem parte da coleção de monstros que os jogadores podem fazer para ganhar mais pontos no final da partida.
Cartas de Draugr
As cartas de Draugr são semelhantes às cartas de monstros, porém elas são mais fracas e mais fáceis de enfrentar, pois não precisam que uma viagem de barco seja feita para enfrenta-las. A cada rodada, 3 cartas de Draugr são abertas na mesa, possibilitando que quase todos os jogadores possam enfrentar pelo menos um por rodada. Cartas de Draugr também servem para ganhar pontos extras de glória no final da partida pela sua coleção de monstros.
Cartas de Troll
As cartas de troll não funcionam igualmente às cartas de Draugr e as cartas de monstros, elas podem vir em versões fracas ou fortes ao longo do jogo, porém as cartas de troll tem um efeito em especial, a cada turno é como se um troll estivesse atacando a aldeia e se nenhum dos jogadores enfrentar o troll naquela rodada todos eles vão ganhar um token de culpa, esse token dá pontos negativos no final do jogo dependendo da quantidade que o jogador possui.
Token de Favor
Os tokens de favor são algo que eu acho bem importante em uma partida, eles podem funcionar de duas formas dentro do jogo, podem fazer com que você role novamente qualquer um dos seus dados de guerreiro em um combate e podem fornecer pontos de glória extra para você no final da partida. É muito bom controlar o uso dos seus tokens de favor, pois por mais que a sua vantagem de combate possa ser muito boa, uma boa quantidade deles no final de uma partida pode fazer a diferença entre uma vitória e uma derrota.
Componentes
O jogo traz uma boa quantidade de componentes, muito deles são cartas, mas também há uma boa quantidade de cubos para representar os recursos e tokens, além disso, possui uma boa quantidade de dados para representar os guerreiros em combate, e todos esses componentes descritos acima são de ótima qualidade, desde os mais simples dos tokens aos belos dados de guerreiros. Faço ainda uma menção honrosa para o tabuleiro, que além de ser de muito boa qualidade é muito bonito.
Gostei bastante dos dados do jogo, pensei que eles poderiam se desgastar mais facilmente, mas me enganei, já jogamos muitas partidas e eles continuam intactos, bonitos do mesmo jeito de quando eu abri o jogo pela primeira vez, para mim são as peças mais bonitas desse jogo e dão um charme especial ao mesmo.
Quanto à arte do jogo, o tabuleiro é muito bonito, como eu já falei várias vezes, além disso, temos boas ilustrações dos líderes vikings, algumas em minha opinião são melhores que outras, mas no geral são boas ilustrações, no entanto, a grande arte desse jogo vem das cartas de criaturas, são realmente muito bonitas, e muitas delas representam criaturas mitológicas da mitologia nórdica, achei muito legal todas elas.
Considerações Sobre o Jogo
Champions of Midgard é um jogo muito bom, bem estratégico, onde cada ação de alocação de trabalhador vai fazer o jogador pensar bastante para saber se aquela será a melhor estratégia para ele no momento. A cada rodada, novas opções de alocação vão surgindo e possibilitando novas estratégias para os jogadores, é muito boa essa parte da alocação, boa parte da estratégia do jogo gira muito em torno disso.
Por ele ser um jogo bem estratégico ele não chega a ser um jogo difícil de aprender as regras, na verdade elas são bem simples, coloque um trabalhador em um local e receba o seu benefício, jogadores que nunca viram o jogo ou que não tenham muito conhecimento sobre jogos podem se enganchar um pouco no começo, tendo dificuldade para lembrar o que cada local fornece de benefício, mas após algumas partidas eles devem pegar fácil a sua jogabilidade e a partida deve fluir muito mais fácil.
Além disso, ele traz um tema que está sendo bastante explorado agora e que eu gosto muito que são os vikings, tenho outro jogo no mesmo tema que é o Blood Rage, que para mim é um jogão também, e espero estar conseguindo a sua expansão que já foi anunciada que vai sair em financiamento coletivo.
Curta a pagina do canal no Facebook:
Mais resenhas do canal: