Se divertindo em grupo.
Acho que está havendo confusão de entender “diversão” e “condição” no fim das contas. Quando foi levantado a questão de tentar entender alguns conceito de jogo, muitos falam:
“_ importante é se divertir”
Ou seja, partindo dessa formula, se o importante é se divertir e nada mais importa, teremos um problema enorme.
Eu só me divirto jogando, se ninguém estiver roubando, sacaneando, trapaceando. A diversão de uns é aborrecimento para outros.
Eu gosto de seguir as regras do jogo, ou pelo menos, jogar com todos sabendo da mesma regra adotada igualmente. Eu não sou do tipo que depois de descobrir que alguém sacaneou, roubou, trollou, vou dar risada pelo apreço do amigo ter feito isso pra se satisfazer sozinho.
Eu dou risada de coisas engraçadas o tempo todo durante a partida. Das experiências que tive, até em eldritch horror damos muitas risadas, é inevitável.
Isso me lembra a criançada na escola que joga bolinha de papel na cabeça do nerds e da risada. Pra quem jogou é divertido, mas pra quem recebeu a bolada não.
Resumir todos os problemas com um “_ importante é se divertir” anula a obrigação de seguir regras, condutas, bom senso e educação, não importa o que vai acontecer, pois o importante é que eu me divirta.
Para que todo se divirtam, precisam de condições. Não da pra criar um livro de regras pra isso, cada um precisa de bom senso.