Mestre dos Dados: Resenha Os Reinos de Drunagor
Produtor: Histeria Games
Numero de Jogadores: 1 a 4
Duração da Partida: 15 minutos por jogador
Ranking na Ludopedia: 400
Ranking na Boardagme Geek: N/A
Minha Nota: 8.8
Olá galera, de volta com mais uma resenha para vocês, e dessa vez trazendo um dos mais recentes lançamentos nacionais: "Os Reinos de Drunagor", jogo esse que veio a partir de um financiamento coletivo do ano passado e que mês passado foi entregue aos seus apoiadores. Os Reinos de Drunagor é um jogo para 1 a 4 jogadores e com tempo médio de 15 minutos por jogador (aqui no grupo geralmente esse tempo é maior), possui uma temática de fantasia medieval.
Temática
Eras atrás, um poderoso dragão chamado Drunagor se declarou rei de tudo o que existia e iniciou seus planos de conquista. Usando seu poder mágico ancestral, criou comandantes de draconianos invencíveis que marcharam por terra, mar e ar, subjugando todos os reinos que suas garras puderam alcançar.
Fogo, magia e sangue forjaram um continente de escravos presos as correntes do medo e da desesperança. Nada parecia detê-lo até que um dia o grande dragão morreu naturalmente, lançando uma última maldição sobre os reinos de Drunagor... Toda a magia ancestral contida em seu colossal corpanzil se espalhou pelo mundo dando origem a incontáveis monstros hediondos, bem como a poderosos artefatos.
Os Reinos de Drunagor traz em sua principal temática a fantasia medieval, e por trás uma história em que as raças do reino tentam dominar todo o território do reino para se tornar a nova mandante das terras de Drunagor.
Mecânicas
Os Reinos de Drunagor tem uma boa quantidade de mecânicas presentes em sua jogalibilidade, mas como sempre vou destacar aqui algumas das quais eu acho mais importantes durante uma partida, são elas: os jogadores com diferentes habilidades, a construção de baralho (na verdade acho que seria mais construção de construções rsrsrsrs) e os pontos de ações.
A principal mecânica no jogo, a meu ver, é a de pontos de ações, cada jogador vai ter sempre 3 pontos de ações para gastar no turno, e ele vai poder escolher sempre uma das ações possíveis que são fornecidas pelo reino ou de alguma das suas construções feitas. Como cada reino possui 6 possíveis ações, boa parte da sua estratégia no jogo vai vir dessa parte, pois saber escolher sabiamente quais ações você vai fazer naquele turno pode lhe dá uma vantagem boa na partida.
Um comentário extra sobre essa mecânica do jogo, não cheguei a ver no manual de regras se as ações dos reinos poderiam se repetir, por exemplo, fazer duas ações de movimentos no mesmo turno, mas nós aqui no grupo decidimos colocar uma regra da casa, o que para nós tornou essa parte da mecânica bem mais estratégica, que foi fazer dessa parte da mecânica do jogo ser de ação única, logo se eu fizer uma ação nesse turno eu não vou poder repetí-la até o início do próximo turno.
Outra mecânica bem importante é a de personagens com diferentes habilidades, na verdade seria reinos com diferentes habilidades, pois cada reino possui construções que têm características únicas e que vão lhe ajudar durante toda a partida depois de serem construídas, isso implica em uma estratégia diferente para se jogar com cada um dos reinos, o que dá uma rejogabilidade muito grande ao jogo.
Por fim, mas não menos importante nós temos a mecânica de construções, que vai definir muito da sua estratégia na partida, ela é a parte onde os jogadores vão poder escolher quais construções ao longo do jogo ele vai querer fazer em seu reino, essas construções muitas vezes são bem situacionais e podem servir muito melhor em determinados momentos do jogo que em outros, essa parte também deve ser muito bem analisada pelo jogador, pois como cada uma das construções gasta uma boa quantidade de recursos do reino, ele pode acabar por gastar recursos em uma construção que pode não ser uma boa escolha e se prejudicar um pouco.
Objetivo
O decorrer do jogo se dá em 6 rodadas, ao final delas o jogador que tiver a maior quantidade de pontos de vitória ganha a partida. Os jogadores podem conseguir pontos de vitória ao derrotar monstros, fazer construções, colecionando artefatos e com recursos no final da partida.
