Por Marcos Macri
Olá Pessoal,
Conheçam um pouco da História e da Mecânica do jogo Shazam, o próximo Lançamento da MS Jogos para MAIO deste ano.
A HISTÓRIA:
“ Um grito ecoa no silêncio da noite gelada... Uma sombra sinistra atravessa os corredores do castelo real e desaparece entre as árvores. Algumas horas depois, o reino de Shazam acorda desolado. A princesa Elizabeth fora sequestrada por Torak, o feiticeiro maligno! Desesperado, o Rei Cornellius reúne seus mais destemidos e habilidosos cavaleiros e ordena-lhes a missão: encontrar sua filha e trazê-la de volta ao lar.“
Assim começa Shazam, um jogo de aventura ambientado num cenário de fantasia, onde você irá assumir o papel de um dos cavaleiros do Rei: o Guerreiro, o Sábio, o Negociante e o Esperto. Com sua habilidade única, você irá percorrer as diversas cidades do reino comprando pistas e informações que o ajudarão a encontrar quatro artefatos: um mapa, uma espada, uma chave e um antídoto. Somente com a posse desses artefatos você passará ao segundo estágio da sua missão, que é salvar a Princesa, e poderá vencer o jogo.
A MECÂNICA - resumo:
Shazam tem uma estrutura de jogo diferente e original. A partida é dividida em duas etapas. Na primeira, que ocorre no tabuleiro principal, os jogadores movem seus cavaleiros entre as pequenas e grandes cidades do reino, usando cartas de dinheiro para comprar pistas que permitirão percorrer quatro trilhas diferentes. Cada trilha conduz a um dos artefatos necessários para o salvamento da Princesa: um mapa, uma espada, uma chave e um antídoto.
Em seu turno o jogador executa duas ações na seguinte ordem:
Primeiro ele move seu cavaleiro gastando uma ficha de terreno (floresta, montanha, planície ou pântano). Ele precisa planejar cuidadosamente a sequência de suas viagens para não ficar sem as fichas e perder sua mobilidade. Depois o jogador usa suas cartas de dinheiro para comprar pistas e avançar nas trilhas. Comprando pistas numa cidade pequena ele avança um espaço e numa cidade grande avança dois espaços. A trilha onde o jogador avança depende da cidade pois cada uma fornece pistas para um artefato apenas. Além disso há a presença do “espião” de Torak, rondando as cidades e impedindo a compra de pistas, mas qualquer jogador pode expulsá-lo em seu turno gastando cartas especiais. Como recompensa, o jogador pode avançar seu marcador até três espaços numa trilha de artefato qualquer.
Ao avançar nas trilhas, os jogadores recebem bônus de acordo com o espaço onde páram.
Espaço do Alquimista: o jogador recebe um Alquimista que será usado na etapa final do jogo.
Espaço da Carta: o jogador recebe uma carta extra que não conta para o limite de 4 cartas em suas mãos.
Espaço do Rei: o jogador avança outro marcador seu em qualquer trilha um espaço e ainda pode alterar os critérios de desempate do jogo, relevantes para a estratégia dos cavaleiros.
Espaço do Espião: o jogador consegue usar este espaço para diminuir a quantidade de cartas especiais necessárias para expulsar o espião de uma cidade qualquer.
Espaço de Terrenos: o jogador reativa todas as suas fichas de terreno usadas para viajar e pode usá-las novamente.
O primeiro jogador que alcança o 6° e último espaço de uma trilha qualquer recebe o artefato “perfeito” dessa trilha. O segundo jogador a chegar no fim da trilha recebe o artefato “imperfeito” do mesmo tipo. Logo após, a trilha é automaticamente fechada e os outros jogadores recebem as fichas restantes de artefatos daquela trilha que são os exemplares mais ruins. Exemplo: na trilha do mapa, o primeiro jogador a chegar no final da trilha pega o mapa completo (perfeito), o segundo pega o mapa rasgado faltando um pedaço (imperfeito), e o terceiro e quarto jogadores pegam, cada um, um mapa rasgado faltando dois pedaços.
Após o fechamento das quatro trilhas no tabuleiro principal, termina a primeira etapa do jogo.
Agora os jogadores transferem seus cavaleiros para outro tabuleiro e iniciam o “Salvamento da Princesa”. Aqui a mecânica muda completamente e a “qualidade” dos artefatos coletados bem como a quantidade de Alquimistas que cada jogador possui será extremamente importante para garantir que ele vença quatro “provas” diferentes e possa ter o direito de salvar a Princesa e trazê-la de volta para casa. Se dois ou mais Cavaleiros vencerem as provas, eles irão disputar a vitória do jogo analisando cinco critérios de desempate diferentes, que podem mudar de ordem várias vezes durante a partida. Isso garante momentos emocionantes na etapa final do jogo, bem como rejogabilidade e estratégias sempre diferentes.
MINI EXPANSÕES:
Shazam vem com duas mini expansões diferentes:
1ª. Cartas de Cavaleiros com Habilidades únicas.
São quatro Cavaleiros e os jogadores podem escolher um ou sorteá-los no início do jogo.
GUERREIRO: otimiza sua recompensa quando expulsa do espião de Torak de uma cidade.
SÁBIO: inicia o jogo com um Alquimista e pode obter informações privilegiadas durante o jogo relevantes para a etapa final (o salvamento da Princesa).
NEGOCIANTE: todas as suas cartas de dinheiro valem +1 na compra de pistas e informações.
ESPERTO: a cada três fichas de terrenos utilizadas reativa duas automaticamente e ainda pode comprar pistas nas cidades onde o espião está localizado.
2ª. Quatro trilhas extras de artefatos:
Modificam e podem ser sobrepostas às trilhas originais do tabuleiro maior, alterando a configuração dos caminhos que levam aos artefatos e também dos espaços com bônus.
Desculpem pela mensagem longa. A intenção foi apenas oferecer a todos uma ideia melhor sobre a jogabilidade do Shazam.
Abraços!
Marcos Macri
http://www.msjogos.com.br