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  3. HeroQuest
  4. TTZO: Heroquest - Overview

TTZO: Heroquest - Overview

HeroQuest
  • Rodrigo Neves
    1716 mensagens MD
    avatar
    Rodrigo Neves04/04/17 21:43
    Rodrigo Neves » 04/04/17 21:43

    tiagovip::Legal ver um clássico relembrado e bem exposto como aqui.
    Porém há uma falha grave, muito grave: qualquer resenha do jogo precisa citar este vídeo aqui:

    Huahuahua... muito bem lembrado Tiago, este video é espetacular mesmo, para qualquer interessado em Heroquest. Obrigado pela menção e por complementar com este video-referência. Muito bom mesmo.

    0
  • Rodrigo Neves
    1716 mensagens MD
    avatar
    Rodrigo Neves04/04/17 21:45
    Rodrigo Neves » 04/04/17 21:45

    DWilliam::Muito bom, tbm foi um dos meus primeiros. Numa fase em que já tinha abandonado os clássicos foi um sopro de novidade superado apenas muitos anos depois com os jogos mais modernos... De qq forma prefiro não revisitar e deixar as lembranças intocadas hehe

    :D

    Hehe, tem sentido, não deixa de ser uma estratégia válida. Mas olha, que em um grupo com raízes no RPG, que gosta de uma interpretação e facilita na hora da imersão, não seria uma má ideia matar as saudades não. Hehehe... Grande abraço

    1
  • Rodrigo Neves
    1716 mensagens MD
    avatar
    Rodrigo Neves04/04/17 21:52
    Rodrigo Neves » 04/04/17 21:52

    Ronan::muito bacana o overview, mas, não me lembro de existir algo no manual que remetesse que o overlord deveria perder para os heróis. Lembro que isto existia no Dragon Quest (que é muito mais perto do D&D do que o HQ).

    O sistema semi-modular do tabuleiro é uma das coisas mais elegantes e praticas deste jogo. Basicamente é só abrir o tabuleiro e começar a jogar. Setup rápido de dar inveja em muitos jogos modernos.

    E eu não sei o por quê.... Mas até hoje nao consegui sentir a mesma emoção que sinto quando jogo o HQ em nenhum outro dungeon crawler... Já tentei os boards de D&D, Descent, Dungeon Saga (este chegou perto... Mas ainda assim falha), Mice and Mystics, Mansion Madness, Black Plague e etc... Assim, diferente do que a maioria pensa, pra mim este jogo se torna indispensável. É mais fácil eu vender qualquer um dos que citei acima do que eu vender o meu HQ. Rsrsrs

    Arcadia Quest e conan são outros dungeon crawlers que eu gosto (apesar que o arcadia esta mais para MOBA do que um DC).

    Enfim... parece que toda minha experiência no mundo dos boards é procurando algum jogo que substitui-se a emoção de um RPG... HQ é um dos que fazem isto com maior louvor.

    Muito bacana suas impressões e experiência com o HQ Ronan, bacana de compartilhar conosco aqui. Eu concordo, em termos de interpretação e imersão, ainda é muito difícil bater o Heroquest mesmo. Com relação ao Overlord, não sei me me expressei mal... eu não quis dizer que o Overlord tem sempre que perder, e que isto consta no manual. Apenas quis apontar que a atmosfera que o jogo cria, acaba levando que o Overlord atue mais como "game master" do que overlord mesmo. A maneira como a narrativa se coloca no manual e livro de buscas, acaba induzindo que o camarada do mal jogue junto e torça pelos heróis também, entende? Você acaba abrindo mão de se esforçar em derrotar os caras e se preocupa mais em fazer a aventura ser mais emocionante para todos. Ou seja... acaba abrindo muitas vezes mão de ganhar em prol da experiência. 