Existem boas maneiras de pontuar no jogo, mas derrotar monstros é a melhor delas na minha opinião, pois além de ganhar os pontos do monstro você ainda vai ganhar cartas de artefatos que vão lhe render mais pontos no final da partida.
Sequência do Turno
Como dito acima o jogo acontece em seis rodadas, em cada rodada todos os jogadores tem 3 pontos de ações que podem ser gastos nas ações possíveis do reino ou nas ações de algumas das suas construções quando estão no jogo. Abaixo eu vou listar apenas as ações possíveis fornecidas pelo reino.
Mover: você pode mover os seus coletores e o seu herói até 3 casas. Essa ação é a que desencadeia o combate quando o seu herói passar por uma casa com um monstro ou com um herói inimigo.
Liderança: pegue 3 moedas do banco e abasteça todas as suas cartas que tenham marcadores de energia.
Coletar: você pode coletar os recursos nos tiles onde os seus coletores estão, se os seus dois coletores estiverem no mesmo tile você pode coletar duas vezes na mesma tile.
Construir: você pode construir uma ou mais construções a sua escolha pagando pelos recursos mostrados em cada uma delas.
Mercado: Com essa ação você pode fazer compra ou troca de mercadoria no mercado de acordo com a carta de referência de trocas.
Tática: Essa ação na verdade são duas, você pode colocar uma torre em algumas das tiles onde os seus coletores estão e pode também recuperar toda a força ativa do seu herói.
As ações do jogo podem ser um pouco complicadas a primeira vista, principalmente quando se tem mais construções em jogo que lhe possibilitam mais ações possíveis, mas após jogar algumas partidas dá para se pegar bem fácil as ações do jogo, problema mesmo é para jogadores iniciantes, o ideal é eles observarem uma ou duas partidas antes de começar a jogar para entender melhor como funcionam as ações e não ficarem muito perdidos no jogo.
Os Reinos
Na caixa base do jogo vem um total de 5 reinos para serem escolhidos durante uma partida, entre os reinos da caixa base estão o reino dos anões, o reino dos humanos, o reino dos elfos, o reino dos orcs e o reino do subterrâneo.
Cada um dos reinos vem com um herói, seus coletores, baralho de construções, marcadores e tile de cidade.
Todos os reinos são únicos, todas as suas cartas de construções e heróis tem suas habilidades únicas, exclusivas para aquele reino em específico, isso gera maneiras e regras diferentes para se jogar com cada um dos reinos durante uma partida, sua jogabilidade também pode ser muito influenciada pelos reinos com os quais você está jogando contra, construções em jogo e etc, muitos fatores podem fazer você ter visões diferentes do jogo com o mesmo reino.
As imagens acima ainda são do tempo que o jogo se chamava Os Nove Reinos.
Miniaturas
O jogo vem com uma boa quantidade de miniaturas para serem usadas durante a partida, entre as miniaturas estão as dos heróis do reino; dos monstros que são minotauros, hidras, golens, medusas e um dragão, que são espalhados pelo mapa; e 2 coletores para cada um dos reinos.
Algumas das miniaturas dos heróis.
Tiles
O jogo vem com uma boa quantidade de tiles para serem formados mapas durante cada uma das partidas. Esses tiles possuem em sua face dois tipos de recursos que eles podem fornecer quando algum dos seus coletores está sobre eles. Esses recursos só podem ser coletados duas vezes, após isso o terreno fica infértil e não gera mais recursos durante toda a partida.
A coleta de recursos é outra boa estratégia de jogo, como os tiles são colocados aleatoriamente no início de cada uma das partidas é sempre bom visar quais os recursos que são necessários para fazer as construções que você vai querer fazer naquela partida, e tentar ir o mais rápido possível a tiles que os tenha. Já que os recursos são limitados (em termos de coleta) tente sempre deixar o seu armazém cheio.
Algumas das tiles de terreno do jogo.
