diegoccamara::Eu só acho meio irônico que um jogador, que não seja um traidor, resolva combater contra o objetivo geral do jogo apenas para sacanear outros jogadores. Isso foge do próprio contexto geral da história do jogo. Se você puxa uma ficha onde não diz que você é um traidor, você então luta por duas coisas: cumprir o objetivo geral do jogo e cumprir seu objetivo especifico. Impedir que o objetivo geral do jogo seja cumprido é, sim senhor, errado e foge a própria temática do jogo. Somente um traidor deveria lutar por derrubar o objetivo geral.
Por outro lado, não vejo o jogo como competitivo de maneira alguma. Cada um tem seu objetivo específico que deve ser ganho, mas nada adianta você cumprir seu objetivo específico se o geral também não for cumprido. Cumprir o geral é um requisito de qualquer jogador que não seja um traidor, e impedir isto é agir como um traidor, o que é contra o bom senso da própria estrutura do jogo. Se você é um cara leal a colônia, e acabar perdendo por isso, é natural do jogo, é parte da própria temática da história. O errado é você ser leal e destruir a colônia unicamente pois não conseguiu alcançar seus objetivos pessoais. Foge ao próprio contexto em termos de roleplay. Não vejo porque isso não seria tratado como anti-jogo.
Outro ponto a se ver é que, se seu objetivo específico não conflitar com o objetivo específico de outros jogadores, não existe motivo algum para que você crie competição com eles para impedi-los de cumprirem os seus.
Por outro lado, apesar destas linhas, as regras permitem que os jogadores cometam tais atitudes. É anti-ético com a própria estrutura do jogo, mas não é ilegal.
Acontece que o jogo é bem direto ao dizer que "SÓ VENCE QUEM CUMPRE SEU OBJETIVO PESSOAL". É pura "coincidência" que os Objetivos Pessoais de todos os não-Traidores incluam cumprir o Objetivo Principal. Mas os jogadores só cooperam entre si porque são obrigados, para cumprir o Objetivo Principal. DoW é SEMI-cooperativo por isso TAMBÉM, não só pelo fato de alguém poder ser traidor.
Se o jogador não-traidor tivesse ido contra o Objetivo Principal desde o início, eu veria como "anti-jogo", mas pela descrição, não foi o que aconteceu. Aconteceu a MESMA coisa que acontece em qualquer jogo com fator competitivo, por menor que seja: se eu não vou vencer, pelo menos vou ver se fico no caminho de alguém e caio levando outros comigo. Calhou de, nesse caso, a decisão do cara ferrar literalmente todo mundo na mesa.