    1
  • Rodrigo Neves
    1716 mensagens MD
    avatar
    Rodrigo Neves04/04/17 22:09
    Rodrigo Neves » 04/04/17 22:09

    Belvasques::Nostálgico de mais, assim você esta querendo ver muita gente aqui chorar, rs.
    Acho que este foi um dos primeiros jogos que tive e tenho até hoje. (bem surrado, mas tá aqui em casa guardadinho)
    Foi uma época de gratas surpresas, nossa erá legal demais por o jogo na mesa e ver a surpresa do povo, como era tudo novo.
    Meu arrependimento foi não ter conseguido comprar a expansão que a estrela lançou.

    Mais um review nota mil, parabéns.

    Muito obrigado Bel, pelo elogio. Concordo com você, foi um jogo que marcou a infância e juventude de muita gente! Merece, vez ou outra ser relembrado. Hehehe. E se tem uma coisa que todos os donos de HQ tem em comum, é o fato das cópias esarem surradas. Huahuahua. Abs e obrigado mais uma vez.

    1
  • Rodrigo Neves
    1716 mensagens MD
    avatar
    Rodrigo Neves04/04/17 22:13
    Rodrigo Neves » 04/04/17 22:13

    joaoclaudio::Eu sou da época do Hero Quest e realmente não joguei quando era jovem. Fui jogar uma partida há uns três anos atrás e realmente não curti a dinâmica do jogo. Mas entendo que quem quer reviver aquelas partidas de RPG da adolescência é uma boa pedida.
    Talvez a minha impressão ruim fique por conta da partida, mas para a época que o jogo foi produzido acho que ele é realmente muito bonito até hoje.

    Rapaz, eu até entendo, nem todo jogo se adéqua bem aos grupos. Já tive impressões muito ruins de jogos considerados clássicos e que tem legião de fãs (tipo Catan por exemplo). Uma partida mal jogada deixa um ranço forte... Quem sabe uma nova partida com um grupo que tem jeito para este estilo de jogo? Concordo que mesmo de papel, fica um jogo ainda muito bonito na mesa. Abraços,

    1
  • Rodrigo Neves
    1716 mensagens MD
    avatar
    Rodrigo Neves04/04/17 22:15
    Rodrigo Neves » 04/04/17 22:15

    Marcelo Benzi::Tenho a versão inglesa, aquela com as miniaturas e cartas de equipamentos.

     
    Ahha!!! Este eu não vejo no leilão!!!! Huahuahua. Aí dava até gosto de bancar um trabalho honesto e receber as minis pintadas já. Hehehe. Parabéns pelo belo item de colecionador e muito boa sorte no leilão. Abs Marcelo.

    1
  • Rodrigo Neves
    1716 mensagens MD
    avatar
    Rodrigo Neves04/04/17 22:20
    Rodrigo Neves » 04/04/17 22:20

    SepeTiaraju::Também possuo a versão americana com todas as expansões. Peguei um late Pledge do Twisting Catacombs da Zealot Miniatures para dar um upgrade nas mobílias do jogo. As vezes uso as miniaturas do Super Dungeon Explore no lugar das originais.

    ...

    Caramba rapaz... é o que a galera chama de aquela senhora "pimpada" no jogo! Deve ter ficado muito top. Tem algumas fotos do resultado final delas na mesa?!? Eu gostaria muito de ver como ficou. Pena que eu nem tinha noção de KS naquela época, seria um financiamento muito interessante de participar. Obrigado pela informação. E parabéns pelo jogo e pela excelente customizada.

    0
  • Rodrigo Neves
    1716 mensagens MD
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    Rodrigo Neves04/04/17 22:27
    Rodrigo Neves » 04/04/17 22:27

    bashael::Pontos verificados pelas imagens:

    - Tampa da caixa remendada com durex: check
    - Bárbaro com dobra na cintura: check
    - Dados apagados: check

    Pontos a confirmar:

    - Livro de busca com cheiro que remete a livraria/sebo antigo?
    - Livro de busca com a "busca em branco" preenchida à caneta ou com alguma marca permanente?
    - Ratos sem rabo?
    - Suporte de portas/heróis frouxos?

