thicoregis::Opa, como assim?
É apenas 1 mesmo? não conta as cartas que o oponente tem?
Isso mesmo.
Significa que o recurso custa 1 e ponto final. Paga uma moeda no valor 1 para o banco e nada mais.
Portanto, não importa quantas cartas cinza ou marrom o seu oponente tem do respectivo recurso.
Sobre a Maravilha, tem uma regra que é bem importante também:
Você escolhe uma carta qualquer que possa ser comprada e coloca virada embaixo da Maravilha. O custo que você paga *não* é da carta comprada, mas somente o custo da Maravilha. Note também que a escolha da carta ser comprada é muito importante, pois na situação ideal, você deve comprar uma carta que não te ajuda muito, mas que, ao mesmo tempo, prejudica muito o seu oponente.