Fala galera, Descolado na área, fãzaço de jogos de corrida de mesa (ok, "simulador de corrida de tabuleiro" fica mais bonitinho) para trazer a vocês algumas breves palavras sobre a nova expansão do RACE! FORMULA 90.


Não sou PhD em jogos de tabuleiro mas nos poucos simuladores de jogos de corrida que conheci (Thunder Alley, Rallyman, Formula D, MotoGrandPrix), o calcanhar de aquiles são sempre suas pistas. As que vem com o jogo nos fascinam, no entanto sempre que expansões são lançadas, temos muitas vezes a sensação de "mais do mesmo". O traçado muda, mas o desafio não. Elas pouco acrescentam ao jogo no que tange a rejogabilidade, mas ainda assim são atraentes por causa do visual, já que ficar correndo sempre no mesmo circuito é chato.
No que tange ao RF90, os donos deste jogo tem sorte. O criador tratou de dedicar boa parte do seu fosfato cerebral em cima das pistas. As duas pistas iniciais (Monza e Hungaroring), apesar de um tanto insípidas do pontos de vista do desafio - não são pistas de destaque mundial - trouxeram para o RF90 algo que faltava nos demais jogos, justamente a diferença de desafio entre um ou outro circuito. Quantidade de seções, risco nas zonas de frenagem, dificuldade das curvas, tempo de pit stop, tudo isso tem influencia na tocada dos pilotos nestes dois circuitos, o que exige dos jogadores uma boa escolha de estratégia/habilidade para cada pista.


A ideia inicial era trazer como expansões as pistas de BARCELONA, INDIANÁPOLIS, SUZUKA e SILVERSTONE (pelo menos era essa a promessa contida num encarte existente no jogo original).
Só que um belo dia um grupo de fãs criou um esboço de SPA FRANCORCHAMPS e postou na internet. O trabalho ficou tão bem feito que os criadores do RF90 resolveram acatar a pista nova, contataram seu criador e passaram a testá-la como futura nova expansão. De lambuja, atendendo aos apelos dos demais fãs do BGG, meteram MÔNACO junto.
E com isso temos duas das pistas mais ANIMAIS da Fórmula 1 sendo disponibilizadas nesta expansão, e com novidades que passam bem longe do "mais do mesmo" que muitos jogos de corrida oferecem no mercado.
"FELIPE, SCHUMMI IS MORE FAST THAT YOU. CONFIRM THAT YOU UNDERSTAND THIS MESSAGE"
As regras para campeonato são perfeitamente dispensáveis, muita gente já adotou essa regra e eu confesso não ver lá muita graça em praticá-las tendo apenas 2 pistas disponíveis (4 a partir de agora).

Já no que se refere ao JOGO DE EQUIPE, aqui sim podemos dizer que houve um acréscimo interessante. Alguns jogadores já se divertiam fazendo duplas, agora é hora de colocar os ROBÔS na história. Cada jogador pode escolher um ROBÔ (Fast ou Super Fast, depende do modo de jogo escolhido) como companheiro de equipe e dar uma ajudinha a ele para andar mais na pista, além de não ter que gastar pontos de movimento ao ultrapassarem um ao outro. O bacana aqui é que não há nenhum componente novo na expansão para permitir isso, os jogadores podem usar as mesmas cartas do jogo base, ou seja, você NÃO PRECISA da expansão para fazer jogo de equipe no RF90. O sistema ficou bem fácil de ser aplicado.
A LEBRE...

A diferença entre SPA e MÔNACO é quase abissal. SPA se caracteriza por ser um circuito muito rápido (muitos trechos de reta e a maioria das curvas são compostas de uma única seção). Mas a maior novidade está nas EXTREME TRAJECTORIES, trajetórias que permitem "catapultar" os carros várias seções à frente caso o piloto consiga passar num teste semelhante ao "retardar a freada". E aqui reside o pulo do gato desta novidade: Trata-se de uma ação bastante arriscada já é preciso realizar um CHECK TEST contra o tabuleiro realizando uma COMPRA CEGA. Achou perigoso? Pois fique sabendo que a habilidade REFLEXES não funciona nestas trajetórias, ou seja, nada de "+20" para usar este benefício. O preço a ser pago por uma falha é o mesmo que ocorre ao errar a freada: um belo PASSEIO NA GRAMA. Dá frio na barriga só em pensar...

As "Extreme Trajectories" (marcadas por um losango) são simplesmente tentadoras, mas o risco é alto.
Outro ponto interessante desta pista é que é possível começar o jogo com TEMPO INTERMEDIÁRIO, ao contrário de qualquer outra onde isso não é possível (nas demais, ou o tempo começa com SOL ou começa com CHUVA).

...E A TARTARUGA

MÔNACO, ahhh nossa boa e velha Monte Carlo, palco dos maiores espetáculos do nosso saudoso Ayrton Senna. Eu achei que foi um tiro no pé lançar esta pista junto com SPA. Eles poderiam muito bem queimar esta pista junto com outra que talvez não seja tão atraente aos olhos dos fãs deste jogo. Muitas pessoas (eu me incluo) comprariam uma expansão com esta pista mesmo se ela fosse uma porcaria, apenas para ter o gostinho de botar meus carrinhos neste "templo sagrado" da Formula 1.
Mônaco, ao contrário de SPA, é um circuito extremamente travado. A coisa mais gritante nesta pista é a extrema dificuldade nas ultrapassagens. Com pouquissimas retas, as poucas zonas de frenagem podem mandar o jogador direto para o muro sem muitas chances de retorno - o SAFETY CAR aqui vai reinar absoluto. Além disso, outra novidade: Zonas de frenagem sem a possibilidade de retardar a freada. Nesse locais, que não tem o símbolo "LB" (Late Brake) não é possível retardar a freada e portanto é proibido ultrapassar (exceto se o jogador possuir a estratégia BANGING WHEELS, que deve empurrar bastante nesta pista).

As penalidades em algumas curvas tornam (quase) impossível uma ultrapassagem via Contestação.
Na maioria das curvas de Mônaco é praticamente impossível ultrapassar o líder da seção, tamanha a penalidade aplicada aos demais carros. O túnel, que em tese poderia trazer uma falha para esta pista e permitir ultrapassar por se tratar de uma 'longa reta' foi devidamente tratada, sendo composta de apenas 2 seções, o que impede os jogadores de explorarem este recurso (ótima sacada!).

Pit stop de 9 seções (recuo de mais de 1/3 da pista) pode exigir tática extra dos pilotos para tentar pegar pista limpa.
Para piorar as coisas, o tempo de pit stop desta pista é insano: 9 seções!
Tudo isso vai gerar um enorme efeito colateral: Com um total de 78 voltas (28 turnos), o tempo de partida nesta pista deve aumentar significativamente.
VALE A PENA?
Eu recomendaria esta expansão mesmo que não houvesse nenhuma destas novidades citadas. A simples oportunidade de correr em MÔNACO já é atrativo para qualquer simulador de corrida que se preze e não poderia ser diferente com o RACE! FORMULA 90.
MÔNACO ficou SOBERBA! Conseguiram capturar boa parte das características da pista real. Enquanto pode ser "menos difícil" ultrapassar na reta, na St. Devote e no Casino, a partir da curva Mirabeu suas chances são mínimas, dá vontade arrancar os cabelos.
As regras para JOGO DE EQUIPE ficaram bastante interessantes e vão trazer para os jogadores um dilema que todo CHEFE DE EQUIPE tem (não esqueçamos que o RF90 também transforma um jogador em "manager"): Qual piloto dar a preferência? (já conhecemos bem essa história...)
Robôs super fast geralmente são bons oponentes porém perdem devido ao bom uso das track cards. No entanto os Robôs companheiros de time podem RECEBER NOSSA AJUDA, o que os torna oponentes extremamente difíceis de vencer (com ajuda eles sempre terão mais chances do que os humanos). Se os Robôs companheiros de time começarem a vencer corridas, fatalmente nas provas finais o jogador terá que abrir mão da vitória do seu carro para dar ao seu companheiro a chance de ganhar o campeonato.
Esse dilema já começa das últimas voltas de uma prova: Se você estiver sem chances de vencer, dará suas melhores cartas para seu companheiro de equipe Robô ou gastará com você para tentar obter uma boa colocação? Não sei se a intenção dos criadores foi essa, mas novamente eles colocam nas mãos DO JOGADOR uma decisão que poderia muito bem ser aleatória - trazendo mais "brain storm" para os jogadores. Se você optar por JOGO DE EQUIPE, se prepare pois seu maior adversário será seu companheiro de equipe.
Mais do que nos oferecer um punhado de curvas e retas, RACE! FORMULA 90 EXPANSION #1 nos oferece DESAFIO. Pela primeira vez (até onde eu percebo), podemos escolher qual pista jogar baseados em seu grau de desafio e poder exclamar "putz, correr nesta pista é muito fod(piiii)".
ACELERA
- Regras para Jogo de Equipe são bastante sólidas e acrescentam muito mais desafio/diversão;
- Pistas com desafios e características únicas, que não apenas as diferem das pistas do jogo base mas também entre elas;
- Duas das pistas mais aclamadas pelos fãs da Formula 1 num único pacote;
DERRAPA
- Tempo de jogo na pista de Mônaco pode ser muito longo;
- Até o momento é bem difícil encontrar o jogo em lojas americanas, portanto o preço é libras, elevando demais o preço;