    Hahaha...

    Tenho o meu até hoje!!

    Nos anos de 2003-2004 fiz amizade com um pessoal do Ye Olde Inn e meu livro de regras e algumas miniaturas cartonadas foram para o Canadá e Austrália porque o pessoal ficou doido quando viram e, quando finalmente voltaram, ganhei de presente um set de orcs, esqueletos, mumias e goblins originais. Sem palavras o que a comunidade me proporcionou naqueles anos.

    Hehehe... isto é que se chama conhecer mesmo do jogo. Na verdade a caixa não foi remendada com durex propriamente dito... eu fiz um "esqueleto de reforço interno com papel panama e encapei a tampa superior com Contact transparente. Ficou tão resistente, que hoje a caixa do HQ fica embaixo de mais umas 4 caixas de outros jogos do mesmo tamanho, como Space Crusade e Dark World. OS dados são uma bosta mesmo, alguns estão reforçados com canetinha porque a imagem desapareceu mesmo, 100% em branco. Os ratos você também acertou! Tiro e queda. Meu Heroquest eu comprei em duas remessas. Uma com a caixa toda rebentada, mas faltando o tabuleiro e com as "minis" e portas encapadas em contact, cujo resultado não gostei. Depois comprei outro jogo, sem a caixa, mas com tabuleiro e componentes perfeitos. Conclusão: meu HQ tem tudo dobrado, menos caixa e tabuleiro. Agora... de todas as estantes com os ratinhos, só tenho um deles com rabo no lugar! Hehehehe.  

    0
  • Rodrigo Neves
    1716 mensagens MD
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    Rodrigo Neves04/04/17 22:31
    Rodrigo Neves » 04/04/17 22:31

    danisam::https://www.ludopedia.com.br/uploads/01/767/qyv663.jpeg

    Jogo até hoje com meus amigos quando nos reunimos!! HAHAHA
    Jogo marcado na história da minha vida mesmo! 

    Segue algumas fotos do projeto que fiz com meu pai! 
    =D

    Cara... que customização bacana! Seu pai deve ser muito gente fina!!! Hehehe... sonho de qualquer moleque. Meus parabéns pela linda cópia do jogo, obrigado por compartilhar conosco e fico satisfeito que a resenha tenha trazido boas lembranças.

    0
  • Rodrigo Neves
    1716 mensagens MD
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    Rodrigo Neves04/04/17 22:59
    Rodrigo Neves » 04/04/17 22:59

    professor::Com toda sinceridade eu não entendi o adjetivo "datado". Todas as mecânicas / mecanismos que HQ possui são utilizados até hoje pelos jogos que supostamente deveriam fazer melhor do que HQ fez. Infelizmente esses jogos, apesar de trazerem um visual atualizado não superam HQ em nada. A menos que estejamos fazendo de qualidade de produção: tipo de papelão, detalhe de miniaturas, dados gravados, plástico mais durável, etc.

    Tenho alguns pontos a considerar:

    1) Linearidade das buscas (aventuras): Todo bom Mestre / Overlord deve te no mínimo dedicado algum tempo a estudar a aventura antes da sessão de jogo. E isso não é chato, muito pelo contrário: é divertido. No final do livro de Buscas existe uma folha em branco para que o Overlord /Zagor crie suas próprias aventuras. Cabe ao Overlord criar a novas aventuras para que o jogo aconteça sempre de uma forma diferente.

    2) O Overlord não é inimigo dos jogadores. Eles estão contando uma história juntos. A diferença do HQ para um RPG nesse sentido é que em HQ é mais difícil para o Mestre "roubar" em favor dos jogadores. Existe a posssibilidade inclusive do Overlord ter um personagem SEU no grupo dos jogadores.

    Uma vez resolvi jogar junto com os jogadores ao mesmo tempo em que eu era o Overlord. O que gerou uma desconfiança de que aquele NPC seria possivelmente um traidor. Foi uma experiência muito interessante para mim e para os jogadores que me deixaram à morte para depois descobrirem que meu personagem estava sendo sincero durante todo o tempo. Claro que depois disso peguei o gancho e um outro personagem apareceu em uma aventura futura para vingar o irmão morto... 


