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  3. Mice and Mystics
  4. Implementação de regras da casa - Confronto

Implementação de regras da casa - Confronto

Mice and Mystics
  • avatar
    tuliobarros29/04/17 12:48
    avatar
    tuliobarros
    29/04/17 12:48
    1688 mensagens MD

    Ontem joguei pela segunda vez Mice and Mystics. Terminei o segundo capítulo fazendo as side quests que poderiam ser feitas durante cada capítulo. A história é excelente, o jogo é muito temático e "quase" me sinto mestrando/jogando RPG pro grupo. Faço pequenas adaptações na narrativa para encaixar os ratos escolhidos pelos jogadores. Enfim, estou tentando fazer o máximo para que o grupo se atente mais para jogar a história do que jogar a mecânica do jogo.

    É muito típico num combate de RPG 1) testar o sucesso do ataque; 2) testar a força do ataque; 3) testar o sucesso da defesa; e 4) testar o vigor do oponente. Isso o jogo faz de modo bem simples e prático. Acho ótimo.

    Mas para um dungeon crawler, o jogo carece do elemento surpresa. A carta de confronto já determina todas as ondas que virão e a roda de queijos já mostra quando virão. Essa previsibilidade mecânica deixa o jogo muito travado e as 2h ~ 3h de jogo acabam sendo sentidas por quem não está tão envolvido na história.

    Em Zombicide: Black Plague, ao abrir uma porta, você vai puxando cartas fechadas, dentre elas necromantes (que puxam duas cartas) e zumbis em dobro (que puxam mais duas cartas). Daí você pode ter uma situação que, numa casa com dois cômodos, que você poderia pensar que teria uma meia dúzia de zumbis, ao puxar uma sequencia de zumbi incluindo essas que acabei de mencionar, você pode acabar com um necromante com varias ativações extras e uma dezenas de zumbis, totalmente ao acaso. Você acaba sendo pego de calças curtas!

    Como acrescentar aleatoriedade/surpresa no jogo sem desbalanceado-lo? Pensei em: 
    1) A cada onda, puxar uma carta fechada de confronto. 
    2) Deixar o relógio de queijo fechado para o grupo. Para olhar o relógio, o rato gastaria uma ação (rolaria busca, por exemplo) e, a depender da quantidade de queijos, puxar ondas seguidas.

    Enfim, estou aberto a sugestões.

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  • victornogo
    5 mensagens MD
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    victornogo01/06/18 11:20
    victornogo » 01/06/18 11:20

    Já faz um ano então você já deve ter tido a experiência e o resultado, mas sobre as opções acho que basta não revelar o que sairia na onda (na prática da o mesmo resultado de sacar outra carta na hora, sem ter que se preocupar com a espiada acidental) .  Quanto a roda de queijos esconde-la pode até introduzir uma aleatoriedade(se seus jogadores não conseguirem contar até 8 de cabeça XD) mas pode tirar a tenção da corrida contra o tempo e a angústia de ficar vendo àquela engrenagem enchendo. 
    Algo que talvez você pudesse incluir seria alguma rolagem ao final da sequência de iniciativa, por exemplo, se saísse um queijo você adicionaria mais um lacaio (justifica da história : demoraram / fizeram barulho despertou a atenção dos inimigos em outra sala), o tipo de lacaio pode ser o mesmo ou rolar um dado e pegar um do número correspondente na carta de confronto. Só saliento que qualquer inclusão de inimigos pode causar um desbalanceamento bem grande. 

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  • tuliobarros
    1688 mensagens MD
    avatar
    tuliobarros04/06/18 21:01
    tuliobarros » 04/06/18 21:01

    @victornogo Então: Eu tinha pensado em duas alternativas, combinadas ou não:

    1) A cada onda, puxar uma carta fechada de confronto. 
    2) Deixar o relógio de queijo fechado para o grupo. Para olhar o relógio, o rato gastaria uma ação (rolaria busca, por exemplo) e, a depender da quantidade de queijos, puxar ondas seguidas.

    Não ficou óbvio se cada linha das cartas de confronto é balanceada em si mesma ou se é balanceada pela carta. Explico: se eu pegar duas cartas de confronto, elas terão, como somatório geral, o mesmo grau de dificuldade? A primeira onda é tão difícil quanto a primeira da segunda carta? Ou é simplesmente aleatório? Não consegui verificar isso. Assim, a primeira alternativa poderia desbalancear o jogo de um jeito que o designer não pretendia. Acabamos optando por colocar uma flanela de limpar monitor (serve um anteparo opaco qualquer ou mesmo um sleeve de carta opaco, como os de Magic) para cobrir as linhas de baixo.

    Quanto à segunda opção, é punitiva demais. Perder uma ação durante um combate é muito complicado. Especialmente quando se tem vários inimigos ao mesmo tempo. Acho que ninguém tinha sangue frio para ficar contando queijo. :silly:

    Como você colocou. Mexer com um jogo com um grau tão elevado de sorte é muito complicado. Pode causar um desbalanceamento muito grande. Todavia/porém/entretanto... fico me perguntando: será que Jerry Hawthorne realmente pensou e testou tão exaustivamente assim?



    Você deu uma excelente ideia. Talvez a ideia de rolar um dado associado à roda de queijos seja interessante para causar um elemento surpresa quanto à vinda da onda.



    Para mim, o jogo já é bem desafiador (e muito dependente da sorte:angry:), só o que sinto falta nele é o elemento surpresa.

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