DCSnakepit:: Pessoal, na minha última partida ocorreu algo que não consegui encontrar nas regras como proceder.
Os Starks sofreram um ataque dos Baratheons de apenas uma unidade em Porto Branco e lá haviam uma unidade Stark e um navio no porto.
Os Baratheons venceram a batalha com um ícone de espada na carta de casa que destruiu a unidade Stark, entretanto estávamos jogando com a variante das cartas de Maré de Guerra, e os Starks puxaram uma carta com a caveira, que destruiu a unidade Baratheon atacante.
Com isso porto branco ficou sem unidades controlando a área.
O que fazer com o navio que sobrou já que agora ele não esta mais em um porto aliado?
Bom, como o jogo tem muitos detalhes, as vezes as regras ficam confusas, mas todas estão contidas no livro. Até no FAQ/Errata oficial que eles divulgaram havia apenas uma errata, o resto era FAQ com respostas que estão no próprio livro de regras, mas as vezes não tão claras.
Sobre sua dúvida, juntando algumas regras encontramos a resposta, as principais que ajudam a responder são essas duas respostas do FAQ:
Q: At what point does the winner of a combat exert control over the embattled area?
A: Control over an area does not change hands until all stages of combat are completed. (...)
Q: If a player marches all his land units out of an area (but not his home area) connected to a Port with his Ships, and in doing so chooses not to leave behind a Power token, what happens to his Ships in the Port?
A: Ships left in a Port connected to an uncontrolled land area are immediately destroyed.
Então, somente no final de todo o combate é que uma área pode passar a ser controlada por outro jogador e, isso será feito caso esse outro jogador termine essa etapa com uma unidade naquela área, caso contrário (no seu exemplo), a área se torna vazia novamente.
Navios em portos sem ninguém controlando a área a que ele pertence são imediatamente destruídos, isso está frisado em várias respostas da FFG. Vamos a alguns detalhes:
- No seu exemplo específico o navio seria destruído (e qualquer ficha que estivesse no porto, retirada).
- Da mesma forma, no seu exemplo, caso o Stark tivesse alguma ficha de ordem ou ficha de poder no local, seria retirada, mesmo sem unidades do Baratheon ocupando ali ao final da batalha
- Da mesma forma, que, mesmo que os Baratheon, vencendo a batalha, ficassem com zero unidades e o Stark perdendo ficasse com uma, essa única unidade do Stark deveria recuar para outra área (se possível, caso contrário, seria destruída)
- Se os Baratheons tivesse uma unidade para deixar na área conquistada, o navio poderia ser trocado por um amarelo caso os Baratheons ainda tivesse navios fora de jogo para serem colocados (e o branco seria retirado), caso contrário, os Baratheons tomariam controle da área e o navio branco seria destruído e retirado e nenhum outro colocado no lugar.