Joguei umas 20 partidas de Marco Polo e só posso dizer que o jogo é muito bom, TOP 1 de algumas pessoas do nosso grupo. Destas partidas, foram mais de 10 pessoas diferentes e todas gostaram muito do jogo.
Muitos dizem que acham as habilidades dos personagens desproporcionais, porém cada um acha um personagem diferente do outro desproporcional. Ou seja, não se chega a um consenso se os personagens são desproporcionais ou se o jogador não soube usar a habilidade do seu personagem. Particularmente eu acho estas habilidades uma das características mais legais do jogo, dando grande rejogabilidade. Inclusive a mini expansão que traz novos personagens renova o jogo com mais possibilidades.
Jogar somente uma vez e sair malhando o jogo não tem sentido. A primeira vez que joguei achei estranho e roubado a questão das habilidades, mas depois de jogar mais partidas ficou ótimo, pois começamos a bolar estratégias de rotas, viajar ou fazer contratos de acordo com as habilidades dos personagens.
Por fim, jogamos uma regra avançada de que cada jogador recebe quatro cartas de rotas de viagem (ao invés de duas) antes da escolha do personagem, e destas selecionamos duas após escolher o personagem (descartamos as outras duas cartas sem os oponentes verem). Desta forma eliminamos um pouco mais o fator sorte e aproveitamos mais a habilidade do personagem escolhido para montar uma estratégia. ]
Sobre o Alien Frontiers, pretendo adquirir por ter gostado da mecânica de dice placement jogando o Marco Polo.