Marcadores
Os jogo vem com uma boa quantidade de tokens de marcadores de vários tipos, entre os muitos marcadores que vem na caixa base estão os marcadores de recursos (madeira, comida, ouro, pedra e diamante), tokens de moedas, de pontos de vitória e vários tipos de marcadores especiais para as muitas cartas de construções que vêm no jogo.
Marcadores de recursos e coleta.
Dados
O jogo vem com muitos dados personalizados (um total de 20) que são usados em combates, esses dados possuem várias faces que representam danos ou ativações de habilidades, dependendo das construções ou habilidades que estão sendo usadas em combate.
Durante o financiamento coletivo você poderia adquirir dados personalizados de cada um dos reinos para que cada um dos jogadores jogasse com os seus próprios dados durante a partida, eu infelizmente deixei passar esses dados, mas a quantidade de dados que vem na caixa base é bem grande, então dá para dividir bem com os jogadores.
Dados personalizados para cada um dos reinos.
Cartas
Os jogo vem com uma boa quantidade de cartas, elas são de vários tipos, como as de heróis, construções, eventos, artefatos e as cartas de referência de mercado. Abaixo vou explicar brevemente como cada uma dessas cartas funcionam em jogo.
Construções
Cada um dos reinos vem com um baralho com 10 cartas de construções, cada uma dessas cartas tem habilidades, custo e vantagens para o reino do jogador. Sempre que um jogador quiser construir uma carta de construção ele deve pagar o valor descrito na parte superior esquerda da carta e baixá-lo na mesa, a carta a partir de agora vai fornecer o seu efeito único para o jogador, além de dá um bônus na sua força ativa e permanente (variando entre 1 ou 2 pontos).
Algumas das cartas de construções.
Heróis
Cada um dos heróis do jogo tem a sua carta que vem com a sua ilustração, o símbolo do seu reino, sua força ativa e permanente inicial e a sua habilidade única. As cartas de heróis trazem informações simples e basicamente servem mais para marcar quando o seu herói tem ou não algum marcador de energia sobre ele.
Herói do reino dos elfos.
Herói do reino dos Orcs.
Herói do reino dos anões.
Cartas de Artefatos
As cartas de artefatos são adquiridas ao derrotar monstros pelo mapa. As cartas de artefatos não possuem efeitos ou habilidades especiais, elas são apenas para dar mais pontos aos jogadores no final da partida, de acordo com a quantidade de artefatos que ele possui de determinadas coleções, logo quanto mais artefatos de uma coleção o herói tem, mais pontos ele vai ganhar no final da partida.
Conjunto de artefatos.
Cartas de Eventos
As cartas de eventos determinam quando o jogo vai acabar, além de fazer situações adversas (para o bem ou para o mal dos jogadores) durante cada início de rodada. Sempre no começo de cada partida todas as cartas de eventos são embaralhadas e seis são selecionadas para fazer parte do jogo, no início de cada rodada uma das cartas de eventos é puxada e seu efeito dura toda a rodada, esses efeitos podem ajudar ou prejudicar os jogadores durante a rodada.
carta de evento.
Cartas de Mercados
As cartas de referência de mercados servem apenas para facilitar a vida dos jogadores quando eles executarem essa ação, nelas estão descritos como o jogador pode comprar ou trocar recursos durante a sua ação de mercado.
Carta de mercado.
Componentes
Seus componentes são de ótima qualidade, sempre mantendo o padrão dos jogos lançados pela Histeria Games, todos os tiles, dados e marcadores são de excelente qualidade e não tenho do que reclamar, as cartas também são de um material muito bom, com uma espécie de verniz por cima que as deixa bem brilhosas, mas que, acredito eu, se não forem colocadas em sleeves podem se desgastar nas bordas muito facilmente dependendo da forma que você as embaralhe durante uma partida.
Dados da caixa base e marcador de jogador inicial.
As miniaturas são de um material muito bom, bem firmes e rígidas, são bonitas e deixam o jogo visivelmente muito legal na mesa, mas muitas delas não tem um nível de detalhes muito grande, o que não é um problema para a jogabilidade do jogo, longe disso, mas tem muita gente que gosta de miniaturas cheias de detalhes para poder pintar e deixá-las mais bonitas, mas o jogo fornece miniaturas boas, algumas delas tem uma quantidade de detalhes a mais como as de heróis e outras têm poucos detalhes (mais especificamente alguns dos monstros), mas no geral são boas pro jogo e isso é o que vale.
marcadores de acrílico.