    3) Desafio em Niveis mais altos: Poder de combate em HQ não significa necessariamente sucesso. O jogo é baseado em dados e a sorte faz um excelente trabalho aqui. É possível que um guerreiro muito bem armado perca pontos de saúde importantes para um mísero góblin e que lhe custarão a  vida durante o restante da aventura. Se o grupo está poderoso demais, cabe ao Overlord criar aventuras para dar o desafio necessário ao grupo. Se o grupo está muito forte, que tal aposentá-los e criar seus próprios personagens? Ou partir para as expansões?

    4) Sempre ouço o argumento de que HQ é pura Nostalgia. Mas isso é uma falácia que é normalmente dita por quem carece de argumentos sobre o jogo.  Dentro do estilo de Dungeon Crawler se existe uma coisa mais atual do que OLD SCHOOL RENAISSANCE, eu gostaria que alguém me apontasse.


    Tirando esses pontos, eu sempre aprecio quando esse jogo magnifico é mencionado. O texto está muito bem escrito e as fotografias como de costume, impecáveis. Parabéns.

    Hehe... Seja bem vindo Professor! Muito obrigado pelo elogio e por trazer um debate bacana que ajudar a refletir sobre as nossas visões deste jogo. É sempre muito interessante a forma como argumenta seus pontos de vista. Nos ajuda a forjar mentalmente conclusões relevantes sobre o tema. Hehehe. Então vamos lá....

    Com relação ao termo datado, na minha opinião Heroquest tem características pertencentes da época de seu lançamento, que não são adotadas em nenhum jogo atualmente. Isto não faz que ele deixe de ser um jogaço! Mas em termos de produção do tabuleiro, manual, cartas, minis e dados, temos um jogo datado mesmo. Em relação as regras, existem sistemas atualmente bem mais refinados, inteligentes para movimento, combate e gestão de saúde, equipamentos e atributos. Datado, pelo menos na minha opinião, não significa desmerecido. Mas sim que houvesse reprint dele, certamente muitos pontos seriam atualizados. Hoje ele não seria mais vendável como lançamento, mesmo sendo um jogo excepcional.

    No que se refere ao termo nostalgia, creio que houve uma interpretação errada, talvez da sua parte. Quando digo nostalgia, não significa que me refiro a algo ultrapassado, desvalorizado ou velho. Heroquest foi um jogo de sucesso muito grande aqui no Brasil nos anos 90, e muita gente de 30-45 anos jogou ele até detonar a caixa em sua infância ou juventude. A nostalgia ao qual me refiro vem das boas lembranças do passado, de ter um gatilho que lembre dos bons momentos com a família ou amigos, de uma época dourada na nossa vida. É como ir a uma cafeteria, e ao sentir o cheiro de um bolo de fubá quentinho, lembrar das férias na casa da vovó, das brincadeiras com os primos a muito tempo separados pelas responsabilidades da vida, de correr descalço e gritando com a adrenalina a mil sem nem saber o porque. A nostalgia é capaz de despertar em nós memórias valiosas e nos dá a capacidade de reviver pequenos momentos felizes de nosso passado. Quando a galera falar de Heroquest e nostalgia, fique mais atento ao sinais de exclamação... tenho certeza que se estivessem falando pessoalmente, você seria capaz de ouvir o suspiro e notar a marca de um sorriso no canto dos lábios de quem falou. Não é com intenção pejorativa. Se alguém assim o fez, não tem estas experiências para recordar, e aí sim, realmente, o faz por falta de argumentos e de conhecer o real poder desta palavra. 

    Por sinal, gostei bastante das suas considerações sobre a linearidade, níveis de dificuldade e do papel do Overlord... estou de acordo com você em seus apontamentos.

    Grande abraço, e muito obrigado mais uma vez.

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