Por Mike Stevens
Fonte: https://www.boardgamegeek.com/thread/1277786/castles-mad-king-ludwig-good-bad-and-ugly
Vou começar este comentário dizendo que eu joguei 5 partidas de Castles of Mad King Ludwig, então eu estou muito familiarizado com o que vem na caixa. Além disso, vou te dizer que eu não sou um grande fã de
Suburbia (jogo que o pessoal geralmente compara com Castles of Mad King Ludwig). Eu joguei várias vezes quando Suburbia saiu e, inclusive, tentei jogar com a expansão. Eu não acho que Suburbia é um jogo ruim, apenas não me atraiu. Gosto de Castles muito mais do que Suburbia e acho que tem muito mais longevidade. Vamos para meus comentários:
O BOM
A arte na capa da caixa é linda. É a partir de um castelo real na Baviera. Uma vez que você abre a caixa tem componentes muito bons, principalmente o marcador de primeiro jogador que é um castelo de madeira muito legal pintado de branco. É bem feito, sólido, e acho que ele parece legal sentado na sua frente quando você é o Master Builder. Há 4 pequenos discos de madeira de cores diferentes de pontuação que são típicos e servem bem para o seu propósito. Há também um monte de diferentes fichas redondas de Objetivo Público que são de uma espessura agradável.
O livro de regras é bom, curto, com boas ilustrações e faz com que seja muito fácil de aprender e ensinar o jogo. As placas que você usa para construir seu castelo são agradáveis e grossas e eu acho que a arte é adequada para o jogo. As formas foram todas cortadas perfeitamente e são destacadas facilmente sem nenhum dano.
Agora vamos entrar para a melhor parte da seção “bom”: a jogabilidade. Este foi o único jogo que eu joguei 3 vezes no BGGCon e eu gostaria de ter jogado mais, se as outras pessoas não estivessem em fila para entrar na próxima partida. Eu ensinei o jogo para 3 grupos de pessoas em outros eventos e todos eles gostaram do jogo. Então o que faz Castles um jogo tão bom?
Eu acho que uma das coisas principais é a mecânica de Master Builder. Não cobrirei aqui todas as regras do jogo. O objetivo básico do jogo é construir o melhor castelo para o Rei Louco Ludwig com base em objetivos públicos e privados que são colocados no início do jogo. O primeiro jogador também é conhecido como o Master Builder e ele pega 7 cartas do baralho que lhe diz quais são as formas de placas do castelo que ele recebe para colocar na frente do tabuleiro para os outros construtores comprarem. O Master Builder começa a definir o preço de cada peça do castelo para que haja uma tonelada de estratégias nesta parte do jogo. Se você sabe que há duas peças do castelo que os outros jogadores querem, então coloque-as nos espaços de custo 15.000 e 10.000. Existe uma peça que você quer e ninguém mais se interessa por ela, então você coloca-a em um espaço muito barato para comprar. Você tem que levar em consideração que terá a última escolha de peças do castelo enquanto for o Master Builder e paga o preço de acordo. Você ganha dinheiro como o Master Builder quando os outros jogadores pagam pela parte do castelo que eles querem. Eu acho que esta mecânica é uma das coisas que torna este jogo mais agradável do que Suburbia.

A outra grande coisa sobre a jogabilidade está em construir o seu castelo. Você precisa descobrir como encaixar as peças em conjunto para o máximo de pontos e bônus. E quando termina uma sala dá aquela sensação de satisfação! Em todas as partidas que joguei cada um dos meus castelos foram completamente diferentes, bem como os objetivos públicos e particulares. Eu acho que este jogo tem uma tonelada de longevidade graças ao grande número de objetivos públicos e privados disponíveis. Mesmo que você está trabalhando em seu próprio castelo você tem interação com os outros jogadores no sentido de que você deve prestar atenção para ver o que eles precisam. Já que eles construíram um conjunto de escadas para o porão, então você sabe que eles estão à procura de um quarto de porão, então faça que estas peças fiquem caras. Se o Master Builder tem pouco dinheiro, compre um pedaço de castelo com o preço mais baixo para que ele não faça nada. Há uma tonelada de estratégia e profundidade.
Bem, eu falei sobre o BOM, por isso, é hora de mudar as categorias e encarar a música que eu ouço nessas muralhas escuras do castelo.
O RUIM
Eu comecei a seção BOM com a arte na tampa da caixa que, naturalmente, não tem nada a ver com o jogo, mas é o meu comentário e eu pensei que era bacana, então começarei a seção RUIM com o que você vê quando abre a caixa:

Sim, você está vendo direito, isso é o que você ganha com seus $60. Lotes de ar, espaço vazio, alguns baralhos de cartas pequenas, algumas folhas de papelão, e alguns pedaços de madeira. Depois de destacar todas as peças do castelo de diferentes formas e tamanhos, juntamente com as fichas de dinheiro e fichas de objetivo público, você tem uma grande bagunça de papelão. Talvez não será uma bagunça quando colocarmos tudo de volta na caixa? Não, ainda vai ser uma confusão enorme porque a editora não incluiu um insert para todas essas peças, nem incluíram alguns saquinhos zip lock para colocar todas essas peças de formatos diferentes. Isso é simplesmente inaceitável e mau prática de negócios. Eu entendo que alguns jogadores não usam inserts e alguns simplesmente jogam fora, mas quanto mais poderia ter custado para a editora incluir 10 saquinhos zip lock em cada jogo?
Five Tribes veio com um bom insert e saquinhos zip lock para todas as peças do jogador.
Terra Mystica não veio com um insert, mas eles me deram tantos saquinhos zip lock que eu poderia colocar tudo do jogo e ainda sobravam saquinhos. Essas são as pequenas coisas que eu aprecio como um jogador e um consumidor.
Se você não usa todo o espaço da caixa, por que você fez ela tão grande senão para apelação de prateleira? As fichas de dinheiro no jogo são um pouco pequenas para mim, mas isso é em parte devido aos meus dedos desajeitados de homem das cavernas. Eles certamente poderiam terem sido feitos maiores e com um pouco mais de detalhes. Eu acho que tem que incluir o preço na categoria RUIM. Embora eu realmente desfrute da jogabilidade deste jogo deveria ter um preço sugerido de 39,99 para o que realmente chega na caixa. Isso é tudo para o RUIM.
O FEIO
Graças a Deus, essa será a categoria mais curta no meu comentário, mas não pode ser ignorada. Não há um tabuleiro de jogo principal em Castles of Mad King Ludwig mas o tabuleiro do Castelo que é mais parecido com um tapete de jogo muito fino, onde você coloca todas as peças do castelo e baralhos de cartas durante o jogo. Ficam 3 peças separadas que são colocadas juntas. Aqui está uma foto:

Bezier escolheu usar o papelão mais fino do estoque para fazer esses tabuleiros e eles são muito frágeis. Cada conjunto que eu joguei já mostrou alguns sinais de deformação sobre estas placas. A única outra coisa que eu vou colocar na categoria FEIO é a faixa de pontuação. Ela é feita da mesma espessura fina, cartolina frágil como os outros 3 tabuleiros, mas a razão por estar nesta categoria é porque ele usa uma daquelas faixas de pontuação que vai e volta em toda a linha, em seguida, muda de direção indo para o outro lado, uma vez que sobe um nível. Em cada partida que joguei alguém desarruma o placar ao mover acidentalmente as fichas de pontuação na direção errada. Isso é tudo para o FEIO.
CONSIDERAÇÕES FINAIS
Apesar de algumas das deficiências na produção deste jogo, Castles of Mad King Ludwig tem uma coisa que eu realmente procuro em um jogo. É divertido e provoca a mente, simples assim. Este é um jogo divertido de jogar com muita longevidade, fácil de aprender, fácil de ensinar, e que dura uma quantidade razoável de tempo. Para aqueles de vocês que gostam de uma nota em seus comentários sobre os jogos eu atualmente classificaria este como um 8,5 / 10.