Agora, um dos pequenos problemas que eu tive com a minha versão do jogo. Antes de receber o meu jogo eu vi alguns vídeos que diziam que os tokens não tinham um corte muito bom, que alguns eram mais complicados de remover e que se não fossem tirados com cuidado poderiam ser danificados nesse processo, bem, eu pensei que poderia ser só alguns exemplares que ficaram com o corte ruim, mas infelizmente o meu também veio com esse problema para removê-los, mas como os removi com cuidado não chegaram a se danificar; então, quando estiver com a sua cópia em mãos, muito cuidado ao remover os seus tokens. Outro problema com os meus tokens foi que o corte de alguns vieram errado, em muitos deles as ilustrações não vieram centralizadas e em outros as ilustrações vieram com uma parte cortada, isso sim é algo chato e que não tem jeito de consertar, eu vou tentar entrar em contato com a empresa para ver se podem me mandar novos tokens, mas os que vieram dá para serem usados por enquanto.

Miniaturas dos heróis.
Agora vamos falar um pouco sobre outro ponto muito positivo do jogo que são as suas ilustrações. O jogo possui ótimas ilustrações na parte de heróis, construções e em seus artefatos, muitas das cartas de monstros são bonitas, mas algumas não são lá essa coisa toda, no entanto, no geral ele tem ótimas ilustrações, uma das melhores que eu vi, e a sua caixa do jogo é muito bonita e chamativa.
Considerações Sobre o Jogo
Os Reinos de Drunagon foi (ou talvez seja) um dos melhores títulos nacionais para mim, ele encaixa muitas das mecânicas que eu gosto, além de trazer um tema que me chama muito a atenção. Foi um projeto bem ousado em tentar ser o primeiro jogo nacional com miniaturas (já que outro jogo, que não vou citar, não cumpriu com o prometido), ótimas mecânicas em um jogo que é muito bom e competitivo.

Ele é um jogo fácil para se pegar as mecânicas e modo de jogar, isso para quem já tem algum conhecimento de jogo, apesar que mesmo jogadores que já tenham algum conhecimento podem ficar as vezes um pouco enganchados na parte de iconografia do jogo, pois muitas vezes as cartas de construções têm ícones que não dá para entender a primeira vista e só após uma consulta ao manual que vai dá para saber o que a carta faz. Jogadores que não tenham experiência de jogo podem até ser convidados a jogar, mas podem sofrer bastante no começo, principalmente para entender o que cada uma das construções faz, mas acredito que após umas partidas ele já vai estar bem familiarizado com as coisas se continuar jogando com o mesmo reino.

Uma parte do jogo que me deixou um pouco triste foi em relação aos artefatos, achei meio fraco eles serem apenas pontos no final, eles poderiam dar algum tipo de bônus quando estivessem sob o controle de alguém, mas em parte eu entendo o porque eles não fizeram isso, pois como você já tem que lidar com muitos efeitos providos de cartas de construções, adicionar outros efeitos provenientes de cartas de artefatos poderia deixar meio que atrapalhado para saber de onde vêm todos os bônus.

No geral Os Reinos de Drunagor é um ótimo jogo, regras medianas, ótimos componentes, ótimas mecânicas, mas pode ser um pouco confuso em algumas partidas devido a grande quantidade de informação na mesa. Outro fator que contribuiu muito para eu gostar bastante desse jogo foi a sua grande familiaridade com um jogo de PC que eu jogava a muito tempo atrás chamado Heroes of Myth and Magic, que segue basicamente o que o jogo propõe, nele você tem um reino e tem o seu herói que comanda os seus exércitos, esse herói vai adquirindo recursos ao longo do jogo para construir as coisas no seu reino e assim sobrepujar os reinos dos outros jogadores no mapa, pode ser loucura minha, mas se o pessoal da Histeria estiver lendo isso... Eu estou louco ou tem algum fio de verdade nessa minha teoria?
Pagina do Canal no Facebook:
Mais resenhas do Canal no link abaixo: