FINALMENTE!!!
Após MESES de espera ansiosa,numa chuvosa tarde do dia 23/DEZ/2014 em Curitiba tivemos a oportunidade de estrear a pista de MÔNACO, pertencente à expansão do RACE! FORMULA 90. Aguardávamos ANSIOSAMENTE por este dia pois era a chance de colocar todo nosso conhecimento em cima de uma pista nova e de quebra usar as novas regras de JOGO DE EQUIPE.

















CONCLUSÃO
Assim como a pista real, essa "replica" de Mônaco ficou simplesmente SOBERBA! É uma prova LONGA (são 28 turnos) e há pouquíssimos pontos de ultrapassagem. Após a Saint Devote e o Casino é praticamente impossível ultrapassar já que há poucas retas e poucos trechos de zonas de frenagem. Como as curvas tem uma penalidade muito violenta, nem vale a pena tentar contestar mesmo usando Banging Wheels (que dá +3 nas contestações).
O fato de termos largado mal (Senna largou em 4º mesmo com pouco combustível e Prost largou em último pois queria fazer uma única parada, portanto largando bem pesado) nos "obrigou" a adotar a estratégia BANGING WHEELS, que nos permitiria ultrapassar em zonas de frenagem e nas curvas sem precisar contestar. A ideia era trocá-la após assumir a liderança, mas e quem disse que dá para assumir aponta em MÔNACO???
PROST melhorou a configuração de seu carro com mais pneus e para suportar mais desgaste, preparando assim seu carro para uma ÚNICA PARADA, sendo que SENNA pararia 2 vezes. Isso daria a Prost 9 seções de vantagem sobre Senna.
No entanto, após o primeiro pit stop (Prost mudou para SAVE TYRES), seu rendimento despencou (péssimas cartas na mão) o que o impediu de andar muito e também de obter Track Cards.
Senna, vendo que precisaria tirar a diferença de 9 seções para Prost, foi mais agressivo, se armou de BANGING WHEELs, preparou seu pit para o TURNO 8, botou PNEU MACIO e colocou LAPPING para negociar melhor as ultrapassagens. Após o pit stop se deu muito bem, manteve sua BANGING WHEELS e optou por PNEU DURO para que seus pneus suportassem os 10 turnos que teria pela frente. Ele conseguiu e após o último PIT colocou SAVE TYRES tentando obter muitas track cards para tirar a diferença para Prost, que com uma parada só abriu 9 seções de diferença. Ele conseguiu se aproximar mas não conseguiu suplantar o hábil Francês na última volta.
TACADA DE MESTRE
Sem dúvida alguma a melhor jogada foi do RAFAEL SOAR, colocando uma BANDEIRA AMARELA na Saint Devote. Senna passaria por esta curva torrando DUAS TRACK CARDs da mesma curva, podendo andar até 9 seções numa única jogada, mas a Bandeira Amarela o forçou a frear já que é proibido ultrapassar naquele local. ÓTIMA JOGADA!
ROBÔS E O JOGO DE EQUIPE
As regras para jogo de equipe ficaram muito interessantes e trouxeram um "problema" a mais para os jogadores: Decidir se investem em SI ou se investem em seus COMPANHEIROS. E acreditem, é uma decisão COMPLICADA, porque os companheiros Robôs são muito rápidos, quase sempre vão estar à frente dos humanos (param apenas uma única vez e não gastam pontos de movimento para se ultrapassar) o que os tornam SÉRIO CANDIDATOS a vitória na maioria das pistas. Salvo se os jogadores humanos adotarem estratégias muito agressivas (Hazard e Balance) e ultrapassarem seus companheiros logo no começo da prova, a vitória com certeza será dos Robôs pois eles tem muito mais vantagem.
Eu ADOREI MÔNACO! Ficou muito boa mesmo. Dificílimo ultrapassar, BANGING WHEELS, LAPPING e PITTING são muito fortes nesta pista, tornando HAZARD e SAVE TYRES estratégias secundárias e que vão exigir MUITA CORAGEM dos pilotos para encarar correr com elas. Suas TRACK CARDs tem um poder DEVASTADOR, porém é preciso planejar muito bem seu uso para não ficar preso atrás de alguma